Criar uma tabela a partir de uma consulta SQL
Senhores, estou desenvolvendo um sistema de consulta e estou utilizando Delphi XE3 e banco de dados SQLServer 2008 e componentes do ADO ( ADOQuery ), acontece que depois que fizer a consulta sql no banco de dados terei um resultado que terei que disponibilizar para o usuário manipular esses dados através do comando SELECT, só que para isso preciso criar um nome da tabela, como posso fazer isso em delphi ? . Alguém poderia me ajudar.
Obrigado,
Vantuil
Desenvolvedor Delphi.
Obrigado,
Vantuil
Desenvolvedor Delphi.
Vantuil Amante
Curtidas 0
Respostas
Felippe Tadeu
31/05/2014
Como seria a lógica e os componentes ussados ?
Você poderia manipular os dados obtidos pelo select através de dbgrid, dbedit e quaisquer outros componentes com conexão ao banco de dados.
Ficou um pouco vaga a sua pergunta.
Você poderia manipular os dados obtidos pelo select através de dbgrid, dbedit e quaisquer outros componentes com conexão ao banco de dados.
Ficou um pouco vaga a sua pergunta.
GOSTEI 0
Vantuil Amante
31/05/2014
Caro Alaplaia,
A lógica do programa consiste em mostrar uma tela com varias consultas em sqls pré-cadastradas (isso já está feito ) que acessa o nosso banco de dados e após o usuário selecionar uma das consultas o seu resultado é mostrada em um dbgrid em uma outra tela. Só que essas consultas são genéricas, servem para vários usuários e cada um com sua necessidade, então montei uma outra tela para que eles montasse seu próprio sql´s e condições para poder filtrar os dados que interessa nos resultados da primeira consulta, e ai a dificuldade, como que o usuário vai montar seu sql ( SELECT .... FROM TABELA WERE ...) se eu não tenho um nome da TABELA, e o que eu tenho é somente um dbgrid com os resultados da primeira consulta. O sistema todo está sendo desenvolvido em Delphi XE3 com componentes ADO da paleta dbGo. Eu até achei uma solução que é adicionar nas sql´s pré-cadastrada o SELECT INTO porque ai eu tenho uma tabela e consigo resolver o problema, mas eu queria saber se não existe uma outra maneira de resolver isso pelo Delphi, entendeu?...qualquer dúvida estou a disposição.
Abraços,
A lógica do programa consiste em mostrar uma tela com varias consultas em sqls pré-cadastradas (isso já está feito ) que acessa o nosso banco de dados e após o usuário selecionar uma das consultas o seu resultado é mostrada em um dbgrid em uma outra tela. Só que essas consultas são genéricas, servem para vários usuários e cada um com sua necessidade, então montei uma outra tela para que eles montasse seu próprio sql´s e condições para poder filtrar os dados que interessa nos resultados da primeira consulta, e ai a dificuldade, como que o usuário vai montar seu sql ( SELECT .... FROM TABELA WERE ...) se eu não tenho um nome da TABELA, e o que eu tenho é somente um dbgrid com os resultados da primeira consulta. O sistema todo está sendo desenvolvido em Delphi XE3 com componentes ADO da paleta dbGo. Eu até achei uma solução que é adicionar nas sql´s pré-cadastrada o SELECT INTO porque ai eu tenho uma tabela e consigo resolver o problema, mas eu queria saber se não existe uma outra maneira de resolver isso pelo Delphi, entendeu?...qualquer dúvida estou a disposição.
Abraços,
GOSTEI 0
Felippe Tadeu
31/05/2014
No teu programa, o usuário é "obrigado" a criar outra tabela, ou ele pode estar alterando a tabela original dos dados ?
Porque se for possível ele alterar a tabela original, vc poderia estar criando uma propriedade no form e quando vc criar esse mesmo form, vc pode passar o nome da tabela pra ele, e fazer toda a alteração por ele.
Porque se for possível ele alterar a tabela original, vc poderia estar criando uma propriedade no form e quando vc criar esse mesmo form, vc pode passar o nome da tabela pra ele, e fazer toda a alteração por ele.
GOSTEI 0
Vantuil Amante
31/05/2014
não existe tabela original, eu simplesmente precisaria gerar as informações em um dbgrid a partir do resultado de outras consultas sql´s genérica, ou seja, isto seria feito tudo em memória, depois sim, a partir da consulta da sql' genérica o usuário filtrava as informações conforme sua necessidade e exportava para o excel.. Na realidade é uma consulta em cima de outra consulta, mas tudo em memória.
GOSTEI 0
Vantuil Amante
31/05/2014
Srs. Obrigado pela colaboração mais já resolvi o problema da minha aplicação, passamos a gerar o sql´s de consulta como view e resolveu o meu problema. Abraços,
GOSTEI 0