Fórum DBA´s Formações #471777

02/03/2014

0

SQL

amigos, por favor me indiquem, informem, aonde podemos ter uma formação para ser um DBA, alem de cursos, certificações, temos um problema a mais...a experiencia.
como podemos progredir.

obrigada.
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

03/03/2014

Leandro Chiodini

Bom Mariana,

A Maneira mais Fácil de progredir,
é primeiramente entrando como suporte de Banco de dados, dentro de uma empresa.
Ali se aprende muito a manipulação de dados .. etc.

sobre os cursos dai vai depender muito da cidade onde voce mora.
Mais tem uma porção de certificações para tirar.

por exemplo em Oracle.

[url:descricao=certificacaobd.com.br/oracle/‎]certificacaobd.com.br/oracle/‎[/url]

Agora experiencia é trabalhando mesmo.

att
Chiodini
Responder

Gostei + 0

03/03/2014

Mariana Carvalho

o problema está nisso, arrumar um trabalho com banco de dados, sinceramente nunca vi estagio para essa area, não sei se é realmente é necessario experiencia, mas acho bastante dificil.
Responder

Gostei + 0

03/03/2014

Leandro Chiodini

Bom aqui existe estágio na área ,
principalmente em suporte ao usuário.
e a medida que a tua experiencia cresce,
você pode se tonar um DBA de qualquer empresa.
que tenha banco de dados.

Vejo que o mercado ainda necessita de conhecimento sobre o que um DBA faz,
pois quem não é da área é dificil saber a importancia que se tem em um DBA.

"Lamentavel"

att
Chiodini
Responder

Gostei + 0

03/03/2014

Mariana Carvalho

certamente, tambem vejo, ou pior, sempre a pessoa que está desenvolvendo uma aplicação, ela que é a responsavel pelo banco(maioria dos casos), sempre o mais pelo menos.
Responder

Gostei + 0

03/03/2014

Roniere Almeida

Concordo, é bem complicado mesmo arrumar uma vaga na area de banco de dados, isso, quando tem essa parte. muitas empresas praticamente dividem os profissionais para area, as vezes os desenvolvedores, as vezes o pessoal de suporte.
Responder

Gostei + 0

08/03/2014

Alan Mario

nem me falem nisso, na maioria das empresas de pequeno e medio porte, quem cuida do banco geralmente é quem desenvolve sistemas.
Responder

Gostei + 0

09/03/2014

Mariana Carvalho

nem me falem nisso, na maioria das empresas de pequeno e medio porte, quem cuida do banco geralmente é quem desenvolve sistemas.

é quase impossivel empresas de pequeno e medio porte ter um DBA.
Responder

Gostei + 0

17/03/2014

Roniere Almeida

exatamente isso, isso que vou escrever ja está chato, mas quem cuida na maioria das vezes é o proprio programador.
Responder

Gostei + 0

22/03/2014

Marisiana Battistella

Bom aqui existe estágio na área ,
principalmente em suporte ao usuário.
e a medida que a tua experiencia cresce,
você pode se tonar um DBA de qualquer empresa.
que tenha banco de dados.

Vejo que o mercado ainda necessita de conhecimento sobre o que um DBA faz,
pois quem não é da área é dificil saber a importancia que se tem em um DBA.

"Lamentavel"

att
Chiodini

É lamentável mesmo, pois as empresas, por não saberem da importância de um DBA, perder muito...
Aí os desenvolvedores até "se viram" com a parte de banco, mas eu já vi muitos deixarem a desejar só porque não sabem utilizar os recursos do banco de dados.
Responder

Gostei + 0

22/03/2014

Roniere Almeida

isso é corriqueiro, banal mesmo. e outra coisa, quando se tem um DBA, é para o banco realmente se manter em bom estado, não fazendo isso, os profissionais irão viver apagando incendios.
Responder

Gostei + 0

22/03/2014

Marisiana Battistella

Verdade, mas isso depende também da colaboração dos desenvolvedores, pois o DBA não é responsável pelas más práticas dos desenvolvedores.
Dentre todas as atividades, o DBA está ali para estabelecer padrões e monitorar para que eles sejam atendidos, além de auxiliar os desenvolvedores e buscar alternativas novas e favoráveis.

Responder

Gostei + 0

22/03/2014

Roniere Almeida

sim, mais do que correto.
Responder

Gostei + 0

24/03/2014

Alan Mario

isso é corriqueiro, banal mesmo. e outra coisa, quando se tem um DBA, é para o banco realmente se manter em bom estado, não fazendo isso, os profissionais irão viver apagando incendios.

verdade 2.
mas é assim que funciona em muitas empresas.
Responder

Gostei + 0

25/03/2014

Marisiana Battistella

Eu penso que isso acontece, porque geralmente as empresas esperam muito tempo pra contratar um DBA.
Aí quando o DBA chega encontra tudo desestruturado, pois como não é padrões cada desenvolvedor trabalha "do seu jeito".
E muitas vezes falta maturidade e consciência por parte da própria gestão quanto da importância de se ter um DBA.
Responder

Gostei + 0

25/03/2014

Roniere Almeida

aew que ta o problema, o DBA tem que decidir, apagar incendia com frequencia ou refazer todo o banco.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar