DBLookupComboBox ===gt;gt;gt; ComboBox
Preciso transferir todos os itens de um DBLookupComboBox (que está devidamente funcionando e recebendo os dados do banco de dados) para um ComboBox simples. Não me pergunte o porquê, mas preciso fazer isso URGENTE e por incrível que pareça não estou conseguindo. A impressão é que é uma tarefa IMPOSSÍVEL!!!
E_haddad
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
19/03/2004
Colega,
Uma solução seria carregar o ComboBox a partir do Dataset que está ligado ao DBLookupComboBox.
Uma solução seria carregar o ComboBox a partir do Dataset que está ligado ao DBLookupComboBox.
GOSTEI 0
E_haddad
19/03/2004
Parece ser uma boa, mas, como faço isso? É um ComboBox simples! Não tenho opção de trabalhar com BD!
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
19/03/2004
Colega,
Agora fiquei sem entender. O que você precisa realmente? Popular um ComboBox (Combobox.Items.Add(´´)) com qual conteúdo? Não seria o mesmo de um dbLookupComboBox?
Agora fiquei sem entender. O que você precisa realmente? Popular um ComboBox (Combobox.Items.Add(´´)) com qual conteúdo? Não seria o mesmo de um dbLookupComboBox?
GOSTEI 0
E_haddad
19/03/2004
Amigo,
Eu tenho um DBLookupComboBox funcionando perfeitamente! Mas eu quero pegar todos os itens dele e jogar dentro de um ComboBox simples!
Entendeu?
Eu não quero trabalhar com o DBLookupComboBox !!! Vou deixar ele INVISIBLE e usar o ComboBox simples !!!
Eu tenho um DBLookupComboBox funcionando perfeitamente! Mas eu quero pegar todos os itens dele e jogar dentro de um ComboBox simples!
Entendeu?
Eu não quero trabalhar com o DBLookupComboBox !!! Vou deixar ele INVISIBLE e usar o ComboBox simples !!!
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
19/03/2004
Colega,
O que tem na propriedade listsource do dblookupcombobox?
O que tem na propriedade listsource do dblookupcombobox?
GOSTEI 0
E_haddad
19/03/2004
Pois é amigo ...
Mas acho que vc ainda não me entendeu !...
O que tem na propriedade ListSource do DBLookupComboBox é o que eu já tenho funcionando desde o início !!! Entendeu ??? Isso eu já tenho funcionando corretamente, porém, o que eu quero é passar todos os dados (itens) do DBLookupComboBox para o ComboBox simples!!!
Creio que está havendo algum erro de interpretação amigo.
Mas acho que vc ainda não me entendeu !...
O que tem na propriedade ListSource do DBLookupComboBox é o que eu já tenho funcionando desde o início !!! Entendeu ??? Isso eu já tenho funcionando corretamente, porém, o que eu quero é passar todos os dados (itens) do DBLookupComboBox para o ComboBox simples!!!
Creio que está havendo algum erro de interpretação amigo.
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
19/03/2004
Parece ser uma boa, mas, como faço isso? É um ComboBox simples! Não tenho opção de trabalhar com BD!
Colega,
Se você tem um dbLookupComboBox com um DataSet atribuído, então, certamente possui um BD conetado e disponível.
Para popular um combobox com os mesmos itens que estão no dbl, basta utilizar um While..do com o método add, como abaixo:
while not tbdodblookupcombobox.eof do begin combobox.items.add(´campo´); tbdodblookupcombobox.next; end;
GOSTEI 0
E_haddad
19/03/2004
É exatamente isso que eu quero, porém...
Acho que o código que vc me passou tem cara de VB! O Delphi não consegue compilar o ´EOF´ (end of file)...
Olha meu código:
while not dbTipoProjeto.eof do
begin
cboTipoProjeto.Items.Add(dbTipoProjeto.ListField);
dbTipoProjeto.next;
end;
Acho que o código que vc me passou tem cara de VB! O Delphi não consegue compilar o ´EOF´ (end of file)...
Olha meu código:
while not dbTipoProjeto.eof do
begin
cboTipoProjeto.Items.Add(dbTipoProjeto.ListField);
dbTipoProjeto.next;
end;
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
19/03/2004
Colega,
Não há nenhum problema em relação do método EOF, pois ele é implementado para classes TDataSets e seu descendentes.
while not dbTipoProjeto.eof do begin cboTipoProjeto.Items.Add(dbTipoProjeto.FieldByName(´colunaBD´).AsString); dbTipoProjeto.next; end;
Não há nenhum problema em relação do método EOF, pois ele é implementado para classes TDataSets e seu descendentes.
GOSTEI 0
E_haddad
19/03/2004
Amigo, o Delphi não reconhece o EOF...
Erro de sintaxe não declarada, Undeclared Identifier.
Estou usado Paradox7 como BD e para ligar o banco estou usando DataBase, DataSource e Query
Meu código:
while not dbTipoProjeto.Eof do
begin
cboTipoProjeto.Items.Add(dbTipoProjeto.FieldByName(´TipoProjeto´).AsString);
dbTipoProjeto.Next;
end;
ELE NÃO RECONHECE O EOF, TBM NÃO IRÁ RECONHECER O ´FieldByName´, nem o ´Next´.
Erro de sintaxe não declarada, Undeclared Identifier.
Estou usado Paradox7 como BD e para ligar o banco estou usando DataBase, DataSource e Query
Meu código:
while not dbTipoProjeto.Eof do
begin
cboTipoProjeto.Items.Add(dbTipoProjeto.FieldByName(´TipoProjeto´).AsString);
dbTipoProjeto.Next;
end;
ELE NÃO RECONHECE O EOF, TBM NÃO IRÁ RECONHECER O ´FieldByName´, nem o ´Next´.
GOSTEI 0
E_haddad
19/03/2004
Desculpe, estou usando Banco Access XP e Delphi 7.
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
19/03/2004
Colega,
dbTipoProjeto deve ser o nome do dataset (tabela ou query) que está na respectiva propriedade do dblookupcombobox.
dbTipoProjeto deve ser o nome do dataset (tabela ou query) que está na respectiva propriedade do dblookupcombobox.
GOSTEI 0