Criação de Tabelas com o Database Desktop

19/05/2003

0

:oops:
Olá pessoal, sou iniciante no fórum e também iniciante em Delphi e tenho uma dúvida que espero que alguém possa me elucidar:
Criei várias tabelas Interbase com o Database Desktop e não tive nenhum problema, até que em uma delas inclui um campo tipo DATE e quando tento salva-la recebo a mensagem ´Invalid Table Create Request´, isso ocorre somente com os tipos relacionados a tempo: DATE, TIME e TIMESTAMP, se mudo o campo pra VARCHAR ( por exemplo ), grava a tabela normalmente. Desculpem se é algo que eu já deveria saber, é que sou autodidata, não tenho ninguem para consultar. O problema ocorre tanto no Delphi 6 como no 7, imagino que seja algo realmente simples, agradeço desde já.


Odebrecht

Odebrecht

Responder

Posts

19/05/2003

Aroldo Zanela

Colega,

Também não conheço Interbase, mas acho que o pessoal utiliza o IBExpert ou IBConsole para criação de tabelas e podem ser baixados em www.firebase.com.br, além de várias dicas, apostilas e exemplos.


Responder

19/05/2003

Vinicius2k

Cara, seu problema deve estar relacionado com o formato de data do interbase que é diferente (MM/DD/AAAA)... não posso afirmar porque não uso o Database Desktop pra criar as tabelas no Interbase... na verdade já andei olhando alguns front-ends quando comecei e nenhum deles me agradou...
se vc me permite um conselho comece bem : crie as tabelas no IBConsole com instruções DDL... a primeira vista parece assustador mas vc vai perceber que muito simples... consulte o guia de referência de SQL na página do clube e veja como é simples...
Um detalhe : criando as tabelas com o Database Desktop vc estará sempre atrelado a um álias da BDE... o que já é coisa do passado, digamos assim... meios muito mais eficientes de acesso direto foram desenvolvidos (dbexpress, IBX - nativos ou IBObjects - terceiros) para não precisar da BDE...


Responder

19/05/2003

Odebrecht

:D
Realmente parece tratar-se de alguma restrição do Database Desktop, pois utilizando instruções SQL no IBConsole a tabela foi criada normalmente, aceitando o tipo de dados DATE. Só levantei a dúvida porque como disse sou autodidata e estou iniciando no Delphi, e no momento estou lendo o ´Delphi 6 & Kylix Curso Completo´ e tentando seguir a metodologia do autor. Sem dúvida, Vinicius, utilizar comandos no IBConsole me parece bem mais didático pois temos realmente o controle do que acontece, e realmente não tem nada de espetacularmente dificil nisso. Agora vou testar o acesso a essa tabela... quem sabe não volto logo... Obrigado.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar