Delphi Tour 2007
Neste ano os destaques são os novos [b:304f64b309]Delphi 2007 for Win32[/b:304f64b309] e [b:304f64b309]Delphi for PHP[/b:304f64b309].
Veja o cronograma e a lista das cidades onde o evento será realizado nesta página da CodeGear...
[url=http://info.borland.com.br/delphitour/]Delphi Tour[/url]
...onde você também pode fazer sua inscrição gratuita no evento.
Para os desavisados que possam ter estranhado o nome [b:304f64b309]Delphi for PHP[/b:304f64b309]... recentemente a CodeGear anunciou que [b:304f64b309]Delphi[/b:304f64b309] passará a ser usado como uma [b:304f64b309]marca[/b:304f64b309] que identificará uma família de produtos RAD. A linguagem de programação que era chamada de Delphi passará a ser oficialmente chamada de [b:304f64b309]Object Pascal[/b:304f64b309], como era originalmente na época de lançamento do Delphi. Assim, além do Delphi for PHP, poderão vir a existir produtos com nomes do tipo Delphi for Ruby (exemplo hipotético).
Massuda
Respostas
Paullsoftware
15/03/2007
Tathianam
15/03/2007
Rjun
15/03/2007
1. A apresentação foi feita por Bruno Lichot, participante aqui do Fórum. Falou-se sobre o motivo da Borland criar a CodeGear e coisas afins. Na segunda parte que era onde interessava, achei meio superficial, devido ao tempo, as demonstrações sobre o Delphi for PHP e Delphi 2007.
2. O Delphi Tour estava bem concorrido. No minimo umas 300 pessoas. Tudo bem que tinha muitos estudantes e muito programador em PHP querendo conhecer a nova ferramenta da CodeGear. Mas havia muitos programadores Delphi. Achei isso um bom sinal.
3. Para quem esperava que agora com a CodeGear focada em feramentas de desenvolvimento, o Kylix pudesse renascer, perdeu as esperanaças. O Kylix realmente esta morto e enterrado, pelo menos para a CodeGear.
4. Win32 não morrerá. Um compilador para win64 já está saindo do forno.
5. BDS2007 sairá até o fim do ano, com suporte a .NET 3.0.
6. Ficou no ar um Delphi for Ruby. Deve sair em breve.
7. Sobre o Delphi 2007, pouco posso falar, por que como disse, foi bem superficial. Achei legal o novo DbExpress, que se chama DBX 4.0. Agora o DBX é um Framework, com objetos bem interessantes. A VCL for WEB também pareceu ser interessante. Como não entendo muito de IntraWeb, alguem que entenda pode dar uma explicação melhor.
Bom, é isso. Espero que outros participantes postem suas impressões aqui.
Abraços.
Adriano Santos
15/03/2007
Acabei de chegar (aqui em SP) e posso falar um pouquinho tb.
Aqui quem fez as apresentação o Renato (Borland), Bruno Lichot e o Tertios (espero ter escrito certo). Achei bastante interessante o que disseram sobre a Borland ter criado a CodeGear, pois me ficou mais claro sobre o que aconteceu de fato com a ferramenta. Isso é bom até pra dar um puxão de orelha no pessoal que espalha boatos disso e daquilo, rsrs.
Aqui em SP tb foi corrido, tb umas 300 pessoas fazendo diversas perguntas e a apresentação do evento como um todo dispertou muitas curiosidades em todos. Muitos programadores e poucos desenvolvedores PHP.
Relamente, Kylix sem chance. Por falar nisso, houve uma discussão bastante pesada em relação a isso em duas listas de delphi que participo, mas por motivos éticos não direi quais listas. (me mandem mp se for do interesse). Já havia ´falado´ (leia-se acompanhado através da lista) com o Andreno Laussane sobre isso e ele explicou os motivos, então pra mim não era novidade.
O legal disso é que Win32 tah vivo e muito. Dá pra desenvolver muita coisa. O 2007 tah ai pra detonar, cheio de recursos, otmizado, rápido e aparentemente leve. Pelo que percebi a maquina que os caras usaram pra demonstrar era um P4 com 1Gb de memória, uma máquina relativamente comum para desenvolvedor (a meu ver) e tive a impressão de que o Delphi 2007 carrega muito mais rápido e aparentemente é beeeem mais leve. Talvez tenha sido só impressão, mas vamos ver.
