DBGrid para listar dados na horizontal !! Existe ?
Os DBGrids q conheço listam os dados na vertical : Tipo Excel
................|Coluna A | Coluna B | Coluna C|
Registros 1|12352221|FULANO....|SILVA.....|
Registros 2|12423232|JOSE........|SANTOS..|
Registros 3|54645545|MANOEL...|OLIVEIRA|
O q eu quero seria na Horizontal : trocando o sentido d rolagem da esquerda para direita e dos registro d cima para baixo !
................|Registro1|Registro2.|Registro3.|
Coluna A |12352221|12423232|54645545|
Coluna B |FULANO...|JOSE......|MANOEL...|
Coluna C |SILVA.....|MANOEL..|OLIVEIRA|
Entenderam o q eu quero ? Existe esse tipo d grid ?
Particular, Free, CLX, VCL ?
At :shock:
................|Coluna A | Coluna B | Coluna C|
Registros 1|12352221|FULANO....|SILVA.....|
Registros 2|12423232|JOSE........|SANTOS..|
Registros 3|54645545|MANOEL...|OLIVEIRA|
O q eu quero seria na Horizontal : trocando o sentido d rolagem da esquerda para direita e dos registro d cima para baixo !
................|Registro1|Registro2.|Registro3.|
Coluna A |12352221|12423232|54645545|
Coluna B |FULANO...|JOSE......|MANOEL...|
Coluna C |SILVA.....|MANOEL..|OLIVEIRA|
Entenderam o q eu quero ? Existe esse tipo d grid ?
Particular, Free, CLX, VCL ?
At :shock:
Kristian
Curtidas 0
Respostas
Thematrix:reloaded
08/06/2004
Acho que vc pode usar o DBCtrlGrid
GOSTEI 0
Kristian
08/06/2004
Acho que vc pode usar o DBCtrlGrid
O DBCtrlGrid lista os dados do mesmo jeito do DBGrid d cima para baixo..
O q eu quero é da esquerda para direita..
entedeu ? Mudar totalmente a funcionabilidade d vertical para horizontal
GOSTEI 0
Cyberchip
08/06/2004
ja experimentou procurar no www.toory.net???tem bastantes componentes..
espero ter ajudado um abraço
GOSTEI 0
Mprocha
08/06/2004
Se tiver um componente que faça isso será uma mão na roda. Pois eu fiz isso com XML, mas foi feito na unha.
Eu tinha um arquivo texto criado na disposição horizontal do mesmo jeito que está nas tabelas e eu criei dinamicamente um arquivo xml que colocava as linhas do txt na disposição vertical depois eu usava um dbgrid associado a um XML e os exibia na tela.
Mas fiz assim por que era uma aplicação de consulta de dados de arquivo texto, era uma aplicação usada exporadicamente.
[]s
Marcos
Eu tinha um arquivo texto criado na disposição horizontal do mesmo jeito que está nas tabelas e eu criei dinamicamente um arquivo xml que colocava as linhas do txt na disposição vertical depois eu usava um dbgrid associado a um XML e os exibia na tela.
Mas fiz assim por que era uma aplicação de consulta de dados de arquivo texto, era uma aplicação usada exporadicamente.
[]s
Marcos
GOSTEI 0
Kristian
08/06/2004
Se tiver um componente que faça isso será uma mão na roda. Pois eu fiz isso com XML, mas foi feito na unha.
[]s
Marcos
Ja pensei em fazer na mão com 1 TStringGrid comum, mais estou pensando nos problemas d sincronizar a tela com o Dataset tipo qnd precionar 1 Crtl + -> seta para ir no final da grid.. ou Ctrl Home.. sacou... pois qnd alterar na tela tem q alterar o mesmo registro no DataSet respectivo e responde a eventos d ambos... como calc..
Agora fazer o objeto.. e ainda por cima uma grid dbware é um trabalho moroso.. e alguem tem esperiencia sobre o assunto ?
* Obs. sobre o forum.. ele não avisa qnd alguém responde ? pois nao estou recebendo os alertas ! :shock:
GOSTEI 0
Kristian
08/06/2004
ja experimentou procurar no www.toory.net???tem bastantes componentes..
Valeu !
GOSTEI 0
Cyberchip
08/06/2004
nao e www.toory.net mas sim www.torry.net....
ja axou alguma coisa???
ja axou alguma coisa???
GOSTEI 0
Kristian
08/06/2004
nao e www.toory.net mas sim www.torry.net....
ja axou alguma coisa???
Não já entrei no Torry.. e não tem nada desse tipo... vcs entenderam o q eu quero né ?
Pois to achando q o pessoal la fora nunca precisou d nada assim.. pois ninguém fez ?
Agora mudando d água para o vinho.. pelo jeito vou ter q fazer.. alguem conhece um TStringGrid.. Melhorado para Delphi CLX ? para ser portavel!
At+ e valeu :shock:
GOSTEI 0
Cyberchip
08/06/2004
puxa.. olha essa secçao no torry tem muitos componentes
http://www.torry.net/pages.php?id=114
ve com atençao....
tem de certeza algum componente que permite editar as colums e as rows
um abraço
http://www.torry.net/pages.php?id=114
ve com atençao....
tem de certeza algum componente que permite editar as colums e as rows
um abraço
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
08/06/2004
[quote:dfd34c256a=´cyberchip´]nao e www.toory.net mas sim www.torry.net....
ja axou alguma coisa???
Não já entrei no Torry.. e não tem nada desse tipo... vcs entenderam o q eu quero né ?
Pois to achando q o pessoal la fora nunca precisou d nada assim.. pois ninguém fez ?
Agora mudando d água para o vinho.. pelo jeito vou ter q fazer.. alguem conhece um TStringGrid.. Melhorado para Delphi CLX ? para ser portavel!
At+ e valeu :shock:[/quote:dfd34c256a]
Colega,
O que você está querendo pode ser feito por meio de SQL ou por geradores de relatório como o Crystal Reports, por isso, não se faz necessário um componente de Grid. Tem um ´passo-a-passo´ disto no www.forumweb.com.br, porém, o mesmo se encontra fora do ar em face de estar migrando o servidor. Assim que ele retornar eu coloco o link ´profundo´ apontando para o assunto.
Sobre a notificação de respostas, veja logo abaixo da caixa de texto se está marcado o CheckBox ´Notificar-me quando respondida´.
GOSTEI 0
Comodelphi
08/06/2004
O InfoPower tem um grid para isso: Baixe a avaliacao dessa incrivel biblioetca em: http://www.woll2woll.com
GOSTEI 0
Kristian
08/06/2004
O InfoPower tem um grid para isso: Baixe a avaliacao dessa incrivel biblioetca em: http://www.woll2woll.com
Usar a infopower é uma bomba... uma pq é paga e não é free e segundo at ond eu sei nao existe para clx mesmo q existe continua sendo paga !
Eu achei uma grid.. o problema é q ela é para vcl...
ond posso colocar o codigo da unit para vcs verem ?
Tentei mudar para CLX mais não tenho conhecimento suficiente para tal façanha !
conto com vcs !!!
GOSTEI 0
Kristian
08/06/2004
[quote:a6e88e825d=´Aroldo Zanela´]
At+ e valeu :shock:[/quote:a6e88e825d]
Colega,
O que você está querendo pode ser feito por meio de SQL ou por geradores de relatório como o Crystal Reports, por isso, não se faz necessário um componente de Grid. Tem um ´passo-a-passo´ disto no www.forumweb.com.br, porém, o mesmo se encontra fora do ar em face de estar migrando o servidor. Assim que ele retornar eu coloco o link ´profundo´ apontando para o assunto.
Sobre a notificação de respostas, veja logo abaixo da caixa de texto se está marcado o CheckBox ´Notificar-me quando respondida´.[/quote:a6e88e825d]
Mais eu não quero fazer relatorio no momento.. fazer os relatorios vai ser o d menos ... o q eu quero é exibir os dados na tela e possibilita a sua edicao dos mesmos...
valeu ! :shock:
[quote:a6e88e825d=´cyberchip´]nao e www.toory.net mas sim www.torry.net....
ja axou alguma coisa???
At+ e valeu :shock:[/quote:a6e88e825d]
Colega,
Sobre a notificação de respostas, veja logo abaixo da caixa de texto se está marcado o CheckBox ´Notificar-me quando respondida´.[/quote:a6e88e825d]
Mais eu não quero fazer relatorio no momento.. fazer os relatorios vai ser o d menos ... o q eu quero é exibir os dados na tela e possibilita a sua edicao dos mesmos...
valeu ! :shock:
GOSTEI 0
Rhosaka
08/06/2004
Olá
da uma olhada em
http://www.delphi.eti.br/downloads.php?id=884
você precisa ser cadastrado no site..
da uma olhada em
http://www.delphi.eti.br/downloads.php?id=884
você precisa ser cadastrado no site..
GOSTEI 0
Thematrix:reloaded
08/06/2004
Existe uma forma mais simples de vc conseguir isso, usando o próprio DBGrid comum:
- Se vc usar a RXLib, claro!!!
Na RXLib, tem um componente chamado RxMemoryData, que cria uma tabela em memória.
Com este componente vc pode criar campos(colunas) dinamicamente, e pode editar como se fosse uma tabela.
A vantagem desse modelo em cima do stringgrid é que vc pode usar um DataSource!!!!!
A lógica é a +/- a seguinte:
--> Vc lê os dados da tabela e vai populando a RxMemoryData no formato que vc quiser, se for necessário cria mais colunas
--> Edita os dados do RxMemoryData
--> Lê o RxMemoryData e grava as alterações na tabela física
As limitações são:
> Vc deve evitar ter muitas colunas, se vc tentar fazer isso num cadastro de clientes com 500 registros, por exemplo, com certeza vai dar estouro de memória, afinal serão 500 colunas(!!!!!)
>Se possível tente fazer com que o usuário filtre a tabela para vir só o que ele necessita
>Para evitar estouro de memória, o ideal é que a tabela tenha poucos campos também!
PS.: Se sua intenção é que o usuário informe um campo X para todos os registros por vez, vc pode fazer com que quando teclar ENTER o cursor passe para o próximo registro.
- Se vc usar a RXLib, claro!!!
Na RXLib, tem um componente chamado RxMemoryData, que cria uma tabela em memória.
Com este componente vc pode criar campos(colunas) dinamicamente, e pode editar como se fosse uma tabela.
A vantagem desse modelo em cima do stringgrid é que vc pode usar um DataSource!!!!!
A lógica é a +/- a seguinte:
--> Vc lê os dados da tabela e vai populando a RxMemoryData no formato que vc quiser, se for necessário cria mais colunas
--> Edita os dados do RxMemoryData
--> Lê o RxMemoryData e grava as alterações na tabela física
As limitações são:
> Vc deve evitar ter muitas colunas, se vc tentar fazer isso num cadastro de clientes com 500 registros, por exemplo, com certeza vai dar estouro de memória, afinal serão 500 colunas(!!!!!)
>Se possível tente fazer com que o usuário filtre a tabela para vir só o que ele necessita
>Para evitar estouro de memória, o ideal é que a tabela tenha poucos campos também!
PS.: Se sua intenção é que o usuário informe um campo X para todos os registros por vez, vc pode fazer com que quando teclar ENTER o cursor passe para o próximo registro.
GOSTEI 0
Mprocha
08/06/2004
Se vc criar arquivos xml´s vc poderá usar o componente ClientDataSet para exibi-los e relacioná-los através dos dbgrids como se fossem tabelas master details. É claro que vc tem que criar esses arquivos XML´s dinamicamente antes de exibir o form que terá os dbgrids. Eu faço isso com 11 dbgrids cada um apontado p/ um arq. XML e todos corelacionados.
[]s
Marcos
[]s
Marcos
GOSTEI 0