DbLookup combobox no Delphi 2010

Delphi

14/12/2015

Boa tarde, amigos delphianos!

Tenho pesquisado muito sobre o DbLookup, mas só encontro respostas para uso no Delphi 7, só que eu uso o Delphi 2010 e nele não encontrei a configuração completa mostrada no Delphi 7, conforme abaixo:

DataSource Ligar o DataSource da Tabela ao qual vai receber o valor do registro selecionado;
DataField Ligar o campo de ligação entre as duas tabelas, ao qual vai receber o valor do registro
selecionado;
ListSource Ligar o DataSource da Tabela ao qual vai Ter o registro selecionado;
ListField Ligar o campo que será listado quando o usuário abrir a janela para seleção do registro;
KeyField Ligar o campo de ligação entre as duas tabelas, ao qual terá o seu valor enviado para
gravação.

Para estes três últimos, no Delphi 2010, existe parecido: LOOKUP SOURCE, LOOKUP FIELD e LOOKUP DIASPLAY, mas por eles dá o seguinte erro:
"Lookup source must be connected to TTable component."

Como iniciante no Delphi, gostaría muito que alguém me ajudasse.

Muito obrigado,

Estenio Oliveira
Estenio Oliveira

Estenio Oliveira

Curtidas 1

Melhor post

Marcos P

Marcos P

14/12/2015

Estenio,

É estranho você comentar que seu DBLookUpComboBox no Delphi 2010, apresenta essas opções de LookUp relacionadas à TTable.

Fiz um teste aqui e mesmo conectando um componente DBLookUpComboBox a um DataSource relacionado a um TTable, essas opções de LookUp ( Source, Field e Display ) não aparecem aqui pra mim...

TTable é um tipo de componente descontinuado no Delphi 2010 e existe apenas por questões de compatibilidade com as versões anteriores da IDE, quando essas suportavam o BDE para acesso à dados externos.

Para uso desse componente nas versões mais recentes do Delphi, você deve usar ListSource, ListField e ListFieldIndex : Quando seu componente for apenas para leitura de dados ( combo de consulta )

E / OU

Usar DataSource, DataField e KeyField : quando seu componente também suportar ( de modo direto ) a edição dos dados listados ( via um DataSource diferente do DataSource definido na opção "ListSource" )

DBLookUpComboBox sempre deve estar relacionado à DataSources conectados ,ao database, através de dispositivos de acesso mais "moderno" : ADO, DbExpress, DataSnap, ...

Segue um desses componentes, que tenho em um um dos meus sistemas... apenas para confirmar as opções que tenho aqui :

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/378439-20151214-192134.png[/img]
GOSTEI 1

Mais Respostas

Estenio Oliveira

Estenio Oliveira

14/12/2015

Realmente, Marcos, estou vendo aí no seu delphi as propriedades iguais as que todos citam. Porém, no meu aqui, no lugar delas aparecem essas outras.
Vou desinstalar o Delphi e instalar novamente pra ver se aparece. Vai ver que mexi na configuração e mudei sem querer estas propriedades.

Valeu pela resposta.

Se tiver uma sugestão melhor, agradeço muito.

Bom trabalho pra você.
GOSTEI 0
POSTAR