Desempenho do SQL Server

19/09/2013

0

em qual momento devemos nos preocupar com o desempenho? quando o banco está bastante cheio? muitos acessos?
como devemos e quais ferramentas auxiliam?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

20/09/2013

Fabiano Carvalho

Sempre deve-se preocupar com desempenho!
Existem algumas view's de sistema que informam ou auxiliam o 'gargalo' de execução, vou procurar o script que faz isso e retorno!
Caso queira verificar como a sua consulta é executada ative o execution plan no sql
Responder

20/09/2013

Alex Lekao

eu tbm tenho essa preocupacao.

infelizmente ainda nao consegui algo mais efetivo para fazer aqui na empresa para tentarmos ter mais performance.

uma coisa que ja tive recomendacoes foi fazer as tarefas de diminuicao do banco de dados no SSMS e do log, embora alguns nao recomendem fazer essas operacoes.

no meu caso normalmente os meus problemas de lentidao que tive foram resolvidos com o aumento de memoria do servidor e do hd.

no nosso caso estamos em um data center e isso tudo eh ajustado de maneira muito tranquila para nos, ajustamos a VM e reiniciamos o servidor e pronto, ja esta tudo pronto... rsrsr

vou acompanhar o post para conhecimento meu tbm que preciso tambem saber o que fazer neste caso... minhas bases estao bem grandinhas ja... ao todo somam 21 GB, sem contar os logs que ja passaram dos 90GB... rsrsr
Responder

20/09/2013

Mariana Carvalho

Sempre deve-se preocupar com desempenho!
Existem algumas view's de sistema que informam ou auxiliam o 'gargalo' de execução, vou procurar o script que faz isso e retorno!
Caso queira verificar como a sua consulta é executada ative o execution plan no sql


eu quero sim, assim que possivel disponibilize.
obrigada.
Responder

20/09/2013

Mariana Carvalho

eu tbm tenho essa preocupacao.

infelizmente ainda nao consegui algo mais efetivo para fazer aqui na empresa para tentarmos ter mais performance.

uma coisa que ja tive recomendacoes foi fazer as tarefas de diminuicao do banco de dados no SSMS e do log, embora alguns nao recomendem fazer essas operacoes.

no meu caso normalmente os meus problemas de lentidao que tive foram resolvidos com o aumento de memoria do servidor e do hd.

no nosso caso estamos em um data center e isso tudo eh ajustado de maneira muito tranquila para nos, ajustamos a VM e reiniciamos o servidor e pronto, ja esta tudo pronto... rsrsr

vou acompanhar o post para conhecimento meu tbm que preciso tambem saber o que fazer neste caso... minhas bases estao bem grandinhas ja... ao todo somam 21 GB, sem contar os logs que ja passaram dos 90GB... rsrsr


preocupação de muitos essa parte, eu quero ter pelo menos uma base, para ja de inicio não me preocupar com problemas futuros, esse negocio de apagar incendio não é comigo.
rsrsrsrs
Responder

20/09/2013

Alex Lekao

Oi Mariana,

O que me deu uma tranquilidade foi ter ido para o Data Center.

Quando assustei o meu hd do servidor estava com menos de 10 GB... Mandei um e-mail para o pessoal do Data Center, me passaram o preco para aumentar mais 50 GB, aprovei, duas horas depois o HD estava 50 GB maior e com isso o desempenho do serivodor ate melhorou, tinha mais espaco em disco para fazer o swap que fosse necessario.

E SQL Server, qto mais memoria para ele melhor, ele vai sempre ocupar toda a RAM que vc tiver e para ele isso eh otimo. rsrsr
Responder

20/09/2013

Fabiano Carvalho

Aqui tem algumas query's para acompanhamento do banco, agora para melhorar antes do..não sei muito sobre isso, minha area é o desenvolvimento de mesmo, criar scripts e tal.

https://www.dropbox.com/s/djvr2vn2rha9bdk/MONITORAMENTO.zip
Responder

20/09/2013

Alex Lekao

Obrigado Fabiano... rsrsr

ja baixei.. rsrsr
Responder

20/09/2013

Alex Lekao

tava olhando os codigos e nao entendi nada... rssr

muito avancado para minha pessoa...

senti que terei que fazer pos graduacao para conseguir entender... rsrsr

legal viu...

Parabens!!!
Responder

20/09/2013

Mariana Carvalho

Oi Mariana,

O que me deu uma tranquilidade foi ter ido para o Data Center.

Quando assustei o meu hd do servidor estava com menos de 10 GB... Mandei um e-mail para o pessoal do Data Center, me passaram o preco para aumentar mais 50 GB, aprovei, duas horas depois o HD estava 50 GB maior e com isso o desempenho do serivodor ate melhorou, tinha mais espaco em disco para fazer o swap que fosse necessario.

E SQL Server, qto mais memoria para ele melhor, ele vai sempre ocupar toda a RAM que vc tiver e para ele isso eh otimo. rsrsr


o que é o swap?

essa questão do espaço tambem é critico. devemos observar os tipos de dados.
Responder

20/09/2013

Mariana Carvalho

Aqui tem algumas query's para acompanhamento do banco, agora para melhorar antes do..não sei muito sobre isso, minha area é o desenvolvimento de mesmo, criar scripts e tal.

https://www.dropbox.com/s/djvr2vn2rha9bdk/MONITORAMENTO.zip


obrigada, vou olhar os codigos.
Responder

20/09/2013

Roniere Almeida

Desempenho, li pouco sobre o assunto e me interessa bastante, acompanhando.
Responder

22/09/2013

Mariana Carvalho

Desempenho, li pouco sobre o assunto e me interessa bastante, acompanhando.


quem trabalha diretamente com banco de dados, mais cedo ou mais tarde, precisará conhecer isso.
Responder

23/09/2013

Alex Lekao


o que é o swap?

essa questão do espaço tambem é critico. devemos observar os tipos de dados.


Oi Mariana, bom dia!!!

Desculpe a demora.

Swap eh como um recurso que o SO e o SGBD usam para troca de dados, em caso necessario, ele utiliza um espaco no HD para fazer essa troca, e dar mais velocidade em alguns processamentos.

Para o SQL Server, quanto mais ram melhor, e caso ele atinja o limite de ram disponivel ele podera criar gravar no hd temporariamente aquilo que seria gravado na ram, trabalhando com o SWAP, no windows se nao me engano o SWAP eh chamado de page files.

O SWAP eh comumente falado no ambiente limix, pelo menos eu vejo os envolvidos em linux falando mais a respeito.

se alguem mais tiver algo a contribuir, pq eu nao tenho tanto conhecimento tecnico assim nao... rsrsr

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

01/10/2013

Mariana Carvalho

então ele pega uma memoria virtual do s.o ou hardware?
Responder

01/10/2013

José

Se tratando de desempenho acho que é essencial em qualquer momento, seja em um banco com grande nível de dados, quanto num banco com grande número de acesso.
Já devemos iniciar pensando em um bom desempenho para não termos surpresas no futuro.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar