Contrelo de usuario - acessos
Boa tarde a todos!
obrigado a todos pelas dicas ja postadas......
Encontrei algums programinhas de controle de acesso por aki mesmo....mas nao foram tao eficaz pro meu caso.
- Tentei usar niveis...mas nao resolve meu caso.... pois cada usuario e uma usuario com acessos diferentes e possibilidades de trab em um mesmo formulario tb diferentes.
- Gostaria de saber como vc desenvolve o controle de acesso a usuario... pois eu estou montado um agora , mas nao esta ficando funcional como deveria....
Tenho que controlar da seguinte forma;
- alguns usuario nao podem acessar determinados cadastro e relatorios...ate ai consegui desenvolver, o problema esta em alguns casos onde ele pode acessar e somente consultar, nao pode excluir nen apagar registros..., mas isso nao e´ regra... pois em outros formularios, estes mesmo usurios poderam ter acesso completo ´a tabela....
- terei qe controlar as funcoes de edicao, consulta, edicao , exlusao para cada tab???? nao tem uma maneira mais eficiente de resolver isto???
- minha tab de usuario esta com muito campos e acho que ainda ira aumentar....
- gostaria de saber tb como cadastrar os nomes dos formsem uma tabela, e dai entao cadastrar as permissoes e os usuarios.....
Obrigado pela atencao!!!???
- atualmente tenho em desenvolvimento umas 18 tabelas de cadastro.... isso esta me deixando com cabelos brancos.....
- alguem de vcs ja passou por isto tb?? como cvs resolveram?????
- Sera que terei de controlar tudo manualmente!!! - que *****!!!!! [b:270fda715f](Editado pelo Moderador (AZ))[/b:270fda715f]
Atenciosamente
Fernando Ignacio
obrigado a todos pelas dicas ja postadas......
Encontrei algums programinhas de controle de acesso por aki mesmo....mas nao foram tao eficaz pro meu caso.
- Tentei usar niveis...mas nao resolve meu caso.... pois cada usuario e uma usuario com acessos diferentes e possibilidades de trab em um mesmo formulario tb diferentes.
- Gostaria de saber como vc desenvolve o controle de acesso a usuario... pois eu estou montado um agora , mas nao esta ficando funcional como deveria....
Tenho que controlar da seguinte forma;
- alguns usuario nao podem acessar determinados cadastro e relatorios...ate ai consegui desenvolver, o problema esta em alguns casos onde ele pode acessar e somente consultar, nao pode excluir nen apagar registros..., mas isso nao e´ regra... pois em outros formularios, estes mesmo usurios poderam ter acesso completo ´a tabela....
- terei qe controlar as funcoes de edicao, consulta, edicao , exlusao para cada tab???? nao tem uma maneira mais eficiente de resolver isto???
- minha tab de usuario esta com muito campos e acho que ainda ira aumentar....
- gostaria de saber tb como cadastrar os nomes dos formsem uma tabela, e dai entao cadastrar as permissoes e os usuarios.....
Obrigado pela atencao!!!???
- atualmente tenho em desenvolvimento umas 18 tabelas de cadastro.... isso esta me deixando com cabelos brancos.....
- alguem de vcs ja passou por isto tb?? como cvs resolveram?????
- Sera que terei de controlar tudo manualmente!!! - que *****!!!!! [b:270fda715f](Editado pelo Moderador (AZ))[/b:270fda715f]
Atenciosamente
Fernando Ignacio
Fji
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
21/01/2004
Colega,
Já fiz controle de acesso de várias várias formas. No entanto, atualmente acho que a forma mais produtiva é utilizando o UserControl do(a) QmD.
Free e aberto: http://sourceforge.net/projects/usercontrol/
Já fiz controle de acesso de várias várias formas. No entanto, atualmente acho que a forma mais produtiva é utilizando o UserControl do(a) QmD.
Free e aberto: http://sourceforge.net/projects/usercontrol/
GOSTEI 0
Nigro
21/01/2004
Cuidado pois fazer as coisas que o cliente pede nem sempre é viável, pois ele pode ter uma idéia de momento e nunca usar o que pediu, isso infelizmente é normal, aconselho, apenas para completar a dica do Aroldo, a planejar o acesso e discutir a quantidade de horas gastas que isso vai causar, com seu cliente.
GOSTEI 0
Fji
21/01/2004
Obrigado pelas duas dicas ja postadas..... falew!!!
