Delphi SQL SERVER!!!

09/08/2004

0

Olá forum,

Como que eu poderia acessar fazer consultas, rotinas de inserçao, update, delete do DELPHI para um Banco SQL SERVER? Com o componente TQUERY e DATASOURCE da para fazer isso? tenho q criar uma alias! alguem poderia me ajudar com uma orientação, steb-by-step, apostila ou qualquer luz q seja?

Muito grato!


Rockbilly

Rockbilly

Responder

Posts

09/08/2004

Djjunior

kra eu costumava criar uma conexão odbc (painel de controle - ferramentas adm - Fontes de Dados (odbc) ) - crie a aba ´fontes de dados do sistema´, dessa forma idependente do usuário logado ele terá essa ´fonte´ criar lá é facin facin.. 8)

qualquer coisa vc também pode criar no bde - admin vc só vai ter que alterar os parametros ´host name´ => nome da máquina em que o sql está instalado, ´database name´ => nome do banco de dados que vc vai acessar e ´server name´ => nome da instancia do SQL (como normalmente vc acessa a 1° instancia ( = 1° instalação do sql), coloque o mesmo nome que vc pôs em ´host name´)

no mais não tem muitos mistérios não é quase o mesmo que vc faz para acessar o parradox.

espero ter ajudado...

qualquer coisa dá um toque. :wink:


Responder

09/08/2004

Okama

Tente usar os componentes ADO, são mais simples e não precisam do BDE.


Responder

09/08/2004

Rockbilly

Tente usar os componentes ADO, são mais simples e não precisam do BDE.

obrigado pelos posts djjunior e okama. Okama, desculpa a pergunta idiota, mas esse componente eu acrescento da mesma forma q um TQUERY não é mesmo, depois é so configurar as propriedades não?


Responder

09/08/2004

Okama

Não é idiota não, ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar, fique à vontade.


Esses componentes você adiciona normalmente, só que na configuração você define o ´Conection String´ para o banco de dados que queira utilizar:

1. Na janela que abre, selecione ´Use Cconnectrion String´ e clique em ´build´

2. Na próxima tela selecione o Driver desejado (Microsoft OLE DB Provider for SQL Server) clique em Next e configure o usuário.

3. Teste a conexão e pronto.

Você pode também inserir um componente ADOConnection e definir essas propriedades nele e setar as propriedades ´Connection´ dos componentes AdoQuery e ADOTable para o ADOConnection.

Se você quizer utilizar Access, no item 2 selecione o ´Microsoft Jet 4.0 OLE DB Provider´. Você pode utilizar ODBC também.


Responder

09/08/2004

Fer_nanda

Complementando nosso amigo Okama... vc pode colocar essa string de conexao em um arquivo txt. Esse arquivo vc lê na abertura do sistema e atribui ao ConnectionString no TADOConnection.
Fica ideal (bem customizado) se vc tem vários clientes... aí vc colocaria esse arquivo junto com seu executável e só precisaria alterar o WorkStation = IP do Cliente na string.
Espero ter ajudado
Até


Responder

13/08/2004

Rockbilly

Pow, vlw gente!! Grande Okama... brigado pela paciencia kra!


Responder

13/08/2004

Gandalf.nho

Tb tem a opção do DBExpress.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar