Converter .DOC para .PDF
Existe alguma maneira de realizar uma conversão de um arquivo .DOC para .PDF via delphi???????
Cabelo
Respostas
Nerdex
30/03/2006
Cabelo
30/03/2006
Nerdex
30/03/2006
Cabelo
30/03/2006
Agora eu entendí... o que vc quis me dizer...
mas como disse anteriormente, gostaria de fazê-lo via DELPHI, e não um aplicativo externo...
quero saber se existe, tipo um componente DELPHI para realizar esta operação...???????
Onjahyr
30/03/2006
Cabelo
30/03/2006
Na verdade, preciso desta opção porquê vou criar um contrato, que após formalizado por ambas as partes, não poderá mais ser editado, portanto devo gravá-lo com PDF, após o término, e deve ser um .DOC antes para poder ser editado.
Armando.boza
30/03/2006
Depois se quiser grave o pdf no seu banco com um campo blob.
Na boa, eu uso na minha empresa o novo OpenOffice 2.01 e todos adoram, são mais de 15 maquinas todas com ele.
Armando.boza
30/03/2006
onde digo ´minha empresa´ .. quero dizer empresa em que trabalho :lol: :lol: :lol: :lol:
falow
Cabelo
30/03/2006
O usuário não deve ser responsável por nenhuma tarefa a não ser clicar no botão contrato, e este abrir um arquivo .DOC, seja OpenOffice, microsoft Office, star office, não interessa o editor.. e quando for aprovado o serviço, o delphi, VIA PROGRAMA, irá gerar um arquivo .PDF a partir do .DOC anteriormente editado..sem qualquer intervenção do usuário...
portanto qualquer que seja o editor, ou mesmo um pluggin de geração de .PDF que não seja via delphi me interessa por que acredito que deva existir alguma forma de gerar esse .PDF..
Armando.boza
30/03/2006
ok .... bom, eu quando preciso gerar PDF uso o fortesreport, mas quanto a editar .doc nunca fiz.
Cabelo
30/03/2006
aí chegou ao ponto ...
postei no mesmo dia uma pergunta... como carregar um .DOC num componente do fortes.... pois não estou conseguindo fazer funcionar... e o pessoal não me respondeu...
acho que o caminho é este... mas acredito que deve existir um componente delphi, criado por 3º que tenha a opção de criar .PDF sem ter que usar o fortes...
vc sabe como carregar no fortes um .DOC?????????
Cabelo
30/03/2006
Cabelo
30/03/2006
Aerreira
30/03/2006
Dê uma olhada neste artigo:
[url]http://www.activedelphi.com.br/print.php?sid=186[/url]
Cabelo
30/03/2006
muito obrigado pela dica... mas tive problemas na instalação do componente....
dá uns erros em relação à zLib.pas..
vc passou por problemas????
Aerreira
30/03/2006
Não, nenhum problema, mas observe que uso Delphi5, e acho que a zlib é para D5, não sei se tem para outras versões.
Cabelo
30/03/2006
Será que não existe um componente para delphi 7??????
Cabelo
30/03/2006
Aerreira
30/03/2006
Não respondi pois uso somente Delphi5 e BDS2006, e neste último ainda não pude testar... Se alguem mais souber, aguardamos resposta.
Nerdex
30/03/2006
- Com o componente instalado, inclua no Uses da tua aplicação isto: ´zLib´. Compile e veja se retornou algum erro, para poder diagnosticar algum devido problema...
Nerdex
30/03/2006
Cabelo
30/03/2006
[Fatal Error] P_CO.DPR(46): Unit StdActns was compiled with a different version of StrUtils.TStringSearchOptions
Não sei o que pode estar acontecendo....
Cabelo
30/03/2006
Temtei desinstalar totalkmente o componente, e instalar a zlib que o Nerdex me indicou...
agora dá estes erros :
[Error] dZLib.pas(22): Undeclared identifier: ´alloc_func´
[Error] dZLib.pas(24): Undeclared identifier: ´free_func´
[Error] dZLib.pas(28): Undeclared identifier: ´z_stream´
[Warning] zutil.pas(459): Combining signed and unsigned types - widened both operands
[Warning] zutil.pas(544): Text after final ´END.´ - ignored by compiler
[Fatal Error] dZLib.pas(155): Could not compile used unit ´zutil.pas´
Pabhen
30/03/2006
Cabelo
30/03/2006
OBS : Uso delphi 7 .CLX
Pabhen
30/03/2006
me da teu email q eu te passo.
Cabelo
30/03/2006
cabelo.uni@terra.com.br
Cabelo
30/03/2006
Pabhen
30/03/2006
Cabelo
30/03/2006
muito obrigado!!!!!!!
Mas tenho alguns problemas... eu já instalei o quick, mas não funcionou bem sendo .CLX, acredito que não deva existir uma versão para .CLX, mas mesmo assim conseguí criar usando uma variável, o report, e exibí-lo na tela, mas ouve alguns erros, por exemplo, quando eu carrego um .DOC no RichText, este não faz a quebra de página sozinho, e tentei em .VCL e também não obtive exito, portanto não consigo visualizar todo o documento no quick.... mas tive progressos, já que antes no fortes não visualizava nada... outra coisa... como uso o componente PDFFilter... não sei qual comando usar ... por acaso é savetofile do report... ou é de outro jeito... pois não conseguí fazê-lo..
muito obrigado pela atenção......
Cabelo
30/03/2006
Cabelo
30/03/2006
muito obrigado!!!!!!!
Mas tenho alguns problemas... eu já instalei o quick, mas não funcionou bem sendo .CLX, acredito que não deva existir uma versão para .CLX, mas mesmo assim conseguí criar usando uma variável, o report, e exibí-lo na tela, mas ouve alguns erros, por exemplo, quando eu carrego um .DOC no RichText, este não faz a quebra de página sozinho, e tentei em .VCL e também não obtive exito, portanto não consigo visualizar todo o documento no quick.... mas tive progressos, já que antes no fortes não visualizava nada... outra coisa... como uso o componente PDFFilter... não sei qual comando usar ... por acaso é savetofile do report... ou é de outro jeito... pois não conseguí fazê-lo..
muito obrigado pela atenção......[/quote:c45e7386e2]
Ainda não conseguí resolver o problema...
Pabhen
30/03/2006
é bem simples,
faz assim, declara uma variavel do tipo: TQRPDFDocumentFilter;
por exepmlo:
Var
arqPDF : TQRPDFDocumentFilter;
depois tem q criar
arqPDF := TQRPDFDocumentFilter.Create(Caminho_a_ser_salvo + ´.pdf´);
QuickRep1.ExportToFilter(arqPDF);
Showmessage (´Arquivo criado com sucesso´);
Beleza,
Pabhen
30/03/2006
flw
Cabelo
30/03/2006
mas o problema das páginas já foi resolvido...
mas agora surgiu um novo problema...
Quando coloco o .Doc no rich... ele perde a formatação... alinhamento, negrito, fonte, etc...
vc sabe se consegue inserir um documento formatado????
Pabhen
30/03/2006
se naum me engano, ele tem esse bug do alinhamento mesmo, mas de fonte, negrito, naum me lembro.
Tenta isso, troca a extensão do .doc para .rtf.
flw
Cabelo
30/03/2006
um outro problema é com o cabeçalho e rodapé, que tb não está saindo...
vc sabe se existe algum comando especial para este tipo de arquivo????
Meu problema é que se trata da geração de um contrato de serviços, que será impresso e entregue em .PDF, pois não pode ser alterado...
preciso de formatar o texto e preciso que o cabeçalho e rodapé tb apareçam, pois consta o número do contrato nos cabeçalhos de todas as folhas e o número da página tb....
Como fazer isso????????
Pabhen
30/03/2006
Cara, eu fiz um teste aki no trabalho e realmente eu tb naum consegui. No meu exemplo funcionou formatação de fonte (Tamanho, negrito, sublinhado), mas o alinhamento justicado naum funcionou, o centralizado funciona.
O cabecalho e o rodapé tb naum funcionou, mas vc pode controla-los dentro do seu programa, qnd vc joga o quickreport no form, ele tem bandas de cabeçalho(PageHeader) e rodapé(PageFooter). Vc pode colocar um texto lá padrão e modificar apenas a qrlabel do numero de contrato. Qnt ao numero da página, vc coloca um qrsysdata e altera a propiedade DATA para qrsPageNumber, q resolve o seu problema. Qnd vc exportar pra pdf, vai tah tudo lá: Cabecalho, o rtf, e o rodapé.
O unico problema q eu vejo é qnt ao alinhamento justificado. não consegui resolver naum. :(
flw, []´s.
Pabhen
30/03/2006
Cara, eu fiz um teste aki no trabalho e realmente eu tb naum consegui. No meu exemplo funcionou formatação de fonte (Tamanho, negrito, sublinhado), mas o alinhamento justicado naum funcionou, o centralizado funciona.
O cabecalho e o rodapé tb naum funcionou, mas vc pode controla-los dentro do seu programa, qnd vc joga o quickreport no form, ele tem bandas de cabeçalho(PageHeader) e rodapé(PageFooter). Vc pode colocar um texto lá padrão e modificar apenas a qrlabel do numero de contrato. Qnt ao numero da página, vc coloca um qrsysdata e altera a propiedade DATA para qrsPageNumber, q resolve o seu problema. Qnd vc exportar pra pdf, vai tah tudo lá: Cabecalho, o rtf, e o rodapé.
O unico problema q eu vejo é qnt ao alinhamento justificado. não consegui resolver naum. :(
flw, []´s.
Cabelo
30/03/2006
Eu não consegui .... como vc fez?????
Pabhen
30/03/2006
Cabelo
30/03/2006
tentei usar um .RTF e também não obtive êxito...
vc ´puxa´ o arquivo diretamente pro Report, ou usa um componente RTF para ´trazer´ o arquivo, e só assim depois imprimir... no report...
deu erros... apareceram uns caracteres estranhos, acho que foi na conversão da fonte... sei lá...
o q pode estar acontecendo???????
Cabelo
30/03/2006
Vitor Rubio
30/03/2006
em rtf as cores e negritos são mantidos, mas ele so pode ser alinhado a esquerda, direita ou centralizado, justificado eu acho que não dá certo.
vc pode manipular o doc ou rtf com os componentes que o delphi tem para manipular word etc..
Cabelo
30/03/2006
Por exemplo.... o 1º parágrafo, está sendo transformado em alguns caracteres diferentes....
depois nenhum negrito, itálico, ou tamanho da fonte estão sendo preservados, vira tudo um padrão só...
Você tem idéia de como reslver isso...
OBS : Só pra lembrar, eu USO .CLX
obrigado pela atenção.
Cabelo
30/03/2006
Cabelo
30/03/2006
Cabelo
30/03/2006
em rtf as cores e negritos são mantidos, mas ele so pode ser alinhado a esquerda, direita ou centralizado, justificado eu acho que não dá certo.
vc pode manipular o doc ou rtf com os componentes que o delphi tem para manipular word etc..[/quote:347d20621e]
Vitor... ainda não deu certo...
alguém tem alguma sugestão..?????
Paulo Andrade
30/03/2006
Poderia me dizer como fez para exibir o RTF no Quick?