Delphi SQL SERVER!!!

Delphi

09/08/2004

Olá forum,

Como que eu poderia acessar fazer consultas, rotinas de inserçao, update, delete do DELPHI para um Banco SQL SERVER? Com o componente TQUERY e DATASOURCE da para fazer isso? tenho q criar uma alias! alguem poderia me ajudar com uma orientação, steb-by-step, apostila ou qualquer luz q seja?

Muito grato!


Rockbilly

Rockbilly

Curtidas 0

Respostas

Djjunior

Djjunior

09/08/2004

kra eu costumava criar uma conexão odbc (painel de controle - ferramentas adm - Fontes de Dados (odbc) ) - crie a aba ´fontes de dados do sistema´, dessa forma idependente do usuário logado ele terá essa ´fonte´ criar lá é facin facin.. 8)

qualquer coisa vc também pode criar no bde - admin vc só vai ter que alterar os parametros ´host name´ => nome da máquina em que o sql está instalado, ´database name´ => nome do banco de dados que vc vai acessar e ´server name´ => nome da instancia do SQL (como normalmente vc acessa a 1° instancia ( = 1° instalação do sql), coloque o mesmo nome que vc pôs em ´host name´)

no mais não tem muitos mistérios não é quase o mesmo que vc faz para acessar o parradox.

espero ter ajudado...

qualquer coisa dá um toque. :wink:


GOSTEI 0
Okama

Okama

09/08/2004

Tente usar os componentes ADO, são mais simples e não precisam do BDE.


GOSTEI 0
Rockbilly

Rockbilly

09/08/2004

Tente usar os componentes ADO, são mais simples e não precisam do BDE.

obrigado pelos posts djjunior e okama. Okama, desculpa a pergunta idiota, mas esse componente eu acrescento da mesma forma q um TQUERY não é mesmo, depois é so configurar as propriedades não?


GOSTEI 0
Okama

Okama

09/08/2004

Não é idiota não, ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar, fique à vontade.


Esses componentes você adiciona normalmente, só que na configuração você define o ´Conection String´ para o banco de dados que queira utilizar:

1. Na janela que abre, selecione ´Use Cconnectrion String´ e clique em ´build´

2. Na próxima tela selecione o Driver desejado (Microsoft OLE DB Provider for SQL Server) clique em Next e configure o usuário.

3. Teste a conexão e pronto.

Você pode também inserir um componente ADOConnection e definir essas propriedades nele e setar as propriedades ´Connection´ dos componentes AdoQuery e ADOTable para o ADOConnection.

Se você quizer utilizar Access, no item 2 selecione o ´Microsoft Jet 4.0 OLE DB Provider´. Você pode utilizar ODBC também.


GOSTEI 0
Fer_nanda

Fer_nanda

09/08/2004

Complementando nosso amigo Okama... vc pode colocar essa string de conexao em um arquivo txt. Esse arquivo vc lê na abertura do sistema e atribui ao ConnectionString no TADOConnection.
Fica ideal (bem customizado) se vc tem vários clientes... aí vc colocaria esse arquivo junto com seu executável e só precisaria alterar o WorkStation = IP do Cliente na string.
Espero ter ajudado
Até


GOSTEI 0
Rockbilly

Rockbilly

09/08/2004

Pow, vlw gente!! Grande Okama... brigado pela paciencia kra!


GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

09/08/2004

Tb tem a opção do DBExpress.


GOSTEI 0
POSTAR