Delphi dbGrid MySQL - Editar dados da tabela no dbgrid

MySQL

Delphi

06/08/2016

Boa tarde pessoal,

Parece fácil mas até agora não achei uma solução clara em nenhum fórum. O que eu preciso é muito simples.

Uso banco de Dados MySQL 5.1 e componentes dbExpress(DataSet) + DataControls (ClienteDataSet,Datasource, DataSerProvider). Ligação padrão dos componentes.

Preciso somente digitar os itens no dbgrid e depois gravar no banco de dados.

Tenho uma tabela de grupos que tem os campos CODGRUPO (Chave Primaria + AutoInc.) e GRUPO.

Preciso cadastrar vários grupos de uma só vez no dbgrid e depois gravar no banco (não quero usar dbnavigator). vou fazer os botões para gravar depois.

Pra quem não entendeu, imagine uma lista de pedidos. Queria digitar todos os produtos que eu quero e depois gravar. Não quero ficar igual vi muita gente fazendo (coloca um item e grava, coloca outro item e grava, coloca mais um e por ai vai....). Quero colocar tudo no dbgrid e só depois gravar.

OBS: Não pode dar erro de chave primaria e o campo da chave primaria é auto incremento.
Casa

Casa

Curtidas 0

Respostas

Raimundo Pereira

Raimundo Pereira

06/08/2016

Veja se da uma luz
Exemplo de Insert em massa com retorno de ID

, Se for isso posto o link do modelo.
GOSTEI 0
Casa

Casa

06/08/2016

Nao consigo ver o video....fala que é privado.
GOSTEI 0
Raimundo Pereira

Raimundo Pereira

06/08/2016

GOSTEI 0
Casa

Casa

06/08/2016

Eh isso mesmo que preciso fazer.
GOSTEI 0
Raimundo Pereira

Raimundo Pereira

06/08/2016

Segue abaixo:
Link do Projeto

Espero que realmente ajude.
Pois o modelo é apenas para demostrar a possibilidade de atender a sua necessidade, realize as modificações necessárias.
Abrç.
GOSTEI 0
Casa

Casa

06/08/2016

Amigo, acho que você não me entendeu, com firebird eu sei fazer, já tenho o sistema pronto funcionando com firebird. Porem resolvi trocar a base para MySQL.

Agora quero fazer o que vc mostrou no video usando banco de dados MySQL e os componentes da palete DBExpress e DataControls como mencionei na primeira mensagem.
GOSTEI 0
Ricardo Araujo

Ricardo Araujo

06/08/2016

segue link para você ver como funcionar :

https://www.youtube.com/watch?v=JsMFkANzeiU
GOSTEI 0
Raimundo Pereira

Raimundo Pereira

06/08/2016

A lógica para implementar ao mysql é a mesma para realizar as substituições dos componentes de conexão.

Realizei a gravação do vídeo
Postei o link do projeto

Porém agora estou sem minha base de testes, não tenho recursos para desenvolver um exemplo em mysql no momento.

Dê uma olhada no código, ou como você disse já ter uma rotina em firibird basta migrar.

Forte abraço!
GOSTEI 0
Casa

Casa

06/08/2016

o problema é que no firebird eu uso o gerador junto com as triggers e procedures no banco, e os componentes facilitam bastante. Ja no mysql da erro de chave se eu fizer da msm forma, o dbgrid nao reconhece meu ultimo post na tabela e tenta gravar a msm chave primária.
GOSTEI 0
Raimundo Pereira

Raimundo Pereira

06/08/2016

Qual gerenciador de banco de dados está usando?
Tem o link vou montar uma estação de teste para simular em mysql
GOSTEI 0
POSTAR