Desenvolvimento Compartilhado

Delphi

18/08/2009

Pessoal,

Estou precisando de dicas sobre softwares para desenvolvimento compartilhado (Team Development).
Vamos iniciar um projeto e seriam 2 programadores simultaneamente desenvolvendo, qual a melhor opção?
Atualmente usamos o Delphi 7.

Paulobhz7

Paulobhz7

Curtidas 0

Respostas

Osocram

Osocram

18/08/2009

Eu gosto de usar o Jedi.

Pessoal, Estou precisando de dicas sobre softwares para desenvolvimento compartilhado (Team Development). Vamos iniciar um projeto e seriam 2 programadores simultaneamente desenvolvendo, qual a melhor opção? Atualmente usamos o Delphi 7.

GOSTEI 0
Paulobhz7

Paulobhz7

18/08/2009

Desculpe a ignorancia, mas onde no Jedi faz isso?

GOSTEI 0
Osocram

Osocram

18/08/2009

Acho que vc esta confundindo com a palheta dos componentes Jedi...
na verdade é o Jedi VCS.

http://jedivcs.sourceforge.net/
Desculpe a ignorancia, mas onde no Jedi faz isso?

GOSTEI 0
Daniel Grillo

Daniel Grillo

18/08/2009

Eu utilizo o Tortoise SVN. Ou melhor, subversion.

Estou para criar um tutorial para colocar em meu site. Vai demorar um pouco ainda. Mas tem muita coisa pela net.

GOSTEI 0
Rodc

Rodc

18/08/2009

Eu uso o Jedi VCS porque foi o primeiro que eu testei e funcionou (a instalação e configuração é bem fácil). Depois testei o Subversion com o Tortoise, é bom, mas bem diferente na forma de trabalhar os arquivos.

GOSTEI 0
Rodc

Rodc

18/08/2009

Eu uso o Jedi VCS porque foi o primeiro que eu testei e funcionou (a instalação e configuração é bem fácil). Depois testei o Subversion com o Tortoise, é bom, mas bem diferente na forma de trabalhar os arquivos.

GOSTEI 0
Daniel Grillo

Daniel Grillo

18/08/2009

Nunca trabalhei com o Jedi e não posso falar nada sobre. Mas o SVN é muito mais utilizado mundo afora. Outra opção que está crescendo bastante é o GIT. Mas também não posso falar nada a respeito.

A única coisa que sei do GIT é que ele foi criado por Linus Torvalds, pai do Linux.

GOSTEI 0
Vmlima

Vmlima

18/08/2009

Tbm uso o Tortoise SVN e resolve meus problemas...

att.

GOSTEI 0
Paulobhz7

Paulobhz7

18/08/2009

Muito obrigado à todos.
Vou pesquisar agora e depois falo da minha experiencia.

GOSTEI 0
Osocram

Osocram

18/08/2009

Como todos comentaram existem varios...
Os mais famosos Jedi e Tortoise ou subversion.
Eu até hj so tinha usado o Jedi mas ja tinha ouvido falar e visto screen shots desses outros..

Na empresa nova que estou agora o pessoal usa o Tortoise, mas como estou em um projeto solo, não estou precisando usar isso por enqto. Mas vejo eles usando.

A grande diferença que vejo (opnião pessoal)
Jedi - vc obrigatoriamente precisa pegar (checkout) nos arquivos que vai mexer, senão ele fica como readonly. Vc utiliza um client ou um plugin no delphi p isso.

Tortoise e subversion - integrado direto no windows explorer, não nessecita um prog cliente para utilizar. E tbm não tem que fazer o checkout, vc simplesmente vai mexendo nos seus arquivos e qdo terminar é so jogar no servidor. O principal problema que vejo eles enfrentando, é que como não precisar fazer o (checkout) os desenvolvedores podem acabar mexendo no mesmo arquivo,e na hora de jogar tem q fazer merge (merge = m@#$¬ p mim, nunca vi isso dar certo). Então a opnião que tenho sobre o Tortoise e subversion não são boas, mas pode ser que o pessoal aqui use de forma errada. Ou não sabe utilizar os recursos dos mesmos. Mas com o Jedi isso não acontece.

Seria interessante se alguem que usa o Tortoise pudesse dar uma opnião sobre isso.

Muito obrigado à todos. Vou pesquisar agora e depois falo da minha experiencia.

GOSTEI 0
Vmlima

Vmlima

18/08/2009

Olá, já que estão vendo opniões de diferentes lados vamos lá...

