Controle de Acesso

Delphi

22/03/2003

Gostaria de ser ajudado na elaboração de um controle de acesso de usuário usando Interbase. No meu programa deveria ter uma tela onde se cadastrasse, alterasse..., os usuários, bem como dár-lhes privilégios.
Caso alguém possa me ajudar sou grato!!
Enrique
ezeraik@bol.com.br

Anonymous

Anonymous

Curtidas 0

Respostas

Itamar Luiz

Itamar Luiz

22/03/2003

Sejamos sinceros, colega, esta não é uma tarefa das mais simples. Cadastrar usuários e pedir a identificação ao abrir o sistema é fácil, mas a questão dos privilégios é barra pesada, tanto pra leigos quanto para programadores mais experientes.

Você pode fazer o que eu fiz: registrei um componente desenvolvido pra isso. O TUsersIBX. Dê uma olhada em [url]www.toolsandcomps.com[/url] e veja que assim fica muito mais fácil.

Abração.

GOSTEI 0
E_gama

E_gama

22/03/2003

No meu sistema fiz assim (conceitos):

Criei uma tabela de ´ações disponíveis no sistema´ (Cadastrar cliente, Cadastrar usuário, Alterar limite de crédito, Cancelar um pedido, etc...).
Depois, criei uma tabela de ´perfil de usuários´, onde ficam registradas para cada perfil, que ações pode executar.
Feito isso, criei uma tabela de usuários, que identifica o usuários em sí, e qual o seu perfil.

Nas telas do aplicativo, quando um usuário vai executar alguma coisa, a aplicação verifica no seu perfil se ele pode ou não executá-la.

Isso é só um conceito meu. Mas me atende muito bem.

Quando à programação disso, acho que cada programador tem sua forma de fazer.

GOSTEI 0
Qmd

Qmd

22/03/2003

Tenho um projeto open source de um componente para gerenciamento de usuarios e acessos. Com suporte a perfil de usuarios e log de eventos.
Inclui tambem um recurso de envio de emails (´esqueci a senha´, e em eventos como criacao e alteracao de usuarios, alteracao e ´force´ de senha).

O controle de acesso e auto-extraido do menu principal (nao requerendo nenhum tipo de cadastro previo) e pode suportar opcionalmente ActionList (util para controlar acesso a botoes e outros objetos que suporte actions).

Metodos de acesso a dados suportados: ADO, IBX, DBX, BDE, ZeosDBO, FIBPlus, IBO, DBISAM e Asta3.

O componente encontra-se disponivel para versoes 5, 6 e 7 do Delphi. Sendo que o suporte a versao 5 do Delphi foi incluido rescentemente e possui suporte somente para ADO, IBX, BDE e IBO.

Acompanha exemplos de uso em todos os metodos de acesso a dados suportados. E foi testado com os principais bancos de dados suportados pelo delphi : Interbase, Firebird, MySQL, Ms-SQL, Ms-Access 2000 e Paradox. Nao tive relatos de uso ou problemas com outros bancos como oracle, sybase, db2 etc...

Downloads e ScreenShots : http://usercontrol.da.ru

Falow

QmD

GOSTEI 0
POSTAR