Criar banco de dados atraves do java
Pensando no poder do java, me pergunto, é possivel criar uma estrutura de banco utilizando somente o java?
Marcos Vinicios
Curtidas 0
Respostas
Ronaldo Lanhellas
13/09/2014
Talvez você esteja se referindo ao Java-DB ou Derby. O Java DB é um servidor de banco de dados com base em padrões, seguro e totalmente transacional, escrito inteiramente em Java, e dá suporte total a SQL, JDBC API e à tecnologia Java EE
GOSTEI 0
Marcos Vinicios
13/09/2014
Pensei em outros bancos, mas esse banco é largamente utilizado profissionalmente?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
13/09/2014
Profissionalmente não, é mais utilizado de forma acadêmica.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios
13/09/2014
Então apenas para aprender mesmo, não existe ou não se sabe se esse projeto(banco) é mantido ou atualizado para um dia se tornar um banco competitivo?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
13/09/2014
Então apenas para aprender mesmo, não existe ou não se sabe se esse projeto(banco) é mantido ou atualizado para um dia se tornar um banco competitivo?
Não conheço nenhuma iniciativa deste tipo para o Derby.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios
13/09/2014
ele mantem o mesmo estado desde o lançamento, sem melhorias ou atualizações?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
13/09/2014
ele mantem o mesmo estado desde o lançamento, sem melhorias ou atualizações?
Não, o derby vem sendo atualizado (versões:http://db.apache.org/derby/derby_downloads.html) como qualquer outro software.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios
13/09/2014
Que bom que não deixam de lado, mesmo que fins academicos.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
13/09/2014
Exatamente por ter fins mais acadêmicos e ser fonte de estudo dos universitários é que surgem constatem melhorias.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
13/09/2014
Pensando no poder do java, me pergunto, é possivel criar uma estrutura de banco utilizando somente o java?
Existe o Hibernate que é utilizado para criar a estrutura do banco de dados (Hibernate)
Já utilizei ele em um curso de Java Web e ele também é utilizado em algumas empresas que conheço.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
13/09/2014
Bom, eu acho que entendi a pergunta errada, pois estava falando sobre usar apenas o Java para criar e manter um banco de dados e o Derby é a solução mas se estiver falando apenas da criação (DDL) via Java, o Hibernate é uma ótima solução, usado largamente em diversas empresas.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios
13/09/2014
Exatamente por ter fins mais acadêmicos e ser fonte de estudo dos universitários é que surgem constatem melhorias.
é possivel que haja melhorias, mas isso é feito em universidades, é possivel para quem conhecem bem fazer modificações?
GOSTEI 0
Marcos Vinicios
13/09/2014
Existe o Hibernate que é utilizado para criar a estrutura do banco de dados (Hibernate)
Já utilizei ele em um curso de Java Web e ele também é utilizado em algumas empresas que conheço.
conheço só por nome mesmo, já que citou, vou atras.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
13/09/2014
Aqui na empresa o pessoal que desenvolve em java utiliza o Hibernate.
Mas eu sou muito mais a favor de programar o banco mesmo e explorar e aprender mais os recursos do banco de dados...
Mas eu sou muito mais a favor de programar o banco mesmo e explorar e aprender mais os recursos do banco de dados...
GOSTEI 0
Marcos Vinicios
13/09/2014
No desenvolvimento de um banco utilizando o Hibernate corre-se o risco de algo da errado, eu imagino que sim. ja que sempre me falam que banco de dados é bom conhecer mas tem que ter o responsavel por ele.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
13/09/2014
Corre riscos sim.
No meu ponto de vista, todo desenvolvedor, deve saber programar em SQL e deve saber utilizar os recursos de programação do banco de dados.
As vezes tem aplicações q o pessoal coloca um SQL, no meio do código, com custo altíssimo e compromete a performance da tela inteira porque não se deu o luxo de fazer tuning no SQL.
No meu ponto de vista, todo desenvolvedor, deve saber programar em SQL e deve saber utilizar os recursos de programação do banco de dados.
As vezes tem aplicações q o pessoal coloca um SQL, no meio do código, com custo altíssimo e compromete a performance da tela inteira porque não se deu o luxo de fazer tuning no SQL.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
13/09/2014
Corre riscos sim.
Concordo, hibernate é ótimo e facilita muito a vida mas você, como profissional, tem a obrigação de conhecer o sql e saber criar o banco na "mão" sem uma framework.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios
13/09/2014
Nota-se que é exigido mais que o feijão com o arroz quando se fala de Hibernate. entendi pessoal, de resto eu me viro.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
13/09/2014
Me surgiu uma dúvida, eu conheço muito pouco do Hibernate....
No momento que o banco ainda não existe, vc tem que programar toda a estrutura do banco de dados e executar uma primeira vez para criar a estrutura. Depois de criada a estrutura, vc tem que definir que o Hibernate só fará UPDATE.
Além disso, pra que mais se utiliza o Hibernate?
Ele é utilizado para mais alguma coisa além de criar o banco de dados?
No momento que o banco ainda não existe, vc tem que programar toda a estrutura do banco de dados e executar uma primeira vez para criar a estrutura. Depois de criada a estrutura, vc tem que definir que o Hibernate só fará UPDATE.
Além disso, pra que mais se utiliza o Hibernate?
Ele é utilizado para mais alguma coisa além de criar o banco de dados?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
13/09/2014
O hibernate vai muito além de criar o banco de dados, esse é apenas um "plus" para facilitar sua vida. O principal objetivo do Hibernate é mapear e gerencia o seu banco de dados relacional para o seu mundo orientado a objeto, ele é um ORM (faz o mapeamento objeto-relacional), leia: http://en.wikipedia.org/wiki/Object-relational_mapping
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
13/09/2014
Interessante Ronaldo, Obrigada!
Complementando as respostas a pergunta do Marcos:
Complementando as respostas a pergunta do Marcos:
Lista de softwares de mapeamento objeto-relacional:
- ADO.NET Entity Framework – Para a linguagem de programação Visual Basic .NET e C#
- DBIx::Class – Para a linguagem de programação Perl
- SQLObject – Para a linguagem de programação Python
- Hibernate – Para a linguagem de programação Java
- OJB – Para à linguagem de programação Java, da Apache Software Foundation
- Django (framework web) – Framework de desenvolvimento web escrito em Python que possui um ORM próprio.
- ECO - Enterprise Core Object – Para a linguagem de programação Delphi.
- NHibernate - Para a linguagem de programação .NET
- EntityCloud – Um ORM tipificado para .NET
- Doctrine (PHP) - Para a linguagem de programação PHP
- Active Record - Para a linguagem de programação Ruby on Rails.
- TMS Aurelius - Para a linguagem de programação Delphi
- Syrius ORM (php) [1] – Framework ORM escrito em PHP.
- Propel ORM (php) [2] – Mapeamento Objeto-Relacional para PHP5 PHP.
[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapeamento_objeto-relacional[/url]
- ADO.NET Entity Framework – Para a linguagem de programação Visual Basic .NET e C#
- DBIx::Class – Para a linguagem de programação Perl
- SQLObject – Para a linguagem de programação Python
- Hibernate – Para a linguagem de programação Java
- OJB – Para à linguagem de programação Java, da Apache Software Foundation
- Django (framework web) – Framework de desenvolvimento web escrito em Python que possui um ORM próprio.
- ECO - Enterprise Core Object – Para a linguagem de programação Delphi.
- NHibernate - Para a linguagem de programação .NET
- EntityCloud – Um ORM tipificado para .NET
- Doctrine (PHP) - Para a linguagem de programação PHP
- Active Record - Para a linguagem de programação Ruby on Rails.
- TMS Aurelius - Para a linguagem de programação Delphi
- Syrius ORM (php) [1] – Framework ORM escrito em PHP.
- Propel ORM (php) [2] – Mapeamento Objeto-Relacional para PHP5 PHP.
[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapeamento_objeto-relacional[/url]
GOSTEI 0
Marcos Vinicios
13/09/2014
Pessoal, obrigado mesmo, apesar do vasto conteudo vou atras.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
13/09/2014
Por nada!!
Espero que tenhamos ajudado!
Espero que tenhamos ajudado!
GOSTEI 0
Marcos Vinicios
13/09/2014
Totalmente!!!
GOSTEI 0