Fórum de sua opinião em meu dilema #423319

07/09/2012

0

Olá pessoal, acho que no momento eu programador Delphi estou vivendo um dilema, altero meus software para windows metro, ou altero para firemonkey ou vou para C# tenho estudado muito C# e estou gostando muito! Até mesmo acho que o Delphi não e 100% Orientado a Objeto, quer dizer até é, mais se torna inviavel trabalhar com POO na parte de dataset datasource sempre vamos ter quer colocar os componentes provider, clientdataset etc.. , para ser trabalhar com CRUD beleza legal, mais nem tudo compensa usar POO em Delphi, para mim Delphi e um ótimo RAD, idependente do salario estou quase convicto ir para C# uma linguagem bem mais robusta e 100% POO, gostaria de ouvir a opinião de outros programadores Delphi.
Savério Jr.

Savério Jr.

Responder

07/09/2012

Marco Salles

Já que é para opiniar , vou dar minha opinião ... Ser RAD não justifica não ser POBP . Acima de POO no meu modo de ver
está POBP e isto o Delphi permite e permite bem
Responder

Gostei + 0

08/09/2012

William

Na minha opinião quando se fala em desenvolvimento para Desktop acredito que o Delphi seja disparado a melhor ferramenta, principalmente no quesito velocidade para o desenvolvimento, tenho contato com algumas empresas que desenvolvem ERPs utilizando Delphi.

Quanto ao C# e até Java são linguagens extremamente poderosas mas para desenvolvimento desktop são muito trabalhosas, falo isso por experiência própria, pois já desenvolvi "pequenas" aplicações desktop utilizando essas 2 linguagens. Por outro lado são fortemente OO, uma prova disso é o famoso "coletor de lixo" garbage collector, infelizmente no Delphi se quisermos coisa do genêro temos que programar utilizando interfaces.

Finalizando, linguagem desktop rápida e prática tem q ser Delphi, para Web C# em conjunto com Asp.net..
Responder

Gostei + 0

08/09/2012

Marco Salles

Na minha opinião quando se fala em desenvolvimento para Desktop acredito que o Delphi seja disparado a melhor ferramenta, principalmente no quesito velocidade para o desenvolvimento, tenho contato com algumas empresas que desenvolvem ERPs utilizando Delphi.

So completando o que o wllfl disse , o Delphi permite muito mais que o Desktop. Permite aplicações simples em n-tier que ao meu ver é poderosso e eficiente . Quanto a interfaces é recomendado que se programe sempre para Interfaces . O Problema que
nos cursos e afins de Delphi o ensinam com Estruturada e mais ainda com o Padarox ,ai o vicio perdura por muito tempo . Com
o Delphi vc consegue fazer qulquer coisa de modo certo ou de modo errado (ou mais dificil) . Mais uma vez eu postulo que ser
RAD não significa não ter Padrões , não significa não ser simples ,não significa não ser SOLID .
Responder

Gostei + 0

08/09/2012

Fabricio Kawata

Olá Savério, compreendo perfeitamente seu dilema, pois já vivi o mesmo há pouco tempo. Tomando como base o meu caso, acredito que a melhor resposta para sua "dúvida" é: oportunidade. Tempos atrás até pensei em "abandonar" o Delphi e partir com tudo para .NET/C#. No entanto, conforme eu ia estudando, fui percebendo que minha realidade profissional (de oportunidades) é o Delphi, ou seja, todas as formas de eu ganhar dinheiro na área girava em torno do Delphi (aqui na minha região o .NET ainda é fraco). Resolvi então manter meu foco no Delphi e estudar .NET em paralelo, sempre em segundo plano. Mas para te deixar ainda mais confuso rs, tenho colegas de outras regiões que migraram de Delphi para .NET e tiveram sucesso e não se arrependem.

Valew!
Responder

Gostei + 0

19/09/2012

Daniel Santos

Bom vou opnar também, eu programo com o Delphi 100% OO, não uso a parte de persistência dele, criei com pouco esforço um framework ORM, e uso o datasnap para transportar os objetos entre cliente e servidor. Até poderia ter partido para o C#, mais não jogaria 12 anos de experiência fora, já que o XE em diante posso aplicar todas as regras de arquitetura referentes a POO existentes hoje sem problemas. Alguns podem dizer "á, se você não usa o Dataset estão não tem pq usar o Delphi", eu digo que tem sim, pq o desenvolvimento da aplicação, principalmente nas interfaces do usuário é muito rápida.
Hoje minha aplicação tem um servidor Delphi com clientes em Delphi, Android e agora Metro também.
Responder

Gostei + 0

19/09/2012

Bruno Leandro

a nova versão do delphi xe3 sera possivel implentar em dephi para android, ios e metro segundo a embarcadero mas sera um modulo a parte que quando for instalado sera adicionado ao delphi, e no roadmap deles ainda existe a implementação para linux, então não vejo necessidade de migrar de nesse momento.
Responder

Gostei + 0

19/09/2012

Claudia Nogueira

Sou da opinião que a oportunidade leva a escolha da linguagem. Eu por exemplo pra ganhar o que eu ganho trabalhando com outra linguagem que não seja o Delphi, eu teria que trabalhar mais pelos menos uns 5 anos pra chegar nesse patamar financeiro, então por enquanto pra mim o Delphi para desenvolvimento Desktop é o mais viável. E concordo com o argumento de que para desktop ele ainda seja a melhor opção. Cada caso é um caso, e até um tempo atrás tive que por motivos financeiros, trabalhar com FoxPro.
Responder

Gostei + 0

19/09/2012

Savério Jr.

Obrigado a todos pelas opinioes, ajudaram bastante com respostas coerentes!!!
Responder

Gostei + 0

20/09/2012

Alisson Santos

Eu passei esses dias esse dilema referente qual linguagem utilizar.
Sou desenvolvedor de sistema em delphi a mais de 6 anos, e também desenvolvo nas linguagens Java, C#, Asp.net.
A empresa na qual estou hoje está mudando os olhos no mercado e mudando o jeito de se trabalhar e pediu para que pudessemos nos especializar em outras linguagens mais aprofundadas para que possamos ampliar os horizontes.

Quando chegou ao meu conhecimento, fiz os questionamentos abaixo para eles e porque teriamos que mudar a linguagem que estamos utilizando que atualmente é Delphi pois o mercado está pedindo web e celular.

Fiz as seguintes perguntas para eles.
1º Analisar o mercado de trabalho e a tendencia.
2º Analisar o mercado de trabalho da região onde mora.
3º Tempo de aprendizado de uma outra linguagem que não domina bastante.
4º O que a empresa na qual estou me oferece na linguagem que eu desenvolvo.

Apos ter feito a analise em conjunto com a diretoria constatamos que não é a linguagem que vai mudar o meu comportamento de desenvolvimento, e qua as liguagens evoluem como todas as tecnologias e sendo assim não precisaria mudar.

Na empresa desenvolvemos sistema utilizando Delphi POO, desenvovemos componentes para utilizar nas aplicações e metodos que nos auxilam bastante com o POO. C# realmente é totalmente POO sim, mais o delphi também, o problema é que não utilizamos por ser mais facil colocar componentes em telas e desenvolver só rotinas utilizando componentes visuais.

Acho que antes de fazer uma mudança de grande proporção como disse acima algumas coisas tem que ser vistas.

Responder

Gostei + 0

20/09/2012

Pjrm1470

Bom dia.
Como muitos falaram... repito e acrescento:

Na empresa onde trabalho, utilizamos Delphi. Em segundo plano utilizo C# no desenvolvimento de games.
A questão é, o que é mais viável para você no momento!?

Quando estava começando meus estudos em jogos, o pessoal da unidev me disse que não importa a linguagem, qualquer uma irá fazer o trabalho que você precisa! O problema é saber do que você precisa, o que a linguagem pode te oferecer e o que o mercado está pedindo!

