criando banco e senha firebird
uso o delphi 7, firebird 1.5 e os componentes do dbExpress para acesso ao firebird.
gostaria de saber como fazer para criar um banco novo do zero tendo apenas o SGBD rodando, e como fazer para alterar a senha padrão masterkey. Tudo isso tem que ser feito pela aplicação feita em delphi.
por favor não postar respostas sugerindo usar o IB Expert porque estou tentando descobrir uma solução que esteja embutida na aplicação que estou fazendo, sem usar softwares acessórios.
Será que existe algum componente, dll ou comando sql que faça isso?
gostaria de saber como fazer para criar um banco novo do zero tendo apenas o SGBD rodando, e como fazer para alterar a senha padrão masterkey. Tudo isso tem que ser feito pela aplicação feita em delphi.
por favor não postar respostas sugerindo usar o IB Expert porque estou tentando descobrir uma solução que esteja embutida na aplicação que estou fazendo, sem usar softwares acessórios.
Será que existe algum componente, dll ou comando sql que faça isso?
Imaia
Curtidas 0
Respostas
Bruno Belchior
16/11/2007
Amigo, mesmo que você faça dessa maneira, a segurança em Firebird é bastante limitada, uma vez que a senha é do servidor de banco de dados. Em outras palavras, se levarem seu arquivo para outro servidor será aberto sem tantos problemas...
GOSTEI 0
Imaia
16/11/2007
não sabia que o firebird tinha essa falha absurda de segurança... se isso for mesmo verdade todo o respeito q eu tinha por esse sgbd acabou...!!!
vou tentar confirmar isso...........
vou tentar confirmar isso...........
GOSTEI 0
Pestana_
16/11/2007
não sabia que o firebird tinha essa falha absurda de segurança... se isso for mesmo verdade todo o respeito q eu tinha por esse sgbd acabou...!!!
vou tentar confirmar isso...........
colega encontrei esses links de uma olhada: http://www.activedelphi.com.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=231&mode=thread&order=0&thold=0
http://www.activedelphi.com.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=465&mode=thread&order=0&thold=0
GOSTEI 0
Gandalf.nho
16/11/2007
não sabia que o firebird tinha essa falha absurda de segurança... se isso for mesmo verdade todo o respeito q eu tinha por esse sgbd acabou...!!!
vou tentar confirmar isso...........
Sim, a segurança do IB/FB depende principalmente da segurança do servidor (mas isso vale para basicamente todos os SGDBs), embora o FB 2.0 tenha uma opção para pôr as senhas no próprio banco.
GOSTEI 0
Pestana_
16/11/2007
[quote:b4ef3b374f=´imaia´]não sabia que o firebird tinha essa falha absurda de segurança... se isso for mesmo verdade todo o respeito q eu tinha por esse sgbd acabou...!!!
vou tentar confirmar isso...........
Sim, a segurança do IB/FB depende principalmente da segurança do servidor (mas isso vale para basicamente todos os SGDBs), embora o FB 2.0 tenha uma opção para pôr as senhas no próprio banco.[/quote:b4ef3b374f]
como assim? a senha não fica armazenado em arquivo fora do banco?
GOSTEI 0
Gandalf.nho
16/11/2007
[quote:85d439e8b3=´gandalf.nho´][quote:85d439e8b3=´imaia´]não sabia que o firebird tinha essa falha absurda de segurança... se isso for mesmo verdade todo o respeito q eu tinha por esse sgbd acabou...!!!
vou tentar confirmar isso...........
Sim, a segurança do IB/FB depende principalmente da segurança do servidor (mas isso vale para basicamente todos os SGDBs), embora o FB 2.0 tenha uma opção para pôr as senhas no próprio banco.[/quote:85d439e8b3]
como assim? a senha não fica armazenado em arquivo fora do banco?[/quote:85d439e8b3]
Sim, os usuários/senhas ficam armazenadas num lugar comum a todos os bancos naquele servidor, mas o FB 2.0 tem uma opção nova que permite armazená-los no próprio banco.
GOSTEI 0
Pestana_
16/11/2007
[quote:2685915779=´Pestana_´][quote:2685915779=´gandalf.nho´][quote:2685915779=´imaia´]não sabia que o firebird tinha essa falha absurda de segurança... se isso for mesmo verdade todo o respeito q eu tinha por esse sgbd acabou...!!!
vou tentar confirmar isso...........
Sim, a segurança do IB/FB depende principalmente da segurança do servidor (mas isso vale para basicamente todos os SGDBs), embora o FB 2.0 tenha uma opção para pôr as senhas no próprio banco.[/quote:2685915779]
como assim? a senha não fica armazenado em arquivo fora do banco?[/quote:2685915779]
Sim, os usuários/senhas ficam armazenadas num lugar comum a todos os bancos naquele servidor, mas o FB 2.0 tem uma opção nova que permite armazená-los no próprio banco.[/quote:2685915779]
nossa, eu tenho aqui o FB 2.0 e nem sabia disso :shock:, mas muito obrigado por responder eu vou verificar a respeito.
gandalf.nho se você estiver qualquer máterial ou link falando a respeito será sempre bem-vindo.
Obrigado,
Pestana.
GOSTEI 0
Bruno Belchior
16/11/2007
É realmente não tenho acompanhado a evolução do 1.5 pro 2.0... Portanto não estou apto a opinar corretamente...
GOSTEI 0