Desempenho do SQL Server

SQL Server

19/09/2013

em qual momento devemos nos preocupar com o desempenho? quando o banco está bastante cheio? muitos acessos?
como devemos e quais ferramentas auxiliam?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Curtidas 0

Respostas

Fabiano Carvalho

Fabiano Carvalho

19/09/2013

Sempre deve-se preocupar com desempenho!
Existem algumas view's de sistema que informam ou auxiliam o 'gargalo' de execução, vou procurar o script que faz isso e retorno!
Caso queira verificar como a sua consulta é executada ative o execution plan no sql
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

19/09/2013

eu tbm tenho essa preocupacao.

infelizmente ainda nao consegui algo mais efetivo para fazer aqui na empresa para tentarmos ter mais performance.

uma coisa que ja tive recomendacoes foi fazer as tarefas de diminuicao do banco de dados no SSMS e do log, embora alguns nao recomendem fazer essas operacoes.

no meu caso normalmente os meus problemas de lentidao que tive foram resolvidos com o aumento de memoria do servidor e do hd.

no nosso caso estamos em um data center e isso tudo eh ajustado de maneira muito tranquila para nos, ajustamos a VM e reiniciamos o servidor e pronto, ja esta tudo pronto... rsrsr

vou acompanhar o post para conhecimento meu tbm que preciso tambem saber o que fazer neste caso... minhas bases estao bem grandinhas ja... ao todo somam 21 GB, sem contar os logs que ja passaram dos 90GB... rsrsr
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

19/09/2013

Sempre deve-se preocupar com desempenho!
Existem algumas view's de sistema que informam ou auxiliam o 'gargalo' de execução, vou procurar o script que faz isso e retorno!
Caso queira verificar como a sua consulta é executada ative o execution plan no sql


eu quero sim, assim que possivel disponibilize.
obrigada.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

19/09/2013

eu tbm tenho essa preocupacao.

infelizmente ainda nao consegui algo mais efetivo para fazer aqui na empresa para tentarmos ter mais performance.

uma coisa que ja tive recomendacoes foi fazer as tarefas de diminuicao do banco de dados no SSMS e do log, embora alguns nao recomendem fazer essas operacoes.

no meu caso normalmente os meus problemas de lentidao que tive foram resolvidos com o aumento de memoria do servidor e do hd.

no nosso caso estamos em um data center e isso tudo eh ajustado de maneira muito tranquila para nos, ajustamos a VM e reiniciamos o servidor e pronto, ja esta tudo pronto... rsrsr

vou acompanhar o post para conhecimento meu tbm que preciso tambem saber o que fazer neste caso... minhas bases estao bem grandinhas ja... ao todo somam 21 GB, sem contar os logs que ja passaram dos 90GB... rsrsr


preocupação de muitos essa parte, eu quero ter pelo menos uma base, para ja de inicio não me preocupar com problemas futuros, esse negocio de apagar incendio não é comigo.
rsrsrsrs
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

19/09/2013

Oi Mariana,

O que me deu uma tranquilidade foi ter ido para o Data Center.

Quando assustei o meu hd do servidor estava com menos de 10 GB... Mandei um e-mail para o pessoal do Data Center, me passaram o preco para aumentar mais 50 GB, aprovei, duas horas depois o HD estava 50 GB maior e com isso o desempenho do serivodor ate melhorou, tinha mais espaco em disco para fazer o swap que fosse necessario.

E SQL Server, qto mais memoria para ele melhor, ele vai sempre ocupar toda a RAM que vc tiver e para ele isso eh otimo. rsrsr
GOSTEI 0
Fabiano Carvalho

Fabiano Carvalho

19/09/2013

Aqui tem algumas query's para acompanhamento do banco, agora para melhorar antes do..não sei muito sobre isso, minha area é o desenvolvimento de mesmo, criar scripts e tal.

https://www.dropbox.com/s/djvr2vn2rha9bdk/MONITORAMENTO.zip
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

19/09/2013

Obrigado Fabiano... rsrsr

ja baixei.. rsrsr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

19/09/2013

tava olhando os codigos e nao entendi nada... rssr

muito avancado para minha pessoa...

senti que terei que fazer pos graduacao para conseguir entender... rsrsr

legal viu...

Parabens!!!
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

19/09/2013

Oi Mariana,

O que me deu uma tranquilidade foi ter ido para o Data Center.

Quando assustei o meu hd do servidor estava com menos de 10 GB... Mandei um e-mail para o pessoal do Data Center, me passaram o preco para aumentar mais 50 GB, aprovei, duas horas depois o HD estava 50 GB maior e com isso o desempenho do serivodor ate melhorou, tinha mais espaco em disco para fazer o swap que fosse necessario.

E SQL Server, qto mais memoria para ele melhor, ele vai sempre ocupar toda a RAM que vc tiver e para ele isso eh otimo. rsrsr


o que é o swap?

essa questão do espaço tambem é critico. devemos observar os tipos de dados.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

19/09/2013

Aqui tem algumas query's para acompanhamento do banco, agora para melhorar antes do..não sei muito sobre isso, minha area é o desenvolvimento de mesmo, criar scripts e tal.

https://www.dropbox.com/s/djvr2vn2rha9bdk/MONITORAMENTO.zip


obrigada, vou olhar os codigos.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/09/2013

Desempenho, li pouco sobre o assunto e me interessa bastante, acompanhando.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

19/09/2013

Desempenho, li pouco sobre o assunto e me interessa bastante, acompanhando.


quem trabalha diretamente com banco de dados, mais cedo ou mais tarde, precisará conhecer isso.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

19/09/2013


o que é o swap?

essa questão do espaço tambem é critico. devemos observar os tipos de dados.


Oi Mariana, bom dia!!!

Desculpe a demora.

Swap eh como um recurso que o SO e o SGBD usam para troca de dados, em caso necessario, ele utiliza um espaco no HD para fazer essa troca, e dar mais velocidade em alguns processamentos.

Para o SQL Server, quanto mais ram melhor, e caso ele atinja o limite de ram disponivel ele podera criar gravar no hd temporariamente aquilo que seria gravado na ram, trabalhando com o SWAP, no windows se nao me engano o SWAP eh chamado de page files.

O SWAP eh comumente falado no ambiente limix, pelo menos eu vejo os envolvidos em linux falando mais a respeito.

se alguem mais tiver algo a contribuir, pq eu nao tenho tanto conhecimento tecnico assim nao... rsrsr

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

19/09/2013

então ele pega uma memoria virtual do s.o ou hardware?
GOSTEI 0
José

José

19/09/2013

Se tratando de desempenho acho que é essencial em qualquer momento, seja em um banco com grande nível de dados, quanto num banco com grande número de acesso.
Já devemos iniciar pensando em um bom desempenho para não termos surpresas no futuro.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

19/09/2013

então ele pega uma memoria virtual do s.o ou hardware?


ele usa o espaco livre em disco para fazer o Swap.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

19/09/2013

então ele pega uma memoria virtual do s.o ou hardware?


ele usa o espaco livre em disco para fazer o Swap.


certo, é uma memoria auxiliar, entendi.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

19/09/2013

Se tratando de desempenho acho que é essencial em qualquer momento, seja em um banco com grande nível de dados, quanto num banco com grande número de acesso.
Já devemos iniciar pensando em um bom desempenho para não termos surpresas no futuro.


sabe o que pode ser feito logo de inicio? tipo, antes de começar incidentes.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

19/09/2013

então ele pega uma memoria virtual do s.o ou hardware?


ele usa o espaco livre em disco para fazer o Swap.


certo, é uma memoria auxiliar, entendi.


nao eh especificamente uma memoria auxiliar, no linux ate eh, mas eh fisico, uma area do hd reservado para fazer essa funcao de armazenamento temporario, tipo o que acontece com a ram, e no sql server, qdo a ram enche, ele comeca a fazer as gravacoes temporariamente em disco, so que isso influencia na velocidade do processamento, pq a leitura em disco eh mais lenta.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/09/2013

Mariana, acho que isso pode te ajuda.

[url]https://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-50-otimizando-desempenho-no-sql-server-2005/8180[/url]

[url]https://www.devmedia.com.br/otimizando-desempenho-no-sql-server-2005-parte-ii/7563[/url]
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

19/09/2013

agora sim Alex, entendi bem, tava confundindo com essa funcionalidade do linux, e até mesmo do windows 7.

obrigada
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

19/09/2013

Mariana, acho que isso pode te ajuda.

[url]https://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-50-otimizando-desempenho-no-sql-server-2005/8180[/url]

[url]https://www.devmedia.com.br/otimizando-desempenho-no-sql-server-2005-parte-ii/7563[/url]


obrigada pela leitura.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

19/09/2013

agora sim Alex, entendi bem, tava confundindo com essa funcionalidade do linux, e até mesmo do windows 7.

obrigada


de nada...

precisando eh so falar... estou a disposicao... rsrsr
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

19/09/2013

obrigada a todos pela ajuda.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/09/2013

de nada Mariana, qualquer duvida fique a vontade para perguntar.
GOSTEI 0
José

José

19/09/2013

Como a duvida foi sanada, estou finalizando o tópico.
GOSTEI 0
POSTAR