Desempenho de REDE

Infraestrutura

28/11/2013

Bom dia ...
Estou com um serio problema na rede na empresa que trabalho ....temos um link de 5mb segundo o fornecedor de internet fala que nao usamos todo esse limite ,
mas a conexao se encontra lenta gostaria de saber como faço para analisar minha rede para ver onde esta havendo perca de pacotes e outras percas..

minha rede nao tem um servidor dhcp ativo ...as maquinas se encontras todas com ip fixo ,tem o servidor onde se encontra o ad com dns ativo o que devo fazer para melhora o desempenho em minha rede....
Guilherme Henrique

Guilherme Henrique

Curtidas 0

Respostas

Alex Lekao

Alex Lekao

28/11/2013

Oi Guilherme, bom dia!!!!

entao, acredito que esse tipo de analise envolva muita coisa.

essa area de infraestrutura nao eh o meu forte, mas vamos la.

quando vc fala na rede lenta vc esta se referindo ao trafego de internet correto?

o trafego da rede interna esta normal, vc nao percebe perca de desempenho na comunicacao, correto?

existem algumas ferramentas usadas para fazer monitoria em trafego de rede e outros recursos que vc pode usar, tem o PRTG(pago), MRTG(gratis), WireShark(gratis, mas algumas ferramentas que interessam sao pagas), Nagios(acho que talves tenha o que vc precisa), agora nao me lembro de mais... rsrsr

verifique com esses o que vc consegue.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/11/2013

me metendo aqui, o que deixa o acesso a rede(empresa) é o plano de internet ou é o servidor(windows server, linux)?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/11/2013

me metendo aqui, o que deixa o acesso a rede(empresa) é o plano de internet ou é o servidor(windows server, linux)?

Oi Roniere, boa tarde!!

Meu camarada, eu nao entendi nada... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/11/2013

resumindo, a velocidade em geral, da rede interna, é do plano de internet ou do servidor da prorpia empresa, heheh?
entendeu?
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

28/11/2013

acredito que se for em uma intranet, rede interna, o responsavel seria o servidor da propria empresa.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

28/11/2013

acredito que se for em uma intranet, rede interna, o responsavel seria o servidor da propria empresa.

acho que funciona dessa forma tambem.
GOSTEI 0
Kramer Saunders

Kramer Saunders

28/11/2013

Boa tarde Guilherme, pelo que entendi você não possui nenhuma ferramenta de monitoramento na sua rede. Nesse caso sugiro que você faça alguns testes. Para saber se o seu problema se encontra na rede interna ou na comunicação apenas com a internet;

1. Coloque uma estação de trabalho para sair direto pelo link de internet (conectada diretamente em algum dos IP's que a operadora lhe forneceu) e veja se a mesma irá apresentar lentidão. Assim conseguiria eliminar o quesito internet;
2. Pode verificar os acessos no seu Switch talvez o mesmo não esteja conseguindo transmitir todo o tráfego gerando lentidão na rede;
3. Servidor? Seu servidor de DNS e AD o mesmo pode estar gerando lentidão caso o mesmo não esteja resolvendo nome corretamente; Para esse caso coloque uma estação de trabalho para resolver nome direto pelo IP do google (8.8.8.8). Assim poderá analisar se existe problema no seu DNS;

Espero que tenha ajudado!
GOSTEI 0
Guilherme Henrique

Guilherme Henrique

28/11/2013

Boa tarde Guilherme, pelo que entendi você não possui nenhuma ferramenta de monitoramento na sua rede. Nesse caso sugiro que você faça alguns testes. Para saber se o seu problema se encontra na rede interna ou na comunicação apenas com a internet;

1. Coloque uma estação de trabalho para sair direto pelo link de internet (conectada diretamente em algum dos IP's que a operadora lhe forneceu) e veja se a mesma irá apresentar lentidão. Assim conseguiria eliminar o quesito internet;
2. Pode verificar os acessos no seu Switch talvez o mesmo não esteja conseguindo transmitir todo o tráfego gerando lentidão na rede;
3. Servidor? Seu servidor de DNS e AD o mesmo pode estar gerando lentidão caso o mesmo não esteja resolvendo nome corretamente; Para esse caso coloque uma estação de trabalho para resolver nome direto pelo IP do google (8.8.8.8). Assim poderá analisar se existe problema no seu DNS;

Espero que tenha ajudado!

Então minha rede se encontra assim :

Tenho 2 link que entra em um balanceador onde 90% esta configura para o link de maior velocidade...
o Ad encontra com DNS ativo mais nao temos um servidor dhcp as maquinas estao com ip fixo .
Não entendi como faço para ver o quesito do switch para ver se o problema esta nele mesmo .....se ele nao esta consigo transmitir todo travego.
To com a ideia de configura um servidor com zabbix sera que o mesmo vai me ajudar a resover ou encontrar o mesmo?:
GOSTEI 0
Kramer Saunders

Kramer Saunders

28/11/2013

Servidor Zabbix vai te ajudar a verificar aonde se encontra o gargalo da rede. Assim você conseguindo ir direto no problema;
Mais acho que antes de instalar um novo servidor você pode começar pelos pontos citados acima anteriormente;
Assim você vai diminuindo os pontos do problema apresentado;
GOSTEI 0
Guilherme Henrique

Guilherme Henrique

28/11/2013

Servidor Zabbix vai te ajudar a verificar aonde se encontra o gargalo da rede. Assim você conseguindo ir direto no problema;
Mais acho que antes de instalar um novo servidor você pode começar pelos pontos citados acima anteriormente;
Assim você vai diminuindo os pontos do problema apresentado;

Bom dia !

Então realizei os teste especificados acima :

Mas quando fui realizar a transferência de um arquivo de uma vm para a outra o tempo de transferência fico enorme isso por que o caminho so foi de uma vm para a outra..
nao consigo testar para ver se o problema esta nas vm ou no switch a conexão cai bruscamente preciso de uma luz ara resolver esse problema....

GOSTEI 0
Kramer Saunders

Kramer Saunders

28/11/2013

Com esses passos feitos, você já conseguiu eliminar problema de Link de Internet, DNS etc.
Cabe agora verificar Switch e virtualização; Qual modelo do seu Switch?
O mesmo está configurado Vlan? STP?
Se tiver a possibilidade coloque outro Switch no lugar para verificar caso não tenha nada das opções acimas configuradas;

Obrigado
GOSTEI 0
Guilherme Henrique

Guilherme Henrique

28/11/2013

Com esses passos feitos, você já conseguiu eliminar problema de Link de Internet, DNS etc.
Cabe agora verificar Switch e virtualização; Qual modelo do seu Switch?
O mesmo está configurado Vlan? STP?
Se tiver a possibilidade coloque outro Switch no lugar para verificar caso não tenha nada das opções acimas configuradas;

Obrigado

O modelo do meu Switch hp v1910 ...agora a configuração dele tenho que verificar por que não tenho certeza .....
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/11/2013

ainda bem que entrou alguem que manja de rede... pq eu...ai ai... manjo nadinha de nada... rsrsr

boa sorte...

so acompanhando agora... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/11/2013

ainda bem que entrou alguem que manja de rede... pq eu...ai ai... manjo nadinha de nada... rsrsr

boa sorte...

so acompanhando agora... rsrsr

eu tb saco pouco, apenas o basicão mesmo.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/11/2013

no meu caso....

mais teoria... e o que tenho feito aqui na empresa...

normalmente discuto algumas coisas com o pessoal que me da ascessoria.. .mas eh so...

se preciso de algo mais complexo ou de maior porte, aciono os caras e pronto... rssrsr
GOSTEI 0
POSTAR