D5 Vs. D7 = FastNet Vs. Indy
Olá!
Gente, sei que parece ridículo, mas, estou com problemas em usar o Serv e Client TCP da paleta Indy no Delphi 7... coisas banais, como conectar o cliente ao servidor... sei lá, nem sei...
No Delphi 5, utilizando a paleta FasNet, é bem simples e fácil... mas com o Indy, as coisas estão meio complicadas...
A minha pergunta é a seguinte:
Alguém tem alguma apostila (em portugues), sobre os Componentes Indy, ou algum exemplo simples, de como conectar e enviar um texto (programa de chat) sem muitas ´firulas´... e que possa me ceder?
Agradeço qualquer forma de ajuda
Rabitz
Gente, sei que parece ridículo, mas, estou com problemas em usar o Serv e Client TCP da paleta Indy no Delphi 7... coisas banais, como conectar o cliente ao servidor... sei lá, nem sei...
No Delphi 5, utilizando a paleta FasNet, é bem simples e fácil... mas com o Indy, as coisas estão meio complicadas...
A minha pergunta é a seguinte:
Alguém tem alguma apostila (em portugues), sobre os Componentes Indy, ou algum exemplo simples, de como conectar e enviar um texto (programa de chat) sem muitas ´firulas´... e que possa me ceder?
Agradeço qualquer forma de ajuda
Rabitz
Rabitz
Curtidas 0
Respostas
Rabitz
18/08/2003
^^^Subindo....
GOSTEI 0
4_olho
18/08/2003
Você já experimentou os arquivos exemplo que estão na pasta ..\demo\indy na pasta de instalação do Delphi 7?
De início também tive dificuldade, mas percebi que os componentes Indy são mais fáceis de usar.
De início também tive dificuldade, mas percebi que os componentes Indy são mais fáceis de usar.
GOSTEI 0
Afarias
18/08/2003
Os Indy também são menos bugados e são OpenSource.
T+
T+
GOSTEI 0
Rabitz
18/08/2003
Cara, eu já vi, e revi os exemplos, até baixei um tal de ´SimpleChat´, que ao meu ver, não tem nada de simples...
será que alguém poderia fazer um exemplo em D7, de um CHAT (bem simples mesmo), com o código comentado... isso ajudaria muito na iniciação ao Indy.... - Queria alguma coisa bem simples, apenas envia e recebe um edit e um memo... (tanto no Cliente, como no Servidor..)
Agradeço desde já,
Rabitz
--- quase que esqueci... manda pro meu e-mail: joker@pop.com.br
será que alguém poderia fazer um exemplo em D7, de um CHAT (bem simples mesmo), com o código comentado... isso ajudaria muito na iniciação ao Indy.... - Queria alguma coisa bem simples, apenas envia e recebe um edit e um memo... (tanto no Cliente, como no Servidor..)
Agradeço desde já,
Rabitz
--- quase que esqueci... manda pro meu e-mail: joker@pop.com.br
GOSTEI 0
Maxwell_monteiro
18/08/2003
ai vc quer demais não?! UM FONTE COMENTADO!! fala sério
GOSTEI 0
4_olho
18/08/2003
Não é por má vontade não, mas sou obrigado a concordar com o Maxwell.
Posso sugerir um livro. Pesquisando na Editora Relativa, que patrocina o site do Clube Delphi, encontrei DESENVOLVENDO CHAT EM DELPHI LEANDRO CRISTÓVÃO / VISUAL BOOKS / 1/3/2001 R$ 27,00
Tenho um livro do autor - o cara é bom.
Posso sugerir um livro. Pesquisando na Editora Relativa, que patrocina o site do Clube Delphi, encontrei DESENVOLVENDO CHAT EM DELPHI LEANDRO CRISTÓVÃO / VISUAL BOOKS / 1/3/2001 R$ 27,00
Tenho um livro do autor - o cara é bom.
GOSTEI 0
Rabitz
18/08/2003
desculpe aí se ofendi.... mas... tentei! (nem precisava ser comentado, apenas um prog que ´limpo´ sem ´firulas´, de chat usando Indy, já bastava)
de qualquer manaira, valeu aí [b:834d7a92eb]4_olho[/b:834d7a92eb], pela dica... vou ver se acho o livro, o problema é gastar quase trintão com informação sobre um simples programa de chat...