Uma curiosidade aqui é que, segundo os caras, o BDS 2007 era pra ser lançado mais cedo, mas devido a Microsoft a soltar especificação/documentação o .NET 3.0 mais cedo preferiram esperar um pouco mais e lançar a ferramenta já totalmente atualizada.
Ainda não há cópias do 2007 em PHP no Brasil, devem chegar por volta de sexta-feira que vem quando começa a distribuição.
Pode crer. E eu que nem sei o que é Ruby, rsrs.
Show de bola do DBX 4.0, já gostava antes agora então é amor de verdade.kkkk...Show mesmo, vale a pena conferir.
VCL for WEB: já programei para web com IW, mas muito pouco. Na época não gostei, muito lento, pesado e complicado, mas parece que está melhor. Não consegui ter muita referência pra passar. Só sei dizer que programar com AJAX em VCL tah muito mais fácil...bem mais.
Ae RJun, mudou de apelido?...caramba faz tempo que não entro hein...rsrs...td bem ai?
Abs a todos.
Rjun
15/03/2007
Pelo jeito o pessoal do forum não tá indo no Delphi Tour...
Titanius
15/03/2007
:cry: :cry:
[]s
Adriano Santos
15/03/2007
Hehehe, é bom mudar de vez em quando. O meu era [b:4da3978597]asrsantos[/b:4da3978597] lembra? É isso ai.
Pode crer, aliás eu parei um pouco de freqüentar aqui porque tah meio paradão, fui esquecendo, esquecendo e agora entro muito raramente.
De fato, 500,00 paus pra ficar 4 horinhas é duro. Mas no que depender de mim e, acredito dos demais colegas, pode contar que estamos ai pra isso. ;)
Rjun
15/03/2007
Titanius
15/03/2007
concordo que a comunidade [b:ecd9a6e705]daqui[/b:ecd9a6e705] está meio parada... sei que todos tem seu trabalho e fazem isso daqui nas horinhas vagas (que horinhas preciosas :roll: ), mas é como você disse.. a comunidadae não pode parar... aqui está assim, acredito eu, pelo descaso da DevMedia com o fórum... ficamos quase 2 semanas com problemas, fora os probleminhas eventuais.. e ainda perdemos dados... [b:ecd9a6e705]não estou querendo falar mal dos moderadores[/b:ecd9a6e705], longe de mim... isso não depende deles, e sim da DevMedia.. que ao meu ver, está langando a Revista CD e este Fórum às traças.... :wink:
[]s
Lindomar.des
15/03/2007
Quanto ao Delphi for PHP acredito ser uma ótima para quem já trabalha com PHP. Seria tipo quem trabalhava em Clipper e migrou para Delphi. Aqui tb estavam presente muitos programadores PHP que ficaram muito euforicos com a ferramenta.
Pelo que o Adreano Lanusse disse, entendi que o projeto Kylix está adormecido. Uma vez que o Linux é pouquissimo utilizado em Desktop´s, o projeto foi paralizado.
Derrepente num futuro qdo o Linux estiver sendo mais utilizado em Desktop´s ele surja novamente, talvez até com outro nome, essas ultimas são palavras minhas e não do Adreano.
Achei muito interessante o DBX4.
Definitivamente...o Delphi não morreu e nem está passando mau..pelo contrário, agora com a Codegear, ele está mais forte do que nunca.
Abraços
Massuda
15/03/2007
No geral, tudo deve ficar mais rápido. O cara da CodeGear que cuida de montar o Help (que, pelo que li, melhorou bastante), comentou recentemente que o processo de gerar o sistema de help do Delphi caiu de 3 horas para 1,5 hora simplesmente recompilando a ferramenta que eles usam (doc-o-matic) com o novo Delphi 2007.
Titanius
15/03/2007
E ah.. será que agora vou conseguir instalar meus componente do BDS2006 no 2007 sem problemas?!? (será que pedi demais? :roll: ).
[]s
Massuda
15/03/2007
Tekmicro
15/03/2007
Adriano Santos
15/03/2007
[/quote:c622bada04]
Essa não sabia.
O que me incomoda hoje no BDS2006 é que o help parece estar mais pobre. Eu sempre que preciso tirar alguma dúvida, entro no help do Delphi 7 e pesquiso. Além de ser mais rápido é mais explicado, tem exemplos e tudo.
Bom, como disse a pouco o Tértios (nunca acerto o nome dele) disse que semana que vem, sexta-feira chegam as primeiras cópias oficiais no Brasil. Mas trial ninguém falou nada a respeito. Acredito que estas cópias que virão são só pra quem já está adquirindo.
