Delphi 7 e Postgree 8.0
olá pessoal.
Estou executando uma query ligado ao banco de dados em postgree e quando retorna o resultado do campo do tipo int4 perfeitamente, mas o campo do tipo varchar ele acusa como não existindo, alguem sabe dizer qual o problema??
Obrigado!
Estou usando uma conexão no ODBC
Estou executando uma query ligado ao banco de dados em postgree e quando retorna o resultado do campo do tipo int4 perfeitamente, mas o campo do tipo varchar ele acusa como não existindo, alguem sabe dizer qual o problema??
Obrigado!
Estou usando uma conexão no ODBC
Vinnyciusbrum
Curtidas 0
Respostas
Bon Jovi
05/07/2005
Qual tecnologia está usando, ADO, BDE ou qual?
Quais valores das propriedades do componente que vc alterou?
Quais valores das configurações do data source ODBC vc alterou?
Qual versao do driver ODBC?
Está fazendo o sistema do zero ou está convertendo um existente?
Quais valores das propriedades do componente que vc alterou?
Quais valores das configurações do data source ODBC vc alterou?
Qual versao do driver ODBC?
Está fazendo o sistema do zero ou está convertendo um existente?
GOSTEI 0
Bon Jovi
05/07/2005
Escreva tb examente a mensagem de erro que é retornada.
GOSTEI 0
Vinnyciusbrum
05/07/2005
estou usando bde, a mensagem de erro diz .....´FRzs´ not found...., onde Frzs se refere ao nome do campo que foi passado no comando sql. Esse campo é do tipo varchar.
GOSTEI 0
Vinnyciusbrum
05/07/2005
eu usava no mesmo sistema delphi o sqlserver, mas por necessidades de um cliente, tive que adaptar para o postgre, apenas alterei os sql e o drive do ODBC.
Obs: esse sql é igual ao do sql server, pois é simples, contém apenas ´select´, ´as´, ´left outer join´ e ´order by´. Já verifiquei se o erro não é causado por o postgre ser casesensitive, mas não é esse o erro.
Obs: esse sql é igual ao do sql server, pois é simples, contém apenas ´select´, ´as´, ´left outer join´ e ´order by´. Já verifiquei se o erro não é causado por o postgre ser casesensitive, mas não é esse o erro.
GOSTEI 0
Vinnyciusbrum
05/07/2005
Corrigindo, a versão do Delphi é 5[color=red:389f44d96e][/color:389f44d96e]
GOSTEI 0
Bon Jovi
05/07/2005
Sobre o lance que perguntei se estaria convertendo um sistema existente, é q se tiver TFields criados em tempo de design, estes podem nao ser compatíveis com outros banco de dados. Então pra garantir, caso tenha TFields em tempo de design, recrie-os. Mas mesmo assim não parece ser o caso dessa mensagem de erro.
Tem muitos anos que nao mexo com BDE e to sem nada aqui pra testar agora. Mas o q posso adiantar no momento do que acho, é q se no seu caso os campos varchar estiverem sendo retornados pelo Delphi como TWideStringField, pode ser que o BDE nao esteja suportando direito o mesmo, ou é necessário configurar algo no BDE administrator relacionado ao mesmo. Mas se vc nao estiver precisando de recursos UNICODE, pra fugir disso desinstale o driver o ODBC que está usando (se estiver usando um dos mais atuais) e instale este:
http://wwwmaster.postgresql.org/download/mirrors-ftp?file=odbc¬2Fversions¬2Fmsi¬2Fpsqlodbc-07_03_0200.zip
Outra coisa, o encoding na hora de criar o banco de dados deverá ser: LATIN1.
Se nao adiantar me diga qual TField o Delphi está instanciando pro campo varchar.
Tem muitos anos que nao mexo com BDE e to sem nada aqui pra testar agora. Mas o q posso adiantar no momento do que acho, é q se no seu caso os campos varchar estiverem sendo retornados pelo Delphi como TWideStringField, pode ser que o BDE nao esteja suportando direito o mesmo, ou é necessário configurar algo no BDE administrator relacionado ao mesmo. Mas se vc nao estiver precisando de recursos UNICODE, pra fugir disso desinstale o driver o ODBC que está usando (se estiver usando um dos mais atuais) e instale este:
http://wwwmaster.postgresql.org/download/mirrors-ftp?file=odbc¬2Fversions¬2Fmsi¬2Fpsqlodbc-07_03_0200.zip
Outra coisa, o encoding na hora de criar o banco de dados deverá ser: LATIN1.
Se nao adiantar me diga qual TField o Delphi está instanciando pro campo varchar.
GOSTEI 0