Estou baixando os devidos arquivos ........ ahhhh tomarei cuidado tb com esse meu cliente, ele realmente esta querendo demais pro meu gosto tb!!! e notei tb que ele nao ira usar metade das ´coisas´ q m pediu!!!
Obrigado Novamente !!!
Aproveitando, quais certificacoes(cursos) vcs m indicam onde vcs m indicam pra fazer e onde (que instituções) vcs m indicariam ???
Atenciosamente
Fernando Ignacio
Estou baixando os devidos arquivos ........ ahhhh tomarei cuidado tb com esse meu cliente, ele realmente esta querendo demais pro meu gosto tb!!! e notei tb que ele nao ira usar metade das ´coisas´ q m pediu!!!
Obrigado Novamente !!!
Aproveitando, quais certificacoes(cursos) vcs m indicam onde vcs m indicam pra fazer e onde (que instituções) vcs m indicariam ???
Atenciosamente
Fernando Ignacio
GOSTEI 0
Fji
21/01/2004
Aroldo, tem como vc m mandar o ´beaba´ de utilizacao desses componentes, ou m indiquem sitem de toturiais e/ou exemplos... pois nao estou conseguindo vincula-lo a nenhuma das minhas tabelas ja existente, pq??? Alias estou tentando fazer tais controles ainda usando tabelas paradox...
Atenciosamente
Fernando ignacio
Atenciosamente
Fernando ignacio
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
21/01/2004
Colega,
Não tenho certeza, mas o Nébrio e vEgA.X devem estar bem por dentro da utilização deste componente, se tivermos sorte, o próprio QmD pode dar uma passada neste tópico e nos ajudar. Vou tentar contatá-los.
Não tenho certeza, mas o Nébrio e vEgA.X devem estar bem por dentro da utilização deste componente, se tivermos sorte, o próprio QmD pode dar uma passada neste tópico e nos ajudar. Vou tentar contatá-los.
GOSTEI 0
Fji
21/01/2004
Obrigado pelo empenho Aroldo!!
Atenciosamente e Muito Agradecido!
Fernando Ignacio
Atenciosamente e Muito Agradecido!
Fernando Ignacio
GOSTEI 0
Nebrio
21/01/2004
É o seguinte, como vc ainda usa Paradox vc deve usar o componente BDE que está dentro da palheta UserControl.
Na verdade nunca usei ele, pois, há tempos não trabalho com desktop mas vamos lá...
vc deve colocar ele no form principal e liga-lo ao seu DataBase, depois ele tem três propriedade chamadas (TTrocaSenha), (TCadastroUsuarios), (TPerfilUsuarios) que devem ser preenchidas.
Para fazer isso crie três novos itens no seu menu principal + ou - assim:
Menu:
Segurança
Sub-Menu
Perfil de Usuarios (com o nome PerfilUsuario)
Cadastro de Usuarios (com o nome (CadastroUsuario)
Trocar Senha (com o nome TrocaSenha)
depois ligue nas propriedades do UserControl( BDE ) conforme o cadastro criado, para isso selecione a propriedade (TTrocaSenha) no Object Inspector abra o sinal de (+) e na opção MenuItem selecione o menu (TrocaSenha) e assim para os demais......
* Verifique também na pasta que você descompactou o USerControl, deve ter uma pasta chamada ´Demos´ lá possue exemplos da utilização de todos os componentes da UserControl (ADO,IBX,DBX....)
qq coisa fique a vontade...
T+
Nébrio
Na verdade nunca usei ele, pois, há tempos não trabalho com desktop mas vamos lá...
vc deve colocar ele no form principal e liga-lo ao seu DataBase, depois ele tem três propriedade chamadas (TTrocaSenha), (TCadastroUsuarios), (TPerfilUsuarios) que devem ser preenchidas.
Para fazer isso crie três novos itens no seu menu principal + ou - assim:
Menu:
Segurança
Sub-Menu
Perfil de Usuarios (com o nome PerfilUsuario)
Cadastro de Usuarios (com o nome (CadastroUsuario)
Trocar Senha (com o nome TrocaSenha)
depois ligue nas propriedades do UserControl( BDE ) conforme o cadastro criado, para isso selecione a propriedade (TTrocaSenha) no Object Inspector abra o sinal de (+) e na opção MenuItem selecione o menu (TrocaSenha) e assim para os demais......
* Verifique também na pasta que você descompactou o USerControl, deve ter uma pasta chamada ´Demos´ lá possue exemplos da utilização de todos os componentes da UserControl (ADO,IBX,DBX....)
qq coisa fique a vontade...
T+
Nébrio
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
21/01/2004
Colega,
Uma complementação recebida via MP:
Nébrio, obrigado pela colaboração.
Uma complementação recebida via MP:
Falou....já respondi lá...
Aroldo,
se possível edita meu post lá, e acrescenta que da forma que ele quer controlar ele só vai conseguir se usar Banco de Dados de Verdade (Interbase, Firebird, SQL,Oracle) dai ele poderia controlar o acesso de usuário via BD, e lá dentro da base de dados criar os famosos ´Roles´ para cada tipo de usuários, assim permitindo que um usuário apenas consulte os dados mas não os manipule.
Atenciosamente,
Nébrio
Nébrio, obrigado pela colaboração.
GOSTEI 0
Qmd
21/01/2004
Salve!
Complementando o topico:
A versao atual do componente User Control Package eh a v2 alpha 5 liberada a 2 dias... e pode ser baixada em : http://usercontrol.sourceforge.net
(ou http://sourceforge.net/projects/usercontrol)
Nesta versao as propriedades, metodos e eventos foram traduzidas para o ingles.
Foram incluidos tbm 3 novos componentes ao pacote:
TUCSettings - Para customizacao das mensagens/captions utilizados pelo componente. (era uma propriedade do componente, mas foi separado por motivos de organizacao).
TUCAppMessage - Uma especie de ´Correio Interno´ para troca de mensagens entre os usuarios do sistema.
TUCControls - Para controlar acesso a componentes de outros formularios sem a necessidade de TActions. ex: TButtons, TEdits, TFields, etc.
Um ´passo-a-passo´ da utilizacao basica do componente com tabelas paradox. (Aproveitando o texto postado pelo colega Nébrio) :
- Vc deve colocar o componente BDEUserControl no form principal e liga-lo ao seu TDataBase.
- Depois vc devera criar 2 itens de menu responsaveis pela abertura do form de ´cadastro de usuarios´ e do form ´trocar senha´ e indica-los nas seguintes propriedades no componente:
ChangePasswordForm.MenuItem
UsersForm.MenuItem
- Nessa versao a utilizacao de perfil (grupos) de usuarios tornou-se opcional. Caso vc queira utilizar perfil de usuarios crie tbm um item de menu responsavel pela abertuda do form ´Perfil de Usuarios´ e informe-o na propriedade: UsersProfile.MenuItem. Caso contrario altere a propriedade UsersProfile.Active para False.
Na primeira execucao do programa as tabelas requeridas serao criadas pelo componente e sera exibida uma mensagem com o login inicial.
Em run-time vc tera acesso aos dados do usuario logado atraves da propriedade CurrentUser ex: ShowMessage(AdoUserControl1.CurrentUser.LoginName);
No site oficial (que precisa ser atualizado...) vc podera obter informacoes sobre as propriedades do componente. (http://usercontrol.sourceforge.net/objframe.htm)
Nao deixe de ver os exemplos que acompanham o componente na pasta (demo)
Brevemente pretendo criar um tutorial sobre a utilizacao do componente.
Duvidas, sugestoes, bugs, etc: qmd@onda.com.br
Gostaria de agradecer o pessoal que tem apoiado/divulgado o projeto ! Tnkz!
QmD
qmd@onda.com.br
http://usercontrol.sourceforge.net
canal #Delphi irc.brasnet.org
Complementando o topico:
A versao atual do componente User Control Package eh a v2 alpha 5 liberada a 2 dias... e pode ser baixada em : http://usercontrol.sourceforge.net
(ou http://sourceforge.net/projects/usercontrol)
Nesta versao as propriedades, metodos e eventos foram traduzidas para o ingles.
Foram incluidos tbm 3 novos componentes ao pacote:
TUCSettings - Para customizacao das mensagens/captions utilizados pelo componente. (era uma propriedade do componente, mas foi separado por motivos de organizacao).
TUCAppMessage - Uma especie de ´Correio Interno´ para troca de mensagens entre os usuarios do sistema.
TUCControls - Para controlar acesso a componentes de outros formularios sem a necessidade de TActions. ex: TButtons, TEdits, TFields, etc.