A promessa da CodeGear é tornar o Delphi 2007 100¬ portável. Foi o que entendi do evento. Ou seja, vc abriu nele o seu projeto em Delphi 7, tah tudo funcionando totalmente compilável.
Bom, sei lá...voces me conhecem e sabem que viajo de vez em quando né? :D
Titanius
15/03/2007
Opa!! Até que enfim atenderam um requisito pedido por 11 de 10 programadores em Delphi... Era complicado migra por causa dos componentes...
[]s
Brunolspp
15/03/2007
a questao da portabilidade continua dependendo de dois fatores: vc usar 100 ¬ Delphi e/ou ter componentes de terceiros..
eu fiz testes com componentes de terceiros da versao bds 2006 no delphi 2007 e funcionou td diretinho, um entre os q eu testei foi o fortes report.
a migracao consiste em vc abrir o projeto no delphi 2007 e recompilar td, pra isso tem q ainda apagar os DCUs
outra duvida levantada aki.. o Delphi 2007 foi lançado e esta sendo vendi do e entregue, a versao q ainda saira sera o BDS 2007 com .net 3.0, generics e as atualizações do C#, do C++ e do .net
E realmente a IDE esta mais rapida bem como o gerenciador de memoria.
o note q usei pra mostrar simultaneamente D2006, D2007 e Delphi for PHP e um pentiun 4 com 2.66 de processador e 1,5 Gb de ram.
e vai de boa.
bom, estou as ordens para o q puder ser util.
rstou gostando mto de fazer este meu primeiro Tour pela CodeGear, um dia começar como um programador no suburbio do Rio de Janeiro e hj poder trabalhar em prol da comunidade e da ferramente que amo.
Galera, contem comigo para o que precisarem e quem anda naum se inscreveu, inscreva-se: dn.codegear.com/br
Titanius
15/03/2007
[]s
Brunolspp
15/03/2007
Adriano Santos
15/03/2007
Queria que fosse meu caso, mas infelizmente na empresa que trabalho não é pão com manteiga, é manteiga com pão, ou seja, 80¬ componentes de terceiros. Mas meu sonho continua de retirar tudo e como o Bruno sempre diz: Eu sou Borland. :D
Marcosalex
15/03/2007
Brunolspp
15/03/2007
e o Delphi for PHP, não existe nada comparado para o desenvolvimento RAD com PHP.
Ruyoutor
15/03/2007
Eu fui no Delphi Tour 2007 aki no Rio e gostaria de compartilhar minha humilde opnião.
Bem como outros já falaram não deu para ver muita coisa das ferramentas devido a tempo e a muitas perguntas feitas pela platéia.
Realmente o que chamou muita a atenção foi o DBX 4.0 que vem com recursos muito legais como delegate pool de conexões. Eu até agora usava o ADO mais não tem como tenho que usar o DBX está bom de mais!
Agora o que eu não vi ninguem falar nos post´s foi a respeito do interbase 2007 que também veio com muitos recursos interesantes para backup e gerenciamento de desempenho.
O Delphi 2007 wind32 também tem um recurso muito bom para esse tempo de programação orientada a objeto, que é o alerta para vazamento de memória para objetos instanciados e não destruidos no Debug(corrigam-me se estiver errado, mas eu acho q é isso eu sentei no fundo não ganhei brinde e teve coisa que não deu para enteder direito)
Quanto ao Delphi for PHP. Não sei PHP, mas pelos exemplos que ele demostrou(Adreano Lanusse)o que eu vi foi PHP acessando dados só com click´s no mouse e o ajax fazendo a festa da mesma forma para quem está pensando em muita produção e pouco trabalho a ferramenta é excelente e o preço está bem assecível, já o dephi o preço não está tão assecível, mas acho justificável.
A respeito dos comentários sobre descaso da devmedia com o forum infelizmente não é só com o forum mas particularmente com o delphi. Eu já estava a tempo querendo postar sobre a qualidade da resvista ClubeDelphi que é muito inferior ao restante das revistas. A revista é em PB e com pouco conteudo em relação a revistas como Java Magazine e .net Magazine que também chegam aki na empresa. Posso estar enganado mais a revista ClubeDelphi é uma das pioneiras da DevMedia e merecia uma atenção mais especial sem querer puxar a sardinha para o lado da comunidade delphi. Recentemente eu vi gente falando aki no forum que não assinariam mais a revista eu particularmente só vou continuar por causa de outros beneficios que eu tenho na assinatura como video aulas e artigos.
Espero não ter falado muito rsrsrs....
Adriano Santos
15/03/2007
[b:8e04572924]ruyoutor[/b:8e04572924] a opnião de vocês é muito importante e merece ser ouvida pra que possamos melhorar cada vez mais. Peço que envie sua reclamação, sugestão ou elogio para [url=http://forum.clubedelphi.net/viewforum.php?f=31]Cartas à Redação[/url]. Não faço parte da administração, mas posso passar adiante o que nos comentou sobre a DevMedia.
Obrigado. ;)
Marco Salles
15/03/2007
dizendo so assim : ´ Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhh ´.
Também ia comentar sobre o Bigoda do edicilmar ,o qual nesta ocasião , tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente ... Podem acreditar que não é tão avantajado como eu comumentemente comento. Gente finissima , da melhor estirpa.
por fim me motivou a postar este tópico foi o desabafo de [b:18a825bd7a]ruyoutor[/b:18a825bd7a] a cerca do descaso da devmédia com relação a qualidade da resvista , e diga-sse mais , sobre a qualidade do assuntos publicados... [u:18a825bd7a]Parecem que não são revisados e constatemente achamos erros nesta matéria[/u:18a825bd7a]
Quer ver um exemplo , por sinal um exemplo muito importante , que veio na edição 81 e 82 sobre POO.... Assunto de extrema importancia para a comunidade
Quem tem a revista pode perceber que os métodos da Classe DAO, foram Todos desenvolvidos com funçoes , as quais retornam uma instância de uma classe.. Ora é recomendável usar procedure nesse caso,
[b:18a825bd7a]usar funçoes podem levar a memory leaks na aplicação [/b:18a825bd7a]...Bem pelo menos é isso que ja fora discutido aqui mesmo no site , em diversas ocasiões...
Ba falei muito...
Ruyoutor
15/03/2007
Marcosalex
15/03/2007
Ruyoutor
15/03/2007
Pauldiano66
15/03/2007
sei que vai ter gente que vai defender ,mas fazer o que né, vão trabalhar na codegear.
Adriano Santos
15/03/2007
Nossa, vc foi no evento?
Titanius
15/03/2007
Me desculpe, falar em .NET que o VS é melhor, até concordo... agora falar que o VS como IDE é melhor que o Delphi... tenha santa paciência... eu não puxo pra lado nenhum... sei que em .NET a CodeGear tem muito a percorrer, mas tentar falar no VS como IDE melhor que o DElphi... vixi, o Delphi 3 dá banho na última versão do VS...
como já dizia o velho poeta.. opinião é igual b**** cada um tem a sua.. :roll:
[]s
Adriano Santos
15/03/2007
Eu sou suspeito pra falar, trabalho há 9 anos com a ferramenta e sou apaixonado por ela. Então eu não quero dar minha opnião.
Titanius
15/03/2007
Eu sou suspeito pra falar, trabalho há 9 anos com a ferramenta e sou apaixonado por ela. Então eu não quero dar minha opnião.[/quote:be5afe5bd6]
Acho que eu também, trabalho com ela desde a versão 3.0... pensando melhor... acho melhor nem considerar minha opinião. :oops:
[]s
Paullsoftware
15/03/2007
Acho que eu também, trabalho com ela desde a versão 3.0... pensando melhor... acho melhor nem considerar minha opinião. :oops:
[]s[/quote:faeab24936]
Eu tb trabalho a um bom tempo, e só vi a IDE do VS em imagens nunca instalei, mais mudando de assunto!!!
alguém ai já ouviu falar em [b:faeab24936]Ruby[/b:faeab24936]? opa!!! não vale dizer que ouviu falar somente na Palestra pq eu creio que ouvimos a mesma coisa... hihihi quando o kra perguntou quantos programadores PHP tinha na conferência eu olhei de lado e me assustei!!! nossa, teve um kra que levantou a mão mais olhou pra um e pra o outro e baixou rápido... isso mesmo galera somente um levantou! :shock:
Adriano Santos
15/03/2007
Ruby? Num tenho a minima idéia.
Massuda
15/03/2007
http://www.ruby-lang.org/
...uma referencia em português seria, por exemplo...
http://ruby-br.org/
Paullsoftware
15/03/2007
Oxente!! tá regredindo :lol: ou tentando resgatar a liguagem :roll:
Rjun
15/03/2007
O Delphi deve suportar Generics e outras coisas que existem em .NET. É aguardar para ver.
Bon Jovi
15/03/2007
Rjun
15/03/2007
Bon Jovi, para você, qual a linguagem do momento?
Adriano Santos
15/03/2007
Bon Jovi, para você, qual a linguagem do momento?[/quote:18b06e83ad]
Pergunto a mesma coisa. Eu tenho dúvidas quanto a que tecnologia o Bon Jovi usa. Fico meio confuso de vez em quando.
Titanius
15/03/2007
Bon Jovi, para você, qual a linguagem do momento?[/quote:377ff06f48]
Pergunto a mesma coisa. Eu tenho dúvidas quanto a que tecnologia o Bon Jovi usa. Fico meio confuso de vez em quando.[/quote:377ff06f48]
Se não me engano ele utiliza o .NET, argh!!!
Até que a idéia é boa, mas só vou ver esta plataforma quando eu puder pegar um projeto meu feito no framework 2.0 e abrir/compilar sem problemas no 3.0... coisa que a microsoft não parece estar atenta.
[]s
Bon Jovi
15/03/2007
Na empresa que trabalho: Delphi 5 Win32, com dezenas de sistemas mantidos nele firme e forte. Novas aplicações parecem estar indo para Java com WebServices e aplicativos clientes conforme o caso...
Em casa/por fora:
Para WEB: Asp.Net 2.0 em C# na IDE Visual Web Developer 2005 Express.
Para desktop: Java com SWT na IDE Eclipse. Cheguei a fazer experiências com WindowsForms, maravilhoso para o programador, mas senti uma pequena lentidão no desenho da tela.
Além de outras linguagens conforme o caso, como foi a necessidade de ja ter usado PHP, por causa do servidor de hospedagem do cliente só suportar esta tecnologia e ele não quis mudar de provedor. Foi até bom pois foi aí que aprendi PHP, uma linguagem de script bastante simples e direta, excelente para páginas com pouco processamento, ou seja, apenas ler e escrever. Por falar, não entendo pq PHP necessitaria de uma IDE. As melhores ´IDEs´ para PHP que acho são: PHP Editor, PHP Designer e Eclipse. Tendo um editor com coloração já é tudo para se programar confortavelmente em PHP.
Marcosalex
15/03/2007
Quem eu vejo malhando Java geralmente (eu disse geralmente) repete o que a MS diz nas suas palestras e admite que nunca desenvolveu algo sério em Java para ter uma experiência maior. Ou então desenvolveu na mão e acredita que o .NET é melhor por ter uma IDE gráfica melhor (coisas completamente diferentes).
Acredito que uma parte da bagunça é que a única IDE do .NET é o VS enquanto o Java permite concorrência entre IDEs, tendo alternativas visuais e outras não.
Já vi muitas palestras da MS em que alguém familiarizado com Java pergunta educadamente quais recursos o .NET possui a mais que o Java e suas vantagens. Adivinhem: até hoje todos que eu vi gaguejaram e não conseguiram responder concretamente.
Alguém já experimentou assistir uma apresentação da Sun sobre Java para ouvir o outro lado da história? Quem for, vai se surpreender.
Adriano Santos
15/03/2007
Tô querendo aprender ASP.NET, mas só por curiosidade e talvez montar todo o meu novo site nele. Tô com um projeto pra montar um blog sobre Delphi onde darei muitas dicas, exemplos, vídeo-aulas e etc. Depois de 10 anos trabalhando na área quero ter um site só meu dedicado a comunidade.
E quando isso acontecer quero a presença de todos lá hein? Será em breve.
Abs
Darkducke
15/03/2007
eu sou apaixonado pelo delphi, nao largo por nada
to nele desde a versão 4
programa tb em asp, migrei para asp.net
estou aprendendo asp.net c#
mais uma coisa nao tem nada a ver com a outra, vou continuar usando delphi para automação comercial por exemplo, ecf, tef essas coisas
e .net pra web, e-commerce, portais etc....
da para conciliar as duas coisas sem ficar falando de ferramente q nao utiliza, comparar delphi com vs eh meio estranho
da pra faze uma comparação com
delphi vs vb
asp vs php
.net vs java
etc..
mais essa é minha opnão,
como disse nosso amigo acima cada um tem a sua neh!
:wink:
Massuda
15/03/2007