De qualquer forma, se alguém tiver algum programa de chat utilizando Indy e D7, eu continuo aceitando. Ou se alguém tiver algum material (apostila ou simplesmente as funções mais comuns) sobre Indy, também aceito.
Obrigados a todos.
de qualquer manaira, valeu aí [b:834d7a92eb]4_olho[/b:834d7a92eb], pela dica... vou ver se acho o livro, o problema é gastar quase trintão com informação sobre um simples programa de chat...
De qualquer forma, se alguém tiver algum programa de chat utilizando Indy e D7, eu continuo aceitando. Ou se alguém tiver algum material (apostila ou simplesmente as funções mais comuns) sobre Indy, também aceito.
Obrigados a todos.
GOSTEI 0
Smaug_84
18/08/2003
o basico para se fazer uma conexao com os indy, no software servidor,
use o IDTCPServer, ele funciona assim:
propriedades: defautport //porta de como]unicaçao
metodos: readln () //ler menssagem do cliente
eventos: ONConnect // ocorre qdo um cliente se conecta ao servidor
ONDisconect // ocorre qdo um cliente se desconecta do servidor
ONExecute // ocorre sempre que o cliente passa informacao p/ o cliente
agora no software cliente usando o IDTCPClient
propriedades: Host // ip do servidor
POrt //porta de comunicacao tem que ser igual a do servidor
Metodos: Connect // para se conectar ao Servidor;
write //escrever para o server
com isso
use o IDTCPServer, ele funciona assim:
propriedades: defautport //porta de como]unicaçao
metodos: readln () //ler menssagem do cliente
eventos: ONConnect // ocorre qdo um cliente se conecta ao servidor
ONDisconect // ocorre qdo um cliente se desconecta do servidor
ONExecute // ocorre sempre que o cliente passa informacao p/ o cliente
agora no software cliente usando o IDTCPClient
propriedades: Host // ip do servidor
POrt //porta de comunicacao tem que ser igual a do servidor
Metodos: Connect // para se conectar ao Servidor;
write //escrever para o server
com isso
GOSTEI 0
4_olho
18/08/2003
Rabitz,
Fazendo uma pesquisa no Google com a chave ´delphi chat´ e só nas páginas em português, foram encontrados 6.170 endereços.
Talvez algum lhe sirva. Melhor do que gastar trintão :lol:
Só uma observação - se o livro contiver a informação que precisa, vale até mais. Uma dica: Se conseguir encontrar o livro em alguma livraria de sua cidade, dê uma folheada nele. Leia o índice e veja se tem a dica que precisava.
Fazendo uma pesquisa no Google com a chave ´delphi chat´ e só nas páginas em português, foram encontrados 6.170 endereços.
Talvez algum lhe sirva. Melhor do que gastar trintão :lol:
Só uma observação - se o livro contiver a informação que precisa, vale até mais. Uma dica: Se conseguir encontrar o livro em alguma livraria de sua cidade, dê uma folheada nele. Leia o índice e veja se tem a dica que precisava.
GOSTEI 0
Smaug_84
18/08/2003
QDO TIVE QUE FAZER UM MENSAGEIRO USANDO ESTES COMPONENTES INDYS, TB TIVE UM POUCO DE DIFICULDADE EM ENCONTRAR AJUDA, POIS A MAIORIA DOS SITES NAO OFERECEM UMA AJUDA ADEQUADA, ENTAO FUI APRENDENDO POR TENTATIVA E ERRO, E DEPOIS TB LI UM BOM ARTIGO NO LIVRO ´DOMINANDO DELPHI7 A BIBLIA´, TEM ATE EXEMPLOS.
ESTE LIVRO É MUITO BOM VALE A PENA COMPRAR.
MAIS JA DA PRA VC TENTAR FAZER ALGUMA COISA COM A MENSSAGEM QUE TE PASSEI LOGO ACIMA
ESTE LIVRO É MUITO BOM VALE A PENA COMPRAR.
MAIS JA DA PRA VC TENTAR FAZER ALGUMA COISA COM A MENSSAGEM QUE TE PASSEI LOGO ACIMA
GOSTEI 0