Fórum Desenvolvimento Compartilhado #373674
18/08/2009
0
Estou precisando de dicas sobre softwares para desenvolvimento compartilhado (Team Development).
Vamos iniciar um projeto e seriam 2 programadores simultaneamente desenvolvendo, qual a melhor opção?
Atualmente usamos o Delphi 7.
Paulobhz7
Curtir tópico
+ 0Posts
18/08/2009
Osocram
Gostei + 0
18/08/2009
Paulobhz7
Gostei + 0
18/08/2009
Osocram
na verdade é o Jedi VCS.
http://jedivcs.sourceforge.net/
Gostei + 0
18/08/2009
Daniel Grillo
Estou para criar um tutorial para colocar em meu site. Vai demorar um pouco ainda. Mas tem muita coisa pela net.
Gostei + 0
18/08/2009
Rodc
Gostei + 0
18/08/2009
Rodc
Gostei + 0
18/08/2009
Daniel Grillo
A única coisa que sei do GIT é que ele foi criado por Linus Torvalds, pai do Linux.
Gostei + 0
18/08/2009
Vmlima
att.
Gostei + 0
19/08/2009
Paulobhz7
Vou pesquisar agora e depois falo da minha experiencia.
Gostei + 0
19/08/2009
Osocram
Os mais famosos Jedi e Tortoise ou subversion.
Eu até hj so tinha usado o Jedi mas ja tinha ouvido falar e visto screen shots desses outros..
Na empresa nova que estou agora o pessoal usa o Tortoise, mas como estou em um projeto solo, não estou precisando usar isso por enqto. Mas vejo eles usando.
A grande diferença que vejo (opnião pessoal)
Jedi - vc obrigatoriamente precisa pegar (checkout) nos arquivos que vai mexer, senão ele fica como readonly. Vc utiliza um client ou um plugin no delphi p isso.
Tortoise e subversion - integrado direto no windows explorer, não nessecita um prog cliente para utilizar. E tbm não tem que fazer o checkout, vc simplesmente vai mexendo nos seus arquivos e qdo terminar é so jogar no servidor. O principal problema que vejo eles enfrentando, é que como não precisar fazer o (checkout) os desenvolvedores podem acabar mexendo no mesmo arquivo,e na hora de jogar tem q fazer merge (merge = m@#$¬ p mim, nunca vi isso dar certo). Então a opnião que tenho sobre o Tortoise e subversion não são boas, mas pode ser que o pessoal aqui use de forma errada. Ou não sabe utilizar os recursos dos mesmos. Mas com o Jedi isso não acontece.
Seria interessante se alguem que usa o Tortoise pudesse dar uma opnião sobre isso.
Gostei + 0
19/08/2009
Vmlima
Usamos o Tortoise SVN aqui na empresa...
Mas além do uso normal desse sistema tivemos que elaborar algumas políticas de ´bom uso´, pois somente a ferramenta não tem um controle total dos fontes...
1) quando iniciar a alteração de alguma unidade atualiza-a (updade ou checkout)
2) quando iniciar o seu trabalho, trave as unidades utilizadas (lock), assim ninguem pode salvar as alterações se outro as tiver fazendo.
3) Terminou... libere e publique as alterações.
Assim conseguimos nos virar bem com o subversion
Att.
Gostei + 0
19/08/2009
Vmlima
Usamos o Tortoise SVN aqui na empresa...
Mas além do uso normal desse sistema tivemos que elaborar algumas políticas de ´bom uso´, pois somente a ferramenta não tem um controle total dos fontes...
1) quando iniciar a alteração de alguma unidade atualiza-a (updade ou checkout)
2) quando iniciar o seu trabalho, trave as unidades utilizadas (lock), assim ninguem pode salvar as alterações se outro as tiver fazendo.
3) Terminou... libere e publique as alterações.
Assim conseguimos nos virar bem com o subversion.
Att.
Gostei + 0
19/08/2009
Vmlima
Gostei + 0
19/08/2009
Osocram
isso é um problema mesmo... pior q nem editar ele deixa
:(
Mas é interessante esse lance de lock q vc flw.
vou falar c o pessoal aqui p testar isso... se isso funcionar q nem o chekout no jedi. Acho q acabou o problema de merge.
Dae realmente esses 3 programas são bem equivalentes, so muda um pouco a maneira de trabalhar.
Gostei + 0
20/08/2009
Daniel Grillo
Eu utilizo o SVN e é muito bom! Aqui na empresa onde trabalho conseguimos, a duras penas, fazer com que o pessoal utilizasse. Todos eles não botaram muita fé no começo, mas o svn já ´salvou algumas vidas´ por aqui. Depois disso o pessoal dá valor.
Caro osocram, vou lhe dar uma dica. Não é pq vc está em projeto solo que não precisa usar SVN. Todos os projetos deveriam utilizar controle de versão independente do nº de pessoas envolvidas.
Como disse o vmlima, é preciso uma política para utilizá-lo. Mas acho que a que ele utiliza não é a melhor forma.
O SVN permite você travar (lock) o arquivo, mas eu sugiro que vocês só utilizem este recurso para arquivos binários (imagens, etc.), que são arquivos que o SVN não trabalha muito bem.
O SVN trabalha muito bem com arquivos texto, ou seja, com o código fonte. O maior poder do Controle de versão é o Merge. A maioria das coisas o merge faz sozinho. Quando não consegue, ele gera conflito. E quando gera conflito, somente o ser-humano consegue resolver.
Recomenda-se que as pasta Trunk, Branch e Tag sejam criadas e utilizadas.
Na Trunk, deve estar o código certinho, testado, aprovado, etc.
Na pasta branch é que são feitas as tentativas, os testes, etc.
Eu quando comecei colocava tudo na pasta trunk e ia desenvolvendo.
Hoje não faço mais isso. Eu crio uma branch, a medida que vou desenvolvendo vou realizando os commits (quanto mais melhor). Depois que fiz minha alteração, junto com outros colegas que fizeram alterações. Se tiver algum conflito, sentamos juntos e resolvemos. Testamos novamente e ai sim damos um merge com o trunk e testamos novamente.
Pode parecer maçante mas não é. Com certeza traz muito mais benefícios do que malefícios.
Existe plugin do SVN para o Delphi. Encontra-se no site da Tigris.
Como disse antes, estou para fazer um tutorial para evangelizar o uso da ferramenta. Mas vai demorar um pouco ainda.
Quando tiver algo eu publico por aqui.
Qualquer coisa que eu puder ajudar é só falar.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)