Fórum Contrelo de usuario - acessos #208148
21/01/2004
0
obrigado a todos pelas dicas ja postadas......
Encontrei algums programinhas de controle de acesso por aki mesmo....mas nao foram tao eficaz pro meu caso.
- Tentei usar niveis...mas nao resolve meu caso.... pois cada usuario e uma usuario com acessos diferentes e possibilidades de trab em um mesmo formulario tb diferentes.
- Gostaria de saber como vc desenvolve o controle de acesso a usuario... pois eu estou montado um agora , mas nao esta ficando funcional como deveria....
Tenho que controlar da seguinte forma;
- alguns usuario nao podem acessar determinados cadastro e relatorios...ate ai consegui desenvolver, o problema esta em alguns casos onde ele pode acessar e somente consultar, nao pode excluir nen apagar registros..., mas isso nao e´ regra... pois em outros formularios, estes mesmo usurios poderam ter acesso completo ´a tabela....
- terei qe controlar as funcoes de edicao, consulta, edicao , exlusao para cada tab???? nao tem uma maneira mais eficiente de resolver isto???
- minha tab de usuario esta com muito campos e acho que ainda ira aumentar....
- gostaria de saber tb como cadastrar os nomes dos formsem uma tabela, e dai entao cadastrar as permissoes e os usuarios.....
Obrigado pela atencao!!!???
- atualmente tenho em desenvolvimento umas 18 tabelas de cadastro.... isso esta me deixando com cabelos brancos.....
- alguem de vcs ja passou por isto tb?? como cvs resolveram?????
- Sera que terei de controlar tudo manualmente!!! - que *****!!!!! [b:270fda715f](Editado pelo Moderador (AZ))[/b:270fda715f]
Atenciosamente
Fernando Ignacio
Fji
Curtir tópico
+ 0Posts
21/01/2004
Aroldo Zanela
Já fiz controle de acesso de várias várias formas. No entanto, atualmente acho que a forma mais produtiva é utilizando o UserControl do(a) QmD.
Free e aberto: http://sourceforge.net/projects/usercontrol/
Gostei + 0
21/01/2004
Nigro
Gostei + 0
21/01/2004
Fji
Estou baixando os devidos arquivos ........ ahhhh tomarei cuidado tb com esse meu cliente, ele realmente esta querendo demais pro meu gosto tb!!! e notei tb que ele nao ira usar metade das ´coisas´ q m pediu!!!
Obrigado Novamente !!!
Aproveitando, quais certificacoes(cursos) vcs m indicam onde vcs m indicam pra fazer e onde (que instituções) vcs m indicariam ???
Atenciosamente
Fernando Ignacio
Gostei + 0
21/01/2004
Fji
Atenciosamente
Fernando ignacio
Gostei + 0
21/01/2004
Aroldo Zanela
Não tenho certeza, mas o Nébrio e vEgA.X devem estar bem por dentro da utilização deste componente, se tivermos sorte, o próprio QmD pode dar uma passada neste tópico e nos ajudar. Vou tentar contatá-los.
Gostei + 0
21/01/2004
Fji
Atenciosamente e Muito Agradecido!
Fernando Ignacio
Gostei + 0
22/01/2004
Nebrio
Na verdade nunca usei ele, pois, há tempos não trabalho com desktop mas vamos lá...
vc deve colocar ele no form principal e liga-lo ao seu DataBase, depois ele tem três propriedade chamadas (TTrocaSenha), (TCadastroUsuarios), (TPerfilUsuarios) que devem ser preenchidas.
Para fazer isso crie três novos itens no seu menu principal + ou - assim:
Menu:
Segurança
Sub-Menu
Perfil de Usuarios (com o nome PerfilUsuario)
Cadastro de Usuarios (com o nome (CadastroUsuario)
Trocar Senha (com o nome TrocaSenha)
depois ligue nas propriedades do UserControl( BDE ) conforme o cadastro criado, para isso selecione a propriedade (TTrocaSenha) no Object Inspector abra o sinal de (+) e na opção MenuItem selecione o menu (TrocaSenha) e assim para os demais......