Faça uma escolha sábia e foque nela!
Um abraço e bons estudos.
Responder

Gostei + 0

20/09/2012

Paulo Freire

Bom deixando minha opinião ao mestre Savério(digo mestre pois já aprendi muito com suas dicas), hoje tenho minha independência financeira através do Delphi, desde a versão 2.0/paradox, como foi mencionado acima, abandonei o vb 4/5, e fui para o Delphi 7, 2007, 2009, 2010, agora XE. Tenho duas equipes programadores uma Delphi e outra .Net C#, experiencia própria, o pessoal (Delphiano) dá de pau no pessoal ASP.Net, e todos são certificados hein, mas depende do caso, eu vejo que o delphi lhe da mais oportunidades em componentes, frameworks, relatórios, conexões, multibanco, automação comercial e industrial ele da show, enfim... ele me da mais resultados nos nossos projetos.
Responder

Gostei + 0

20/09/2012

Savério Jr.

Oi Paulo gostei da sua resposta quando diz que delphi lhe da mais oportunidades em componentes, frameworks, relatórios, conexões, multibanco, automação comercial e industrial, tem toda razão, e muitas vezes nem paramos para pensar nesse nivel,
obrigado pela reposta, derrubou muitos pontos do c#.
Responder

Gostei + 0

20/09/2012

Adriano Santos

Savério,

Sei que segue meus posts on blog (www.tdevrocks.com.br) e no Facebook e deve imaginar minha opinião, mas vamos lá.
A Embarcadero encarou um desafio mostruoso ao aquirir a linha de compiladores da antiga e saudosa Borland. E quer saber? Ela tá vencendo esse desafio, na minha humilde opinião.

O Delphi vem crescendo enormemente com as atuais ações de marketing da empresa. Tudo bem, marketing você vai dizer, mas não é só isso. Desde o Delphi 2009 o investimento na ferramenta em termos de adequá-la e fazê-la acompanhar o mercado vem fazendo dela novamente uma grande IDE como sempre foi.

Vamos lá:

- Desenvolvimento OO com Delphi? Sim é possível, todos nós sabemos. Por que não usá-lo?
- Com DataSnap podemos isolar nossos métodos da camada cliente e fazer com que a camada client possa ser desenvolvida e conversar com o banco de dados em praticamente qualquer plataforma; Sabemos que é possível acessar um servidor DataSnap com iOS do iPhone ou iPad, da web com C# ou ASP.NET, Mac OS X;
- Desenvolvimento para Android? Vamos de HTML 5 Builder XE3 lançado na última semana, excelente IDE. Estou testando e em breve farei tutoriais de apresentação.
- Quer fazer sites? Embarcadero Delphi Prism XE, XE2 e XE3. Acabei de vir de Floripa onde dei uma consultoria em Delphi Prism XE. Os caras estão desenvolvendo tranquilo na ferramenta e gostando muito.
- Mobile já é possível desenvolver para plataforma Apple iOS com XE2 e agora com Mobile Studio chegando ai, também teremos suporte no XE3.

Sem contar com LiveBindings, Firemonkey 2, preparado para interface Windows 8 (Metropolis), enfim. Não há o que questionar. A ferramenta está ai, é mão na massa. ;)

Se precisar de um help, conte comigo e com outros 18 evangelistas espalhados por todo o Brasil. E por falar nisso, estamos trabalhando em conjunto as universidades e levando o Delphi novamente aos cursos de TI como ferramenta de desenvolvimento.

Meus contatos:
asrsantos@gmail.com
Blog: www.tdevrocks.com.br

Todos estão convidados a ler o blog e ficar por dentro de tudo que acontece.
Mês que vem teremos o Delphi Conference 2012 e estarei lá palestrando sobre Mobilidade.

;)
Responder

Gostei + 0

20/09/2012

Savério Jr.

Valeu Adriano, obrigado!
Responder

Gostei + 0

21/09/2012

Paulo Freire

Grande Adriano, agora trabalhando com grandioso Manuel Edésio na EdeSoft, fiz muitos treinamentos com ele, abraço pra vcs.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar