Criação de Tabelas com o Database Desktop

Delphi

19/05/2003

:oops:
Olá pessoal, sou iniciante no fórum e também iniciante em Delphi e tenho uma dúvida que espero que alguém possa me elucidar:
Criei várias tabelas Interbase com o Database Desktop e não tive nenhum problema, até que em uma delas inclui um campo tipo DATE e quando tento salva-la recebo a mensagem ´Invalid Table Create Request´, isso ocorre somente com os tipos relacionados a tempo: DATE, TIME e TIMESTAMP, se mudo o campo pra VARCHAR ( por exemplo ), grava a tabela normalmente. Desculpem se é algo que eu já deveria saber, é que sou autodidata, não tenho ninguem para consultar. O problema ocorre tanto no Delphi 6 como no 7, imagino que seja algo realmente simples, agradeço desde já.


Odebrecht

Odebrecht

Curtidas 0

Respostas

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

19/05/2003

Colega,

Também não conheço Interbase, mas acho que o pessoal utiliza o IBExpert ou IBConsole para criação de tabelas e podem ser baixados em www.firebase.com.br, além de várias dicas, apostilas e exemplos.


GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

19/05/2003

Cara, seu problema deve estar relacionado com o formato de data do interbase que é diferente (MM/DD/AAAA)... não posso afirmar porque não uso o Database Desktop pra criar as tabelas no Interbase... na verdade já andei olhando alguns front-ends quando comecei e nenhum deles me agradou...
se vc me permite um conselho comece bem : crie as tabelas no IBConsole com instruções DDL... a primeira vista parece assustador mas vc vai perceber que muito simples... consulte o guia de referência de SQL na página do clube e veja como é simples...
Um detalhe : criando as tabelas com o Database Desktop vc estará sempre atrelado a um álias da BDE... o que já é coisa do passado, digamos assim... meios muito mais eficientes de acesso direto foram desenvolvidos (dbexpress, IBX - nativos ou IBObjects - terceiros) para não precisar da BDE...


GOSTEI 0
Odebrecht

Odebrecht

19/05/2003

:D
Realmente parece tratar-se de alguma restrição do Database Desktop, pois utilizando instruções SQL no IBConsole a tabela foi criada normalmente, aceitando o tipo de dados DATE. Só levantei a dúvida porque como disse sou autodidata e estou iniciando no Delphi, e no momento estou lendo o ´Delphi 6 & Kylix Curso Completo´ e tentando seguir a metodologia do autor. Sem dúvida, Vinicius, utilizar comandos no IBConsole me parece bem mais didático pois temos realmente o controle do que acontece, e realmente não tem nada de espetacularmente dificil nisso. Agora vou testar o acesso a essa tabela... quem sabe não volto logo... Obrigado.


GOSTEI 0
POSTAR