* Verifique também na pasta que você descompactou o USerControl, deve ter uma pasta chamada ´Demos´ lá possue exemplos da utilização de todos os componentes da UserControl (ADO,IBX,DBX....)
qq coisa fique a vontade...
T+
Nébrio
Gostei + 0
22/01/2004
Aroldo Zanela
Uma complementação recebida via MP:
Nébrio, obrigado pela colaboração.
Gostei + 0
24/01/2004
Qmd
Complementando o topico:
A versao atual do componente User Control Package eh a v2 alpha 5 liberada a 2 dias... e pode ser baixada em : http://usercontrol.sourceforge.net
(ou http://sourceforge.net/projects/usercontrol)
Nesta versao as propriedades, metodos e eventos foram traduzidas para o ingles.
Foram incluidos tbm 3 novos componentes ao pacote:
TUCSettings - Para customizacao das mensagens/captions utilizados pelo componente. (era uma propriedade do componente, mas foi separado por motivos de organizacao).
TUCAppMessage - Uma especie de ´Correio Interno´ para troca de mensagens entre os usuarios do sistema.
TUCControls - Para controlar acesso a componentes de outros formularios sem a necessidade de TActions. ex: TButtons, TEdits, TFields, etc.
Um ´passo-a-passo´ da utilizacao basica do componente com tabelas paradox. (Aproveitando o texto postado pelo colega Nébrio) :
- Vc deve colocar o componente BDEUserControl no form principal e liga-lo ao seu TDataBase.
- Depois vc devera criar 2 itens de menu responsaveis pela abertura do form de ´cadastro de usuarios´ e do form ´trocar senha´ e indica-los nas seguintes propriedades no componente:
ChangePasswordForm.MenuItem
UsersForm.MenuItem
- Nessa versao a utilizacao de perfil (grupos) de usuarios tornou-se opcional. Caso vc queira utilizar perfil de usuarios crie tbm um item de menu responsavel pela abertuda do form ´Perfil de Usuarios´ e informe-o na propriedade: UsersProfile.MenuItem. Caso contrario altere a propriedade UsersProfile.Active para False.
Na primeira execucao do programa as tabelas requeridas serao criadas pelo componente e sera exibida uma mensagem com o login inicial.
Em run-time vc tera acesso aos dados do usuario logado atraves da propriedade CurrentUser ex: ShowMessage(AdoUserControl1.CurrentUser.LoginName);
No site oficial (que precisa ser atualizado...) vc podera obter informacoes sobre as propriedades do componente. (http://usercontrol.sourceforge.net/objframe.htm)
Nao deixe de ver os exemplos que acompanham o componente na pasta (demo)
Brevemente pretendo criar um tutorial sobre a utilizacao do componente.
Duvidas, sugestoes, bugs, etc: qmd@onda.com.br
Gostaria de agradecer o pessoal que tem apoiado/divulgado o projeto ! Tnkz!
QmD
qmd@onda.com.br
http://usercontrol.sourceforge.net
canal #Delphi irc.brasnet.org
Gostei + 0
26/01/2004
Julio Piorino
Mande um e-mail para mim [color=black:1625fd42de][color=blue]Jpiorino@zipmail.com.br[/color:1625fd42de][/color]
Gostei + 0
30/01/2004
Marshall Mathers
[b:e13f96c831]1º -[/b:e13f96c831] Eu tô com um problema aqui, eu fui abrir um exemplo para IBX dae eu alterei o caminho para o banco de exemplo que estava errado e funcionou... mas só 1 vez.. nessa vez eu criei um novo usuário e dae tinha q sair do sistema para voltar e testá-lo e quando rodo o programa a segunda vez ele dá a seguinte msg:
Exeception EIBInterBaseError ins modeule IBXDemo.exe at 0009B08E unsuccessful metadata update [b]Table UCCADPERMIBX already exists.[/b]
E ae... como eu vou testar uma segunda vez???
[b:e13f96c831]2º -[/b:e13f96c831] Tem como personalizar as telas de cadastros? De usuários, de níveis, etc??? Se sim. por favor, me digam como.
[b:e13f96c831]3º -[/b:e13f96c831] Quando sai esse tutorial ae??? Estou a espera....
Desde já muito obrigado pela atenção. :wink:
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)