Um ´passo-a-passo´ da utilizacao basica do componente com tabelas paradox. (Aproveitando o texto postado pelo colega Nébrio) :
- Vc deve colocar o componente BDEUserControl no form principal e liga-lo ao seu TDataBase.
- Depois vc devera criar 2 itens de menu responsaveis pela abertura do form de ´cadastro de usuarios´ e do form ´trocar senha´ e indica-los nas seguintes propriedades no componente:
ChangePasswordForm.MenuItem
UsersForm.MenuItem
- Nessa versao a utilizacao de perfil (grupos) de usuarios tornou-se opcional. Caso vc queira utilizar perfil de usuarios crie tbm um item de menu responsavel pela abertuda do form ´Perfil de Usuarios´ e informe-o na propriedade: UsersProfile.MenuItem. Caso contrario altere a propriedade UsersProfile.Active para False.
Na primeira execucao do programa as tabelas requeridas serao criadas pelo componente e sera exibida uma mensagem com o login inicial.
Em run-time vc tera acesso aos dados do usuario logado atraves da propriedade CurrentUser ex: ShowMessage(AdoUserControl1.CurrentUser.LoginName);
No site oficial (que precisa ser atualizado...) vc podera obter informacoes sobre as propriedades do componente. (http://usercontrol.sourceforge.net/objframe.htm)
Nao deixe de ver os exemplos que acompanham o componente na pasta (demo)
Brevemente pretendo criar um tutorial sobre a utilizacao do componente.
Duvidas, sugestoes, bugs, etc: qmd@onda.com.br
Gostaria de agradecer o pessoal que tem apoiado/divulgado o projeto ! Tnkz!
QmD
qmd@onda.com.br
http://usercontrol.sourceforge.net
canal #Delphi irc.brasnet.org
GOSTEI 0
Julio Piorino
21/01/2004
Bom Dia, Tenho aqui um programinha parecido com o que vc esta precisando ai , ele possui acessos diferentes usando o mesmo form, posso lhe ajudar mandando pra vc analizar esse programinha nosso e adapita-lo ao seu
Mande um e-mail para mim [color=black:1625fd42de][color=blue]Jpiorino@zipmail.com.br[/color:1625fd42de][/color]
Mande um e-mail para mim [color=black:1625fd42de][color=blue]Jpiorino@zipmail.com.br[/color:1625fd42de][/color]
GOSTEI 0
Marshall Mathers
21/01/2004
Baixei e gostei muito do componente, mas tenho algumas perguntas...
[b:e13f96c831]1º -[/b:e13f96c831] Eu tô com um problema aqui, eu fui abrir um exemplo para IBX dae eu alterei o caminho para o banco de exemplo que estava errado e funcionou... mas só 1 vez.. nessa vez eu criei um novo usuário e dae tinha q sair do sistema para voltar e testá-lo e quando rodo o programa a segunda vez ele dá a seguinte msg:
E ae... como eu vou testar uma segunda vez???
[b:e13f96c831]2º -[/b:e13f96c831] Tem como personalizar as telas de cadastros? De usuários, de níveis, etc??? Se sim. por favor, me digam como.
[b:e13f96c831]3º -[/b:e13f96c831] Quando sai esse tutorial ae??? Estou a espera....
Desde já muito obrigado pela atenção. :wink:
[b:e13f96c831]1º -[/b:e13f96c831] Eu tô com um problema aqui, eu fui abrir um exemplo para IBX dae eu alterei o caminho para o banco de exemplo que estava errado e funcionou... mas só 1 vez.. nessa vez eu criei um novo usuário e dae tinha q sair do sistema para voltar e testá-lo e quando rodo o programa a segunda vez ele dá a seguinte msg:
Exeception EIBInterBaseError ins modeule IBXDemo.exe at 0009B08E unsuccessful metadata update [b]Table UCCADPERMIBX already exists.[/b]
E ae... como eu vou testar uma segunda vez???
[b:e13f96c831]2º -[/b:e13f96c831] Tem como personalizar as telas de cadastros? De usuários, de níveis, etc??? Se sim. por favor, me digam como.
[b:e13f96c831]3º -[/b:e13f96c831] Quando sai esse tutorial ae??? Estou a espera....
Desde já muito obrigado pela atenção. :wink:
GOSTEI 0