Delphi 8 Acessando Access
Pessoal, estou trabalhando com a nova versão do delphi, eu achei o máximo os recursos para asp.net(especialmente). Entretanto eu não estou coneguindo acessar um base de dados feita em access 2000. A configuração é super simples mas gera a mensagem de critica. ´Mensagem: Connection open failed´. Em seguinda eu fiz um teste e conectei com o interbase e funcionou perfeitamente. Será que deve ser algum BUG... ou será que eu estou fazendo a conexão errada?
Espero que alguém possa me ajudar..
Espero que alguém possa me ajudar..
Jfcarlos
Curtidas 0
Respostas
Nerdex
27/04/2004
Partindo de um princípio metodológico do .NET, creio que:
Asp.Net não foi feita para acessar uma base de dados direto do teu HD e sim, se vc utilizar os componentes nativos da VCL.net.
Talvez tenha aujudado....
Asp.Net não foi feita para acessar uma base de dados direto do teu HD e sim, se vc utilizar os componentes nativos da VCL.net.
Talvez tenha aujudado....
GOSTEI 0
Adritec
27/04/2004
Ola
Me desculpe [b:92169e7098]NerdeX[/b:92169e7098] mas tenho que discordar de vc pois ele está falando aqui de uma aplicação ASP.NET e não de uma aplicação VCL.NET (posso estar errado e vou aceitar correções numa boa)
Claro que é possível fazer a conexão com uma base de dados Access, o que pode estar acontecendo é que algum parametro da conexão não esteja correto.
T +
Me desculpe [b:92169e7098]NerdeX[/b:92169e7098] mas tenho que discordar de vc pois ele está falando aqui de uma aplicação ASP.NET e não de uma aplicação VCL.NET (posso estar errado e vou aceitar correções numa boa)
Claro que é possível fazer a conexão com uma base de dados Access, o que pode estar acontecendo é que algum parametro da conexão não esteja correto.
T +
GOSTEI 0
Jfcarlos
27/04/2004
Veja bem, eu consegui conectar com interbase numa boa, já no access ele diz que a conexão falhou. O pior que para conectar com interbase e o access são os mesmos parametros.
Database:Caminho do Banco
Password:{Eu deixo em branco por que não tenha senha}
Username:
Faço isso no access acontece o erro, no interbase eu deixo o usuário e senha default ´masterkey´ e ´sysdba´
Eu tenho um banco já construido em access não quero perde este trabalho que já estava realizado. Creio que posso esta configurando alguma coisa errada, mas eu procuro na net, sobre conexão banco de dados no Delphi 8 .net, e esta dificil poucas pessoas estão usando o .net.
Database:Caminho do Banco
Password:{Eu deixo em branco por que não tenha senha}
Username:
Faço isso no access acontece o erro, no interbase eu deixo o usuário e senha default ´masterkey´ e ´sysdba´
Eu tenho um banco já construido em access não quero perde este trabalho que já estava realizado. Creio que posso esta configurando alguma coisa errada, mas eu procuro na net, sobre conexão banco de dados no Delphi 8 .net, e esta dificil poucas pessoas estão usando o .net.
GOSTEI 0
Fvilela
27/04/2004
Galera, tambem naum consigo me conectar no access. Estou com o mesmo problema dele, consigo me conectar no IB numa boa, porem com o access naum. Os parametros estao todos certos, ate pq, esta super simples se conectar num banco no D8.
Será que é BUG do D8 ?!? :?: :?: :?: :?: :?:
Será que é BUG do D8 ?!? :?: :?: :?: :?: :?:
GOSTEI 0
Jfcarlos
27/04/2004
Pessoal, mais uma informação, entrei no site da microsof e peguei uma service pack 8 para winxp, que atualiza o jet 4.0, mas o problema continua.
GOSTEI 0
Bon Jovi
27/04/2004
Qual componente de acesso está usando? BPD ou OLEDB?
Não uso BDP nem D8, mas no caso do OLEDB sei q funciona... Já que não tem um AccessConnection, uso OLEDB pra accesar Access.
Não uso BDP nem D8, mas no caso do OLEDB sei q funciona... Já que não tem um AccessConnection, uso OLEDB pra accesar Access.
procedure TWebForm1.Button1_Click(sender: System.Object; e: System.EventArgs); var Conexao: System.Data.OleDb.OleDbConnection; begin Conexao := System.Data.OleDb.OleDbConnection.Create; Conexao.ConnectionString := ´Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;´ + ´Data Source=C:\Teste.mdb;´ + ´Persist Security Info=False´; Conexao.Open; if Conexao.State = System.Data.ConnectionState.Open then Button1.Text := ´Conectado´; end;
GOSTEI 0
Jprogramador
27/04/2004
Sei que apergunta não tem nada a ver, mas como não consigo material na net e vcs tão falando de delphi 8, alguém já criou relatórios em VclForm no D8?
GOSTEI 0
Jfcarlos
27/04/2004
Cara valeu pela ajuda, mas não adianta eu queria mesmo conectar usando o BDP, por esta é nova tecnólogia para .net no delphi 8.
GOSTEI 0
Jfcarlos
27/04/2004
Pessoal, eu mandei um e-mail para o Guinther, Facunte e para o Bruno, a respeito desse problema. Estou a dois dias tentando resolver este problema e eu não estou conseguindo, já estou começando a crer que isso deve ser um bug do delphi 8, outras pessoas também estão com essa dificuldade.
Gostaria que os moderadores deste forum, analise este problema que esta ocorrendo junto com a equipe da clubedelphi ou até mesmo com a propria Borland, por que voceis devem ter um canal mais rápido de comunicação. Creio muito na equipa de voceis. Nos não podemos nos desanimar..
Gostaria que os moderadores deste forum, analise este problema que esta ocorrendo junto com a equipe da clubedelphi ou até mesmo com a propria Borland, por que voceis devem ter um canal mais rápido de comunicação. Creio muito na equipa de voceis. Nos não podemos nos desanimar..
GOSTEI 0
Bon Jovi
27/04/2004
BDP é se prender a Borland... Vai ficar dependendo de atualizações da Borland a vida toda...
GOSTEI 0
Bon Jovi
27/04/2004
No mais, a quantidade de conteúdo de pesquisa/documentação/resolução de problemas sobre BDP estará sempre infinitamente inferior às bibliotecas mais usadas pelos desenvolvedores .Net, onde chove de conteúdo na Internet desde muito tempo.
Desvantagem do BDP para o Framework .Net: Fabricante de ´terceiro´ (pois a alma é o .Net).
Vantagem do BDP: Portabilidade entre bancos. (Mas isso é mole de implementar... e sem ficar reinventando e te prendendo como faz o BDP... É só criar funções básicas de retornar ResultSet ou de Executar comandos de manutenção de dados, onde a função usa a biblioteca* mais adequada para o banco a qual a aplicação foi conectada. *SQLConnection pra SQLServer, FbConnection pra Firebird, OracleConnection pra Oracle, OleDbConnection pra Access e outros, etc.)
Desvantagem do BDP para o Framework .Net: Fabricante de ´terceiro´ (pois a alma é o .Net).
Vantagem do BDP: Portabilidade entre bancos. (Mas isso é mole de implementar... e sem ficar reinventando e te prendendo como faz o BDP... É só criar funções básicas de retornar ResultSet ou de Executar comandos de manutenção de dados, onde a função usa a biblioteca* mais adequada para o banco a qual a aplicação foi conectada. *SQLConnection pra SQLServer, FbConnection pra Firebird, OracleConnection pra Oracle, OleDbConnection pra Access e outros, etc.)
GOSTEI 0