Controle Financeiro usando Delphi Xe4 + Firebird 2.1

Delphi

29/07/2013

Bom dia a todos!
É o meu primeiro tópico aqui no forum...
Preciso fazer um Controle Financeiro com base em firebird.
Vou dar um resumo geral do que estive pensando e depois dizer minhas dúvidas:

Cadastro de perfil: codigo, nome, limite, usuario, senha, data_nasc, cpf, rg;
Cadastro de contas: codigo, descricao, data_compra, data_vcto, pago(sim/não), saldo(quantidade já paga), valor_total...;
FrmPagtoDeContas: um grid com listando as contas onde pago = não; um checkbox em cada registro pro usuário selecionar uma conta e clicar num método "Pagar contas selecionadas"; A partir daí, outra unit com uma tela bem pequena para colocar o valor a ser pago.

Métodos: LoginUsuario (autentica com usuário senha através da tabela "Cadastro_perfil";
ValidaCpf (validar cpf no cadastro de perfil)
TestaLimite (ao incluir uma conta preciso de um método que teste verificando se o valor da conta não é maior que
o limite do usuário;

Quanto a criação do banco de dados e a lógica de programação pra mim é tranquilo,
o que me dificulta no delphi, por ser iniciante, é a conexão com o banco de dados...
Quais recursos usar? A alguma opção de conexão com o banco no delphi que permita programar as pesquisas através de scripts sql? E sobre o projeto, há alguma coisa que devo incluir ou tirar dele?

Desde já obrigado a todos!
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

Curtidas 0

Respostas

Wilton Júnior

Wilton Júnior

29/07/2013

Bom dia Lucas, existem diversas forma de conectar com banco de dados.
Cada empresa utiliza uma forma de conectar existe aquelas que usam ODBC, existem componente de terceiro para realizar conexao direta ou componte nativo do delphi para realizar conexao com banco de dados.

O mais facil e simples é o dbexpress um componente nativo do delphi.
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

29/07/2013

Oi Wilton, pode me dar mais instruções sobre como usar o dbExpress no Xe4?
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

29/07/2013

Posso sim, mas se vc puder tem que ser no período da noite pois durante o dia é difícil para mim.
Me adiciona no facebook https://www.facebook.com/bacalajr2, não uso skype e nao possui mais conta no msn.
Na minha casa eu tenho o delphi xe4 instalado e la posso te da um auxilia nas suas dificuladade, se nao puder a noite pode ser nos finais de semana.
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

29/07/2013

Tranquilo, combinadíssimo!
Por incrível que pareça não tenho facebook, heheh, mas entro no de alguém e te adiociono, por volta das 20horas eu entro...
Ai assim que for tendo soluções vou postando aqui também para o tópico ficar completo.
Muito obrigado pela sum atenção de disposição.
Tenha um Ótimo Dia!
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

29/07/2013

Boa noite Wilton!

Houve uns imprevistos aqui mas já te adicionei no facebook com a conta http://www.facebook.com/marina.mendes.9634,
se puder amanhã conversamos.
Obrigado.
Té+
GOSTEI 0
Ronaldo César

Ronaldo César

29/07/2013

Olá amigo posso te indicar um componente muito bom eu uso o AnyDAC da DaSoft, ele tem suporte para vários tipos diferente de bancos de dados, acredito que na edição do XE4 já está incorporando com o nome de FireDAC, é bem simples de usar e pode ser a solução para o que está procurando.
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

29/07/2013

Bom dia Ronaldo,
pelo que pesquisei aqui, para ter o firedac no xe4 preciso baixá-lo... Estou pesquisando aqui e vou tentar fazer em cima disso também...

Já aproveitando, te pergunto: Qual seria a possibilidade de eu tornar este pequeno projeto um sistema web?
Que ferramentas usar? Faço ele local primeiro e depois implemento?
GOSTEI 0
Ronaldo César

Ronaldo César

29/07/2013

Estou desenvolvendo um sistema com os mesmos requisitos, no momento estou fazendo todo o desenvolvimento local para facilitar a manutenção dos dados e verificar as regras de negócio e para os usuários vou desenvolver ele em web, acredito que o mais importante seja a forma de conexão ao mesmo banco de dados, você pode utilizar uma hospedagem com suporte ao tipo de banco de dados ou caso tenha um IP fixo, pode conectar onde estiver o banco.

Caso interesse tem um componente muito bom que foi abordado na DevMedia o UniGUI, segue o link: [url]https://www.devmedia.com.br/ria-com-delphi-parte-3-revista-clubedelphi-magazine-149/27543[/url]
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

29/07/2013

Certo, vou dar uma olhada nessa matéria depios...
Mas sobre desenvolver primeiro desktop e depois passar pra web, você vai usar o mesmo código? Pode me explicar como iria implementar isso?
GOSTEI 0
Ronaldo César

Ronaldo César

29/07/2013

Para você utilizar o mesmo código você pode usar o componente UniGui, no meu caso estou desenvolvendo em Delphi para Desktop, e para web em PHP, mas cada caso é diferente.
GOSTEI 0
Vanderson Freitas

Vanderson Freitas

29/07/2013

Amigão da uma olhada e ve se te ajuda, é um sistema integrado para controle de negócios que tem ai contas a pagar, Receber, etc... e um esquema de controle de usuarios muito bacana, tem uma boa documentação, e por volta do meio de agosto será disponibilizado as novas atualizações, com os modulos de compras e vendas. os novos modulos já vai ser atualizado com duas versões uma normal, e outra com o uso de voz.

http://www.4shared.com/rar/SS79ky2m/controle_de_negocios.html
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

29/07/2013

Ajudaria mas quero desenvolver do zero para começar a pegar experiência no delhphi...
Pessoal, estive pensando, já que meu objetivo é desenvolver esse sistema web, o que vocês me recomendam? Que eu saia do Delphi e tente java ou php? Que faça no delphi e depois implemente para tal? O que seria melhor?
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

29/07/2013

Você tem que trabalha com a linguagem que mais conhece e não arriscar com outras que vc já ouviu falar ou viu uma linhas ou outras.
Por exemplo: o aluno esta aprendendo delphi entao o recomendavel é que faca um pequeno programa no delphi e nao no java que ai ele teria que comecar do zero novamente.
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

29/07/2013

Faz sentido Wilton... Vou arriscar no delphi mesmo que é o que estou começando a pegar experiências e já tenho alguns cursos de teoria e prática aqui pela devmedia...
Ainda podemos conversar pelo face pra você me dar uma mão como a gente tava combinando?
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

29/07/2013

Sim, depois da 20hs ja fico on0line
GOSTEI 0
Alessandro Yamasaki

Alessandro Yamasaki

29/07/2013

Boa Tarde Lucas

Vi que os colegas já te indicaram AnyDac (antiga UniDac). Maiores informações sobre esta conexão saiu na Clube Delphi 150 do mês anterior conforme o link abaixo

https://www.devmedia.com.br/revista-clubedelphi-150/27988

Abraços
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

29/07/2013

Oi Alessandro, baixei a revista, parece ser muito interessante... Pode me adiantar uma coisa, não sei se explica na revista: como incluo o AnyDac no meu Xe4?
GOSTEI 0
POSTAR