dbExpress para FireBird
Alguem sabe onde posso baixar o dbExpress UIB para acessar o FireBird?
Rjcerri
Curtidas 0
Respostas
Gandalf.nho
11/01/2005
[url]http://www.progdigy.com/UIB/[/url]
GOSTEI 0
Rjcerri
11/01/2005
obrigado, mas qual das opções eu devo baixar:
UIB Components
Download UIB V1.0
Download UIB V1.1d
Download UIB v1.2i
Download UIB v2.0 rc4
Various tools
Interbase Message Reader
Firebird Packet Analyser
UIB Components
Download UIB V1.0
Download UIB V1.1d
Download UIB v1.2i
Download UIB v2.0 rc4
Various tools
Interbase Message Reader
Firebird Packet Analyser
GOSTEI 0
Gandalf.nho
11/01/2005
Baixe os componentes UIB, a DLL está incorporada ao pacote.
GOSTEI 0
Rjcerri
11/01/2005
desculpe, mas eu tenho q baixar todos esses ou um específico, porque eu baixei o UIB2 e consegui fazer a instalação, mas na hora de me conectar ele está pedindo a tal dbexpuibfire15.dll, coloquei para localizar mas o windows não achou, o q posso está fazendo errado, muito obrigado pela ajuda.
GOSTEI 0
Vinicius2k
11/01/2005
Colega,
Na verdade, vc não precisaria instalar o pacote UIB...
É que os drivers para dbExpress foram incorporados ao pacote não sendo disponibilizados separadamente.
Basta de que vc descompacte o arquivo .zip na pasta de sua preferência, adicione a sub-pasta ´source´ na ´Library Path´ do Delphi, abra (na sub-pasta ´DBExpress´) o .dpr correspondente ao driver que vc quer e compilar.
Na pasta DBExpress vc encontrará a DLL, q é o driver já pronto para utilização. Vc poderá colocá-lo no System do Windows ou na pasta da sua aplicação.
Eu sugiro que vc utilize uma versão estável (1.2i), já que a versão 2 é ´Release Candidate´.
T+
É que os drivers para dbExpress foram incorporados ao pacote não sendo disponibilizados separadamente.
Basta de que vc descompacte o arquivo .zip na pasta de sua preferência, adicione a sub-pasta ´source´ na ´Library Path´ do Delphi, abra (na sub-pasta ´DBExpress´) o .dpr correspondente ao driver que vc quer e compilar.
Na pasta DBExpress vc encontrará a DLL, q é o driver já pronto para utilização. Vc poderá colocá-lo no System do Windows ou na pasta da sua aplicação.
Eu sugiro que vc utilize uma versão estável (1.2i), já que a versão 2 é ´Release Candidate´.
T+
GOSTEI 0
Rjcerri
11/01/2005
Quero agradecer ajuda, consegui instalar o dbexpress para firebird. Agora eu quis testar colocando um dbgrid e anexando um datasource a ele, que este datasource já está apontado para um componente query, que a mesma esta conectada a um componente sqlconnection (do dbexpress), sendo que está apresentando a seguinte mensagem:
Erro: Operation not allowed on a unidirectional dataset
Se puder mais uma vez me ajudar
blz.
Erro: Operation not allowed on a unidirectional dataset
Se puder mais uma vez me ajudar
blz.
GOSTEI 0
Afarias
11/01/2005
o DBX é UNIDIRECIONAL (ou seja: ele não mantém um buffer dos registros em memória) -- sendo assim, vc não pode exibir o resultado de uma consulta em componentes como DBGrid.
Vc deve construir o Grid ´na mão´ ou usar o DBX em conjunto com tabelas de memória como ClientDataSet:
SQLQuery <--- DataSetProvider <--- ClientDataSet
E o ClientDataSet então pode ser ´ligado´ ao DBGrid
T+
Vc deve construir o Grid ´na mão´ ou usar o DBX em conjunto com tabelas de memória como ClientDataSet:
SQLQuery <--- DataSetProvider <--- ClientDataSet
E o ClientDataSet então pode ser ´ligado´ ao DBGrid
T+
GOSTEI 0
Rjcerri
11/01/2005
finalmente consegui resolver graças ajuda de vcs.
Valeu.
Valeu.
GOSTEI 0
Pmst
11/01/2005
Colega,
T+
Vinicius2K
instalei da maneira que vc ensina, resolveu o problema de dbx error, mas quando fecho a aplicação pelo no delphi ou o próprio exe dé o seguinte erro:
´Access violation at address 99090x in module ´dbexUIBFire15.dll´ read of address 00000000´.
pode me ajudar?
[ ]´s
Paulo.
GOSTEI 0
Vinicius2k
11/01/2005
Colega pmst,
Infelizmente, é por estes e outros motivos que eu não utilizo o driver da UIB em produção. Apenas orientei o colega quando ao download/compilação/instalação.
Este driver é instável e, ainda, com muitos bugs. Sugiro que vc reporte o projema no site do desenvolvedor.
Sinto muito. Não posso lhe ajudar neste caso.
Infelizmente, é por estes e outros motivos que eu não utilizo o driver da UIB em produção. Apenas orientei o colega quando ao download/compilação/instalação.
Este driver é instável e, ainda, com muitos bugs. Sugiro que vc reporte o projema no site do desenvolvedor.
GOSTEI 0
Pmst
11/01/2005
Colega pmst,
já ajudou
no driver uib o erro só acontece quando vou fechar a connecção com o banco, durante o processo da aplicação não dá erro.
estava utilizando o dbx do delphi só que ele não estava funcionando bem com a versão 1.5.1 do firebird, mudei para o driver uib corrigiu o problema e gerou outro.
você conhece os componentes dbexpressplus ? funciona bem com essa versão do firebird?
GOSTEI 0
Vinicius2k
11/01/2005
estava utilizando o dbx do delphi só que ele não estava funcionando bem com a versão 1.5.1 do firebird, mudei para o driver uib corrigiu o problema e gerou outro.
Estranho... eu ainda utilizo o driver para IB e nunca tive problemas... bem, talvez ainda não tenha utilizado exatamente na mesma situação que vc...
você conhece os componentes dbexpressplus ? funciona bem com essa versão do firebird?
Não, não conheço... apenas ´ouvi falar´
T+
GOSTEI 0