Criação de Componente DBAware

Delphi

08/02/2008

Olá pessoal. Estou estudando criação de componentes para que eu possa criar um componente que, até o momento, não encontrei por aí.
Caso alguém possa me ajudar ou, caso conheça, me indicar um componente similar, eu agradeço muito.

Eu preciso de um componente do tipo DBAWARE (tipo DBEdit) só que com um botão ao lado direito que, ao clicar, execute um evento.

O componente teria o visual parecido com o de um DBComboBox, entretanto, ao clicar no botão ao lado direito, ao invés de abrir uma lista, o mesmo executaria um evento. Tal evento eu digitaria num evento criado para o componente (outra coisa na qual preciso de ajuda: como criar um novo evento no componente, exemplo OnClickButton.

Eu não sei ao certo se teria que criar um componente derivado do DBText com o botão ou se poderia derivar de um outro. Opiniões são bem vindas.

Se alguém tiver algum material que possua essa abordagem, pode enviar para meu e-mail admcabral@ yahoo.com.br

Valeu.

[/url]

Edsoncabral

Edsoncabral

Curtidas 0

Respostas

Asales

Asales

08/02/2008

edsoncabral,
A RXLib possui o componente RxDBComboEdit que funciona da forma que você deseja.

Como você quer criar só um componente, baixe a library e e estude o código fonte (que vem junto) do respectivo componente e com base nele monte o seu.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

08/02/2008

Eu preciso de um componente do tipo DBAWARE (tipo DBEdit) só que com um botão ao lado direito que, ao clicar, execute [

Colega,

Não sai mais barato colocar um SpeedButton a direita do componente?

GOSTEI 0
Edsoncabral

Edsoncabral

08/02/2008

Olá Zanela... Certamente que sairia mais barato, inclusive eu já o utilizo dessa forma, mas como terei vários forms no meu projeto funcionando dessa forma, nada mais justo que usar componentes para tal finalidade, já prontinhos... e aproveito para desenferrujar o aprendizado em relação à criação de componentes....

Valeu galera.
Vou dar uma estudada no código do RXLibrary...

GOSTEI 0
Knight_of_wine

Knight_of_wine

08/02/2008

Você pode criar o seu form base com todos os métodos comuns já implementados e acrescentar esse form no seu repositório.

Assim, você pode usar esse form sempre que quiser e mudar apenas o que for peculiaridade de cada form.

Eu trabalho dessa forma aqui.

GOSTEI 0
Edsoncabral

Edsoncabral

08/02/2008

Olá a todos.
O componente que o ASALES me indicou funcionou como uma luva, pois possui todos os requisitos que eu necessito.
O componente é o RxDBComboEdit.
Obrigado a todos.

A respeito, eu também uso herança nos meus forms, mas somente nos componentes mais básicos. Como nem todos usarão tal componente, não seria interessante herdá-lo (o componente).

Edson

GOSTEI 0
POSTAR