DBA´s Formações

SQL

02/03/2014

amigos, por favor me indiquem, informem, aonde podemos ter uma formação para ser um DBA, alem de cursos, certificações, temos um problema a mais...a experiencia.
como podemos progredir.

obrigada.
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Curtidas 0

Respostas

Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

02/03/2014

Bom Mariana,

A Maneira mais Fácil de progredir,
é primeiramente entrando como suporte de Banco de dados, dentro de uma empresa.
Ali se aprende muito a manipulação de dados .. etc.

sobre os cursos dai vai depender muito da cidade onde voce mora.
Mais tem uma porção de certificações para tirar.

por exemplo em Oracle.

[url:descricao=certificacaobd.com.br/oracle/‎]certificacaobd.com.br/oracle/‎[/url]

Agora experiencia é trabalhando mesmo.

att
Chiodini
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

02/03/2014

o problema está nisso, arrumar um trabalho com banco de dados, sinceramente nunca vi estagio para essa area, não sei se é realmente é necessario experiencia, mas acho bastante dificil.
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

02/03/2014

Bom aqui existe estágio na área ,
principalmente em suporte ao usuário.
e a medida que a tua experiencia cresce,
você pode se tonar um DBA de qualquer empresa.
que tenha banco de dados.

Vejo que o mercado ainda necessita de conhecimento sobre o que um DBA faz,
pois quem não é da área é dificil saber a importancia que se tem em um DBA.

"Lamentavel"

att
Chiodini
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

02/03/2014

certamente, tambem vejo, ou pior, sempre a pessoa que está desenvolvendo uma aplicação, ela que é a responsavel pelo banco(maioria dos casos), sempre o mais pelo menos.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

Concordo, é bem complicado mesmo arrumar uma vaga na area de banco de dados, isso, quando tem essa parte. muitas empresas praticamente dividem os profissionais para area, as vezes os desenvolvedores, as vezes o pessoal de suporte.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

02/03/2014

nem me falem nisso, na maioria das empresas de pequeno e medio porte, quem cuida do banco geralmente é quem desenvolve sistemas.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

02/03/2014

nem me falem nisso, na maioria das empresas de pequeno e medio porte, quem cuida do banco geralmente é quem desenvolve sistemas.

é quase impossivel empresas de pequeno e medio porte ter um DBA.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

exatamente isso, isso que vou escrever ja está chato, mas quem cuida na maioria das vezes é o proprio programador.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Bom aqui existe estágio na área ,
principalmente em suporte ao usuário.
e a medida que a tua experiencia cresce,
você pode se tonar um DBA de qualquer empresa.
que tenha banco de dados.

Vejo que o mercado ainda necessita de conhecimento sobre o que um DBA faz,
pois quem não é da área é dificil saber a importancia que se tem em um DBA.

"Lamentavel"

att
Chiodini

É lamentável mesmo, pois as empresas, por não saberem da importância de um DBA, perder muito...
Aí os desenvolvedores até "se viram" com a parte de banco, mas eu já vi muitos deixarem a desejar só porque não sabem utilizar os recursos do banco de dados.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

isso é corriqueiro, banal mesmo. e outra coisa, quando se tem um DBA, é para o banco realmente se manter em bom estado, não fazendo isso, os profissionais irão viver apagando incendios.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Verdade, mas isso depende também da colaboração dos desenvolvedores, pois o DBA não é responsável pelas más práticas dos desenvolvedores.
Dentre todas as atividades, o DBA está ali para estabelecer padrões e monitorar para que eles sejam atendidos, além de auxiliar os desenvolvedores e buscar alternativas novas e favoráveis.

GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

sim, mais do que correto.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

02/03/2014

isso é corriqueiro, banal mesmo. e outra coisa, quando se tem um DBA, é para o banco realmente se manter em bom estado, não fazendo isso, os profissionais irão viver apagando incendios.

verdade 2.
mas é assim que funciona em muitas empresas.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Eu penso que isso acontece, porque geralmente as empresas esperam muito tempo pra contratar um DBA.
Aí quando o DBA chega encontra tudo desestruturado, pois como não é padrões cada desenvolvedor trabalha "do seu jeito".
E muitas vezes falta maturidade e consciência por parte da própria gestão quanto da importância de se ter um DBA.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

aew que ta o problema, o DBA tem que decidir, apagar incendia com frequencia ou refazer todo o banco.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

02/03/2014

Verdade, mas isso depende também da colaboração dos desenvolvedores, pois o DBA não é responsável pelas más práticas dos desenvolvedores.
Dentre todas as atividades, o DBA está ali para estabelecer padrões e monitorar para que eles sejam atendidos, além de auxiliar os desenvolvedores e buscar alternativas novas e favoráveis.

exatamente como escreveu. tudo certinho, desculpem pela ausencia.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

02/03/2014

Eu penso que isso acontece, porque geralmente as empresas esperam muito tempo pra contratar um DBA.
Aí quando o DBA chega encontra tudo desestruturado, pois como não é padrões cada desenvolvedor trabalha "do seu jeito".
E muitas vezes falta maturidade e consciência por parte da própria gestão quanto da importância de se ter um DBA.

verdade.
GOSTEI 0
POSTAR