de sua opinião em meu dilema
Olá pessoal, acho que no momento eu programador Delphi estou vivendo um dilema, altero meus software para windows metro, ou altero para firemonkey ou vou para C# tenho estudado muito C# e estou gostando muito! Até mesmo acho que o Delphi não e 100% Orientado a Objeto, quer dizer até é, mais se torna inviavel trabalhar com POO na parte de dataset datasource sempre vamos ter quer colocar os componentes provider, clientdataset etc.. , para ser trabalhar com CRUD beleza legal, mais nem tudo compensa usar POO em Delphi, para mim Delphi e um ótimo RAD, idependente do salario estou quase convicto ir para C# uma linguagem bem mais robusta e 100% POO, gostaria de ouvir a opinião de outros programadores Delphi.
Savério Jr.
Curtidas 0
Respostas
Marco Salles
07/09/2012
Já que é para opiniar , vou dar minha opinião ... Ser RAD não justifica não ser POBP . Acima de POO no meu modo de ver
está POBP e isto o Delphi permite e permite bem
está POBP e isto o Delphi permite e permite bem
GOSTEI 0
William
07/09/2012
Na minha opinião quando se fala em desenvolvimento para Desktop acredito que o Delphi seja disparado a melhor ferramenta, principalmente no quesito velocidade para o desenvolvimento, tenho contato com algumas empresas que desenvolvem ERPs utilizando Delphi.
Quanto ao C# e até Java são linguagens extremamente poderosas mas para desenvolvimento desktop são muito trabalhosas, falo isso por experiência própria, pois já desenvolvi "pequenas" aplicações desktop utilizando essas 2 linguagens. Por outro lado são fortemente OO, uma prova disso é o famoso "coletor de lixo" garbage collector, infelizmente no Delphi se quisermos coisa do genêro temos que programar utilizando interfaces.
Finalizando, linguagem desktop rápida e prática tem q ser Delphi, para Web C# em conjunto com Asp.net..
Quanto ao C# e até Java são linguagens extremamente poderosas mas para desenvolvimento desktop são muito trabalhosas, falo isso por experiência própria, pois já desenvolvi "pequenas" aplicações desktop utilizando essas 2 linguagens. Por outro lado são fortemente OO, uma prova disso é o famoso "coletor de lixo" garbage collector, infelizmente no Delphi se quisermos coisa do genêro temos que programar utilizando interfaces.
Finalizando, linguagem desktop rápida e prática tem q ser Delphi, para Web C# em conjunto com Asp.net..
GOSTEI 0
Marco Salles
07/09/2012
Na minha opinião quando se fala em desenvolvimento para Desktop acredito que o Delphi seja disparado a melhor ferramenta, principalmente no quesito velocidade para o desenvolvimento, tenho contato com algumas empresas que desenvolvem ERPs utilizando Delphi.
So completando o que o wllfl disse , o Delphi permite muito mais que o Desktop. Permite aplicações simples em n-tier que ao meu ver é poderosso e eficiente . Quanto a interfaces é recomendado que se programe sempre para Interfaces . O Problema que
nos cursos e afins de Delphi o ensinam com Estruturada e mais ainda com o Padarox ,ai o vicio perdura por muito tempo . Com
o Delphi vc consegue fazer qulquer coisa de modo certo ou de modo errado (ou mais dificil) . Mais uma vez eu postulo que ser
RAD não significa não ter Padrões , não significa não ser simples ,não significa não ser SOLID .
GOSTEI 0
Fabricio Kawata
07/09/2012
Olá Savério, compreendo perfeitamente seu dilema, pois já vivi o mesmo há pouco tempo. Tomando como base o meu caso, acredito que a melhor resposta para sua "dúvida" é: oportunidade. Tempos atrás até pensei em "abandonar" o Delphi e partir com tudo para .NET/C#. No entanto, conforme eu ia estudando, fui percebendo que minha realidade profissional (de oportunidades) é o Delphi, ou seja, todas as formas de eu ganhar dinheiro na área girava em torno do Delphi (aqui na minha região o .NET ainda é fraco). Resolvi então manter meu foco no Delphi e estudar .NET em paralelo, sempre em segundo plano. Mas para te deixar ainda mais confuso rs, tenho colegas de outras regiões que migraram de Delphi para .NET e tiveram sucesso e não se arrependem.
Valew!
Valew!
GOSTEI 0
Daniel Santos
07/09/2012
Bom vou opnar também, eu programo com o Delphi 100% OO, não uso a parte de persistência dele, criei com pouco esforço um framework ORM, e uso o datasnap para transportar os objetos entre cliente e servidor. Até poderia ter partido para o C#, mais não jogaria 12 anos de experiência fora, já que o XE em diante posso aplicar todas as regras de arquitetura referentes a POO existentes hoje sem problemas. Alguns podem dizer "á, se você não usa o Dataset estão não tem pq usar o Delphi", eu digo que tem sim, pq o desenvolvimento da aplicação, principalmente nas interfaces do usuário é muito rápida.
Hoje minha aplicação tem um servidor Delphi com clientes em Delphi, Android e agora Metro também.
Hoje minha aplicação tem um servidor Delphi com clientes em Delphi, Android e agora Metro também.
GOSTEI 0
Bruno Leandro
07/09/2012
a nova versão do delphi xe3 sera possivel implentar em dephi para android, ios e metro segundo a embarcadero mas sera um modulo a parte que quando for instalado sera adicionado ao delphi, e no roadmap deles ainda existe a implementação para linux, então não vejo necessidade de migrar de nesse momento.
GOSTEI 0
Claudia Nogueira
07/09/2012
Sou da opinião que a oportunidade leva a escolha da linguagem. Eu por exemplo pra ganhar o que eu ganho trabalhando com outra linguagem que não seja o Delphi, eu teria que trabalhar mais pelos menos uns 5 anos pra chegar nesse patamar financeiro, então por enquanto pra mim o Delphi para desenvolvimento Desktop é o mais viável. E concordo com o argumento de que para desktop ele ainda seja a melhor opção. Cada caso é um caso, e até um tempo atrás tive que por motivos financeiros, trabalhar com FoxPro.
GOSTEI 0
Savério Jr.
07/09/2012
Obrigado a todos pelas opinioes, ajudaram bastante com respostas coerentes!!!
GOSTEI 0
Alisson Santos
07/09/2012
Eu passei esses dias esse dilema referente qual linguagem utilizar.
Sou desenvolvedor de sistema em delphi a mais de 6 anos, e também desenvolvo nas linguagens Java, C#, Asp.net.
A empresa na qual estou hoje está mudando os olhos no mercado e mudando o jeito de se trabalhar e pediu para que pudessemos nos especializar em outras linguagens mais aprofundadas para que possamos ampliar os horizontes.
Quando chegou ao meu conhecimento, fiz os questionamentos abaixo para eles e porque teriamos que mudar a linguagem que estamos utilizando que atualmente é Delphi pois o mercado está pedindo web e celular.
Fiz as seguintes perguntas para eles.
1º Analisar o mercado de trabalho e a tendencia.
2º Analisar o mercado de trabalho da região onde mora.
3º Tempo de aprendizado de uma outra linguagem que não domina bastante.
4º O que a empresa na qual estou me oferece na linguagem que eu desenvolvo.
Apos ter feito a analise em conjunto com a diretoria constatamos que não é a linguagem que vai mudar o meu comportamento de desenvolvimento, e qua as liguagens evoluem como todas as tecnologias e sendo assim não precisaria mudar.
Na empresa desenvolvemos sistema utilizando Delphi POO, desenvovemos componentes para utilizar nas aplicações e metodos que nos auxilam bastante com o POO. C# realmente é totalmente POO sim, mais o delphi também, o problema é que não utilizamos por ser mais facil colocar componentes em telas e desenvolver só rotinas utilizando componentes visuais.
Acho que antes de fazer uma mudança de grande proporção como disse acima algumas coisas tem que ser vistas.
Sou desenvolvedor de sistema em delphi a mais de 6 anos, e também desenvolvo nas linguagens Java, C#, Asp.net.
A empresa na qual estou hoje está mudando os olhos no mercado e mudando o jeito de se trabalhar e pediu para que pudessemos nos especializar em outras linguagens mais aprofundadas para que possamos ampliar os horizontes.
Quando chegou ao meu conhecimento, fiz os questionamentos abaixo para eles e porque teriamos que mudar a linguagem que estamos utilizando que atualmente é Delphi pois o mercado está pedindo web e celular.
Fiz as seguintes perguntas para eles.
1º Analisar o mercado de trabalho e a tendencia.
2º Analisar o mercado de trabalho da região onde mora.
3º Tempo de aprendizado de uma outra linguagem que não domina bastante.
4º O que a empresa na qual estou me oferece na linguagem que eu desenvolvo.
Apos ter feito a analise em conjunto com a diretoria constatamos que não é a linguagem que vai mudar o meu comportamento de desenvolvimento, e qua as liguagens evoluem como todas as tecnologias e sendo assim não precisaria mudar.
Na empresa desenvolvemos sistema utilizando Delphi POO, desenvovemos componentes para utilizar nas aplicações e metodos que nos auxilam bastante com o POO. C# realmente é totalmente POO sim, mais o delphi também, o problema é que não utilizamos por ser mais facil colocar componentes em telas e desenvolver só rotinas utilizando componentes visuais.
Acho que antes de fazer uma mudança de grande proporção como disse acima algumas coisas tem que ser vistas.
GOSTEI 0
Pjrm1470
07/09/2012
Bom dia.
Como muitos falaram... repito e acrescento:
Na empresa onde trabalho, utilizamos Delphi. Em segundo plano utilizo C# no desenvolvimento de games.
A questão é, o que é mais viável para você no momento!?
Quando estava começando meus estudos em jogos, o pessoal da unidev me disse que não importa a linguagem, qualquer uma irá fazer o trabalho que você precisa! O problema é saber do que você precisa, o que a linguagem pode te oferecer e o que o mercado está pedindo!
Faça uma escolha sábia e foque nela!
Um abraço e bons estudos.
Como muitos falaram... repito e acrescento:
Na empresa onde trabalho, utilizamos Delphi. Em segundo plano utilizo C# no desenvolvimento de games.
A questão é, o que é mais viável para você no momento!?
Quando estava começando meus estudos em jogos, o pessoal da unidev me disse que não importa a linguagem, qualquer uma irá fazer o trabalho que você precisa! O problema é saber do que você precisa, o que a linguagem pode te oferecer e o que o mercado está pedindo!
Faça uma escolha sábia e foque nela!
Um abraço e bons estudos.
GOSTEI 0
Paulo Freire
07/09/2012
Bom deixando minha opinião ao mestre Savério(digo mestre pois já aprendi muito com suas dicas), hoje tenho minha independência financeira através do Delphi, desde a versão 2.0/paradox, como foi mencionado acima, abandonei o vb 4/5, e fui para o Delphi 7, 2007, 2009, 2010, agora XE. Tenho duas equipes programadores uma Delphi e outra .Net C#, experiencia própria, o pessoal (Delphiano) dá de pau no pessoal ASP.Net, e todos são certificados hein, mas depende do caso, eu vejo que o delphi lhe da mais oportunidades em componentes, frameworks, relatórios, conexões, multibanco, automação comercial e industrial ele da show, enfim... ele me da mais resultados nos nossos projetos.
GOSTEI 0
Savério Jr.
07/09/2012
Oi Paulo gostei da sua resposta quando diz que delphi lhe da mais oportunidades em componentes, frameworks, relatórios, conexões, multibanco, automação comercial e industrial, tem toda razão, e muitas vezes nem paramos para pensar nesse nivel,
obrigado pela reposta, derrubou muitos pontos do c#.
obrigado pela reposta, derrubou muitos pontos do c#.
GOSTEI 0
Adriano Santos
07/09/2012
Savério,
Sei que segue meus posts on blog (www.tdevrocks.com.br) e no Facebook e deve imaginar minha opinião, mas vamos lá.
A Embarcadero encarou um desafio mostruoso ao aquirir a linha de compiladores da antiga e saudosa Borland. E quer saber? Ela tá vencendo esse desafio, na minha humilde opinião.
O Delphi vem crescendo enormemente com as atuais ações de marketing da empresa. Tudo bem, marketing você vai dizer, mas não é só isso. Desde o Delphi 2009 o investimento na ferramenta em termos de adequá-la e fazê-la acompanhar o mercado vem fazendo dela novamente uma grande IDE como sempre foi.
Vamos lá:
- Desenvolvimento OO com Delphi? Sim é possível, todos nós sabemos. Por que não usá-lo?
- Com DataSnap podemos isolar nossos métodos da camada cliente e fazer com que a camada client possa ser desenvolvida e conversar com o banco de dados em praticamente qualquer plataforma; Sabemos que é possível acessar um servidor DataSnap com iOS do iPhone ou iPad, da web com C# ou ASP.NET, Mac OS X;
- Desenvolvimento para Android? Vamos de HTML 5 Builder XE3 lançado na última semana, excelente IDE. Estou testando e em breve farei tutoriais de apresentação.
- Quer fazer sites? Embarcadero Delphi Prism XE, XE2 e XE3. Acabei de vir de Floripa onde dei uma consultoria em Delphi Prism XE. Os caras estão desenvolvendo tranquilo na ferramenta e gostando muito.
- Mobile já é possível desenvolver para plataforma Apple iOS com XE2 e agora com Mobile Studio chegando ai, também teremos suporte no XE3.
Sem contar com LiveBindings, Firemonkey 2, preparado para interface Windows 8 (Metropolis), enfim. Não há o que questionar. A ferramenta está ai, é mão na massa. ;)
Se precisar de um help, conte comigo e com outros 18 evangelistas espalhados por todo o Brasil. E por falar nisso, estamos trabalhando em conjunto as universidades e levando o Delphi novamente aos cursos de TI como ferramenta de desenvolvimento.
Meus contatos:
asrsantos@gmail.com
Blog: www.tdevrocks.com.br
Todos estão convidados a ler o blog e ficar por dentro de tudo que acontece.
Mês que vem teremos o Delphi Conference 2012 e estarei lá palestrando sobre Mobilidade.
;)
Sei que segue meus posts on blog (www.tdevrocks.com.br) e no Facebook e deve imaginar minha opinião, mas vamos lá.
A Embarcadero encarou um desafio mostruoso ao aquirir a linha de compiladores da antiga e saudosa Borland. E quer saber? Ela tá vencendo esse desafio, na minha humilde opinião.
O Delphi vem crescendo enormemente com as atuais ações de marketing da empresa. Tudo bem, marketing você vai dizer, mas não é só isso. Desde o Delphi 2009 o investimento na ferramenta em termos de adequá-la e fazê-la acompanhar o mercado vem fazendo dela novamente uma grande IDE como sempre foi.
Vamos lá:
- Desenvolvimento OO com Delphi? Sim é possível, todos nós sabemos. Por que não usá-lo?
- Com DataSnap podemos isolar nossos métodos da camada cliente e fazer com que a camada client possa ser desenvolvida e conversar com o banco de dados em praticamente qualquer plataforma; Sabemos que é possível acessar um servidor DataSnap com iOS do iPhone ou iPad, da web com C# ou ASP.NET, Mac OS X;
- Desenvolvimento para Android? Vamos de HTML 5 Builder XE3 lançado na última semana, excelente IDE. Estou testando e em breve farei tutoriais de apresentação.
- Quer fazer sites? Embarcadero Delphi Prism XE, XE2 e XE3. Acabei de vir de Floripa onde dei uma consultoria em Delphi Prism XE. Os caras estão desenvolvendo tranquilo na ferramenta e gostando muito.
- Mobile já é possível desenvolver para plataforma Apple iOS com XE2 e agora com Mobile Studio chegando ai, também teremos suporte no XE3.
Sem contar com LiveBindings, Firemonkey 2, preparado para interface Windows 8 (Metropolis), enfim. Não há o que questionar. A ferramenta está ai, é mão na massa. ;)
Se precisar de um help, conte comigo e com outros 18 evangelistas espalhados por todo o Brasil. E por falar nisso, estamos trabalhando em conjunto as universidades e levando o Delphi novamente aos cursos de TI como ferramenta de desenvolvimento.
Meus contatos:
asrsantos@gmail.com
Blog: www.tdevrocks.com.br
Todos estão convidados a ler o blog e ficar por dentro de tudo que acontece.
Mês que vem teremos o Delphi Conference 2012 e estarei lá palestrando sobre Mobilidade.
;)
GOSTEI 0
Savério Jr.
07/09/2012
Valeu Adriano, obrigado!
GOSTEI 0
Paulo Freire
07/09/2012
Grande Adriano, agora trabalhando com grandioso Manuel Edésio na EdeSoft, fiz muitos treinamentos com ele, abraço pra vcs.
GOSTEI 0
Deivison Melo
07/09/2012
Não sei qual o segmento dos aplicativos que desenvolve, eu diria que essa coisa de linguagem "certa"
ou "melhor" vai da oportunidade e do tipo de aplicação que vai desenvolver no momento, sou um dos
defensores do delphi e sempre falo: "O que é feito em qualquer outra linguagem é feito em delphi",
já trabalhei em vários segmentos, e com vários tipos de linguagens e diversos banco de dados e nem
por isso tive que abandonar o delphi, mesmo sem está desenvolvendo em delphi sempre tenho ele instalado
em minha máquina, um exemplo é na empresa atual que trabalho, quando entrei trabalhavamos (e ainda
trabalhamos pois temos sistemas legados) apenas com Oracle Forms and Reports (Além do maravilhoso PL-SQL,
que é utilizado até hoje), e migramos para Java + Flex, pois o o foco da empresa foi desenvolver aplicações
que rodassem através da web e além do multiplataforma (claro que antes já tinhamos isso, pois o oracle usa
como base a JVM). Eu diria que se precisa aprender .net ou (ou já tem uma certa senioridade na linguagem)
vai em frente e aprenda, desenvolva e quando precisar usar o bom e velho delphi tenho certeza que não sofrerá,
pois não terá que reaprender a linguagem. Outra vantagem é a curva de aprendizado, "nós" analistas/desenvolvedores
temos uma imensa flexibilidade de adptação a outras linguagens.
Boa sorte e bons códigos, espero continuarmos aqui no fórum com essa troca de experiência, sempre fortalecendo
o nosso aprendizado.
Emanoel Deivison
Recife - PE
ou "melhor" vai da oportunidade e do tipo de aplicação que vai desenvolver no momento, sou um dos
defensores do delphi e sempre falo: "O que é feito em qualquer outra linguagem é feito em delphi",
já trabalhei em vários segmentos, e com vários tipos de linguagens e diversos banco de dados e nem
por isso tive que abandonar o delphi, mesmo sem está desenvolvendo em delphi sempre tenho ele instalado
em minha máquina, um exemplo é na empresa atual que trabalho, quando entrei trabalhavamos (e ainda
trabalhamos pois temos sistemas legados) apenas com Oracle Forms and Reports (Além do maravilhoso PL-SQL,
que é utilizado até hoje), e migramos para Java + Flex, pois o o foco da empresa foi desenvolver aplicações
que rodassem através da web e além do multiplataforma (claro que antes já tinhamos isso, pois o oracle usa
como base a JVM). Eu diria que se precisa aprender .net ou (ou já tem uma certa senioridade na linguagem)
vai em frente e aprenda, desenvolva e quando precisar usar o bom e velho delphi tenho certeza que não sofrerá,
pois não terá que reaprender a linguagem. Outra vantagem é a curva de aprendizado, "nós" analistas/desenvolvedores
temos uma imensa flexibilidade de adptação a outras linguagens.
Boa sorte e bons códigos, espero continuarmos aqui no fórum com essa troca de experiência, sempre fortalecendo
o nosso aprendizado.
Emanoel Deivison
Recife - PE
GOSTEI 0
Adriano Santos
07/09/2012
Grande Adriano, agora trabalhando com grandioso Manuel Edésio na EdeSoft, fiz muitos treinamentos com ele, abraço pra vcs.
rs, obrigado. O abraço será dado.
GOSTEI 0