Usamos o Tortoise SVN aqui na empresa...
Mas além do uso normal desse sistema tivemos que elaborar algumas políticas de ´bom uso´, pois somente a ferramenta não tem um controle total dos fontes...
1) quando iniciar a alteração de alguma unidade atualiza-a (updade ou checkout)
2) quando iniciar o seu trabalho, trave as unidades utilizadas (lock), assim ninguem pode salvar as alterações se outro as tiver fazendo.
3) Terminou... libere e publique as alterações.

Assim conseguimos nos virar bem com o subversion

Att.

GOSTEI 0
Vmlima

Vmlima

18/08/2009

Olá, já que estão vendo opniões de diferentes lados vamos lá...

Usamos o Tortoise SVN aqui na empresa...
Mas além do uso normal desse sistema tivemos que elaborar algumas políticas de ´bom uso´, pois somente a ferramenta não tem um controle total dos fontes...
1) quando iniciar a alteração de alguma unidade atualiza-a (updade ou checkout)
2) quando iniciar o seu trabalho, trave as unidades utilizadas (lock), assim ninguem pode salvar as alterações se outro as tiver fazendo.
3) Terminou... libere e publique as alterações.

Assim conseguimos nos virar bem com o subversion.

Att.

GOSTEI 0
Vmlima

Vmlima

18/08/2009

PS. como faço pra excluir uma mensagem? Deu um pau aqui e mandei 2x a msg acima (como podem perceber kkkk).

GOSTEI 0
Osocram

Osocram

18/08/2009

Hehhehe
isso é um problema mesmo... pior q nem editar ele deixa
:(

Mas é interessante esse lance de lock q vc flw.
vou falar c o pessoal aqui p testar isso... se isso funcionar q nem o chekout no jedi. Acho q acabou o problema de merge.

Dae realmente esses 3 programas são bem equivalentes, so muda um pouco a maneira de trabalhar.

PS. como faço pra excluir uma mensagem? Deu um pau aqui e mandei 2x a msg acima (como podem perceber kkkk).

GOSTEI 0
Daniel Grillo

Daniel Grillo

18/08/2009

Bom galera, não estou aqui para defender uma ou outra ferramenta de controle de versão. Para mim, o maior erro é não usar nenhuma.

Eu utilizo o SVN e é muito bom! Aqui na empresa onde trabalho conseguimos, a duras penas, fazer com que o pessoal utilizasse. Todos eles não botaram muita fé no começo, mas o svn já ´salvou algumas vidas´ por aqui. Depois disso o pessoal dá valor.

Caro osocram, vou lhe dar uma dica. Não é pq vc está em projeto solo que não precisa usar SVN. Todos os projetos deveriam utilizar controle de versão independente do nº de pessoas envolvidas.

Como disse o vmlima, é preciso uma política para utilizá-lo. Mas acho que a que ele utiliza não é a melhor forma.
O SVN permite você travar (lock) o arquivo, mas eu sugiro que vocês só utilizem este recurso para arquivos binários (imagens, etc.), que são arquivos que o SVN não trabalha muito bem.
O SVN trabalha muito bem com arquivos texto, ou seja, com o código fonte. O maior poder do Controle de versão é o Merge. A maioria das coisas o merge faz sozinho. Quando não consegue, ele gera conflito. E quando gera conflito, somente o ser-humano consegue resolver.

Recomenda-se que as pasta Trunk, Branch e Tag sejam criadas e utilizadas.
Na Trunk, deve estar o código certinho, testado, aprovado, etc.
Na pasta branch é que são feitas as tentativas, os testes, etc.

Eu quando comecei colocava tudo na pasta trunk e ia desenvolvendo.
Hoje não faço mais isso. Eu crio uma branch, a medida que vou desenvolvendo vou realizando os commits (quanto mais melhor). Depois que fiz minha alteração, junto com outros colegas que fizeram alterações. Se tiver algum conflito, sentamos juntos e resolvemos. Testamos novamente e ai sim damos um merge com o trunk e testamos novamente.

Pode parecer maçante mas não é. Com certeza traz muito mais benefícios do que malefícios.

Existe plugin do SVN para o Delphi. Encontra-se no site da Tigris.

Como disse antes, estou para fazer um tutorial para evangelizar o uso da ferramenta. Mas vai demorar um pouco ainda.
Quando tiver algo eu publico por aqui.

Qualquer coisa que eu puder ajudar é só falar.

Como todos comentaram existem varios... Os mais famosos Jedi e Tortoise ou subversion. Eu até hj so tinha usado o Jedi mas ja tinha ouvido falar e visto screen shots desses outros.. Na empresa nova que estou agora o pessoal usa o Tortoise, mas como estou em um projeto solo, não estou precisando usar isso por enqto. Mas vejo eles usando. A grande diferença que vejo (opnião pessoal) Jedi - vc obrigatoriamente precisa pegar (checkout) nos arquivos que vai mexer, senão ele fica como readonly. Vc utiliza um client ou um plugin no delphi p isso. Tortoise e subversion - integrado direto no windows explorer, não nessecita um prog cliente para utilizar. E tbm não tem que fazer o checkout, vc simplesmente vai mexendo nos seus arquivos e qdo terminar é so jogar no servidor. O principal problema que vejo eles enfrentando, é que como não precisar fazer o (checkout) os desenvolvedores podem acabar mexendo no mesmo arquivo,e na hora de jogar tem q fazer merge (merge = m@#$¬ p mim, nunca vi isso dar certo). Então a opnião que tenho sobre o Tortoise e subversion não são boas, mas pode ser que o pessoal aqui use de forma errada. Ou não sabe utilizar os recursos dos mesmos. Mas com o Jedi isso não acontece. Seria interessante se alguem que usa o Tortoise pudesse dar uma opnião sobre isso. [quote:1eb458f7b0=´PauloBHZ7´]Muito obrigado à todos. Vou pesquisar agora e depois falo da minha experiencia.
[/quote:1eb458f7b0]

GOSTEI 0
Osocram

Osocram

18/08/2009

Amigo Daniel

Eu posso não ter me expressado muito bem, mas eu não disse que não uso ou não vou usar o Tortoise so pq estou em projeto solo. Eu quiser dizer que aqui na empresa eles usam Tortoise e como sou novo aqui e o meu projeto tbm, ainda não foi criado o projeto no tortoise p isso. Eu acho extremamente importante trabalhar com um programa para controle de versão. Tanto que até criarem um projeto p mim no Tortoise eu faço backups todos os dias.... +- 3x ao dia.

Qto qual deles é melhor... acho que isso depende de quem vai usar. Todos tem recursos semelhante.

Agora esse lance que vc flw de usar uma pasta Trunk e Branch... como eu não trabalhei ainda c o Tortoise... boiei um pouco... mas pelo que vi aqui eles so usam o Trunk.

GOSTEI 0
Daniel Grillo

Daniel Grillo

18/08/2009

Amigo Daniel Eu posso não ter me expressado muito bem, mas eu não disse que não uso ou não vou usar o Tortoise so pq estou em projeto solo. Eu quiser dizer que aqui na empresa eles usam Tortoise e como sou novo aqui e o meu projeto tbm, ainda não foi criado o projeto no tortoise p isso. Eu acho extremamente importante trabalhar com um programa para controle de versão. Tanto que até criarem um projeto p mim no Tortoise eu faço backups todos os dias.... +- 3x ao dia. Qto qual deles é melhor... acho que isso depende de quem vai usar. Todos tem recursos semelhante. Agora esse lance que vc flw de usar uma pasta Trunk e Branch... como eu não trabalhei ainda c o Tortoise... boiei um pouco... mas pelo que vi aqui eles so usam o Trunk.

Caro osocram,

Não quero que pareça que eu estou criticando você. Só utilizei você como exemplo.

No seu caso, em vez de fazer backup 3 vezes por dia, você poderia criar um repositório em sua máquina mesmo (melhor se for em um servidor), criar as pastas Trunk, Branches e Tags dentro do repositório (utilize o Repo Brownser do Tortoise SVN). Dentro da pasta Trunk coloque o seu projeto. A medida que você for familiarizando com a ferramenta, você pode começar a utilizar o esquema de branches que eu falei anteriormente.

Então, em vez de fazer os 3 backups por dia, você estará fazendo vários commits por dia. A cada commit, nunca se esqueça de comentar o que foi feito. Utilize a ferramenta de comparação para melhorar seus comentários.

Eu também coloco a seguinte lista de extensões para serem ignoradas.
.exe .obj .dcu .fdb .dfm .dll .map .drv . vbx .res .dof .ddp .~* .db .fbk .identcache .local .dsk .dc?il .cfg .pdb .cfb .rsp .tgs .tgw .bak .old .drc

É muita difícil passar as informações aqui pelo fórum. Peça ao pessoal ai para lhe ajudar.

Qualquer coisa podemos marcar algum dia para eu lhe ajudar via msn.[/img]

GOSTEI 0
POSTAR