DbLookup combobox no Delphi 2010

14/12/2015

0

Boa tarde, amigos delphianos!

Tenho pesquisado muito sobre o DbLookup, mas só encontro respostas para uso no Delphi 7, só que eu uso o Delphi 2010 e nele não encontrei a configuração completa mostrada no Delphi 7, conforme abaixo:

DataSource Ligar o DataSource da Tabela ao qual vai receber o valor do registro selecionado;
DataField Ligar o campo de ligação entre as duas tabelas, ao qual vai receber o valor do registro
selecionado;
ListSource Ligar o DataSource da Tabela ao qual vai Ter o registro selecionado;
ListField Ligar o campo que será listado quando o usuário abrir a janela para seleção do registro;
KeyField Ligar o campo de ligação entre as duas tabelas, ao qual terá o seu valor enviado para
gravação.

Para estes três últimos, no Delphi 2010, existe parecido: LOOKUP SOURCE, LOOKUP FIELD e LOOKUP DIASPLAY, mas por eles dá o seguinte erro:
"Lookup source must be connected to TTable component."

Como iniciante no Delphi, gostaría muito que alguém me ajudasse.

Muito obrigado,

Estenio Oliveira
Estenio Oliveira

Estenio Oliveira

Responder

Post mais votado

14/12/2015

Estenio,

É estranho você comentar que seu DBLookUpComboBox no Delphi 2010, apresenta essas opções de LookUp relacionadas à TTable.

Fiz um teste aqui e mesmo conectando um componente DBLookUpComboBox a um DataSource relacionado a um TTable, essas opções de LookUp ( Source, Field e Display ) não aparecem aqui pra mim...

TTable é um tipo de componente descontinuado no Delphi 2010 e existe apenas por questões de compatibilidade com as versões anteriores da IDE, quando essas suportavam o BDE para acesso à dados externos.

Para uso desse componente nas versões mais recentes do Delphi, você deve usar ListSource, ListField e ListFieldIndex : Quando seu componente for apenas para leitura de dados ( combo de consulta )

E / OU

Usar DataSource, DataField e KeyField : quando seu componente também suportar ( de modo direto ) a edição dos dados listados ( via um DataSource diferente do DataSource definido na opção "ListSource" )

DBLookUpComboBox sempre deve estar relacionado à DataSources conectados ,ao database, através de dispositivos de acesso mais "moderno" : ADO, DbExpress, DataSnap, ...

Segue um desses componentes, que tenho em um um dos meus sistemas... apenas para confirmar as opções que tenho aqui :

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/378439-20151214-192134.png[/img]

Marcos P

Marcos P
Responder

Mais Posts

14/12/2015

Estenio Oliveira

Realmente, Marcos, estou vendo aí no seu delphi as propriedades iguais as que todos citam. Porém, no meu aqui, no lugar delas aparecem essas outras.
Vou desinstalar o Delphi e instalar novamente pra ver se aparece. Vai ver que mexi na configuração e mudei sem querer estas propriedades.

Valeu pela resposta.

Se tiver uma sugestão melhor, agradeço muito.

Bom trabalho pra você.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar