Desenvolvimento de aplicação em 3 camadas

Delphi

13/03/2004

Pessoal.

Gostaria de saber se alguem tem algum exemplo de aplicação feita em 3 camadas. Hoje programo em 2 camadas (Client/Server), porém comecei a ler sobre o assunto e vejo que tem várias vantagens em relação ao tradicional. Para quem possui banco de dados pago principalmente, podendo economizar muito em licenças do banco.

Outra pergunta. É muito dificil programar em 3 camdas ?

Rod001

Rod001

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

13/03/2004

Para quem possui banco de dados pago principalmente, podendo economizar muito em licenças do banco.

Eu acho q NÃO! Se tirar pelo contrato de licenciamento do Oracle por exemplo, não importa se os usuários estão conectando ao banco por q tecnologia, usando um só ponto de acesso ou mesmo conexão compartilhada ou seja o q for... o que importa é quantas PESSOAS se beneficiam (usam direta ou ´indiretamente´) do servidor de bancos de dados -- e acredito q seja assim para os demais SGBD comerciais!

Entretanto, existem várias outras vantágens na programação ´3-camadas´

T+

GOSTEI 0
Galf

Galf

13/03/2004

Desculpe desanima-lo Rodrigo, mas atualmente os fabricantes de BD estão cobrando pelo clock do processador usado no servidor multiplicado por um valor (que não sei qual é).
Não sei ao certo como funciona, mas procure saber corretamente, pois os fabricantes não iriam perder grana sabendo que hoje em dia existe esse tipo de técnica de programação.
Até te peço, por favor, que quando vc souber me envie como funciona exatamente.

[]´s
George De Luca
galf@ibest.com.br

GOSTEI 0
Neosun

Neosun

13/03/2004

A um exemplo de aplicação em 3 camdas no seguinte site:
cc.borland.com/cc/ccweb.exe/author?authorid=222668
é preciso se cadastra para ter acesso ao exemplo apesar do site ser em ingles e facil neste area vc vai encontra diversos exemplos que podem ajudar OKz

GOSTEI 0
Danielclubedelphi

Danielclubedelphi

13/03/2004

afarias

Vc esta querendo dizer que se eu fizer uma pagina de internet que acessa o Oracle terei q pagar a mesma quantidade de licensas de pessoas existentes no mundo? Pq a possibilidade de pessoas que podem se beneficiar desse sistema é essa.

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

13/03/2004

afarias Vc esta querendo dizer que se eu fizer uma pagina de internet que acessa o Oracle terei q pagar a mesma quantidade de licensas de pessoas existentes no mundo? Pq a possibilidade de pessoas que podem se beneficiar desse sistema é essa.

NÃO, para este tipo de aplicação existem licenças específicas (site licences) -- esta é uma opção também para aplicações em camadas (desde q utilizada por um número grande de usuários)!

No caso do Oracle por exemplo, vc pode comprar licenças por usuários (NAMED USER LICENCES) ou por processador (PROCESSOR LICENCES) -- no caso por processador, não importa o número de usuários, apenas o número de processadores contanto todas as máquinas onde os produtos (SGBD Oracle) estão instalados -- sendo 1 licença para cada processador real ou ´virtual´ (HT) do(s) servidor(es).

T+

GOSTEI 0
Rômulo Barros

Rômulo Barros

13/03/2004

Não existem motivos para discurssão sobre LICENÇAS de SGBDR ou não, pois 3 camadas foca a centralização da regras de negócio em um só lugar, denominado servidor de aplicação.

Aqui: [url]http://www.inf.ufrgs.br/~wildt/cmp167/t1/cmp167_t1_wildt.htm[/url]

Mais aqui: [url]http://www.juliobattisti.com.br/artigos/ti/ncamadas.asp[/url]

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

13/03/2004

|Não existem motivos para discurssão sobre LICENÇAS de SGBDR ou não

Leia direitinho o tópico q vc vai entender.

T+

GOSTEI 0
Nerdex

Nerdex

13/03/2004

Este artigo de Rômulo, sobre o assunto matou a pau... muito bom...

Uma dúvida primária: A nível de 2 camadas, para os clientes neste tipo de comunicação, é necessário o compartilhamento de acesso a internet, para possibilitar a comunicação, ou o funcionamento se dá, sem problemas, de forma independentemente de conexão com a rede externa?

GOSTEI 0
Rômulo Barros

Rômulo Barros

13/03/2004

Leia direitinho o tópico q vc vai entender.

Foi mal, não li deireito o tópico... :oops: :oops:

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

13/03/2004

Uma dúvida primária: A nível de 2 camadas, para os clientes neste tipo de comunicação, é necessário o compartilhamento de acesso a internet {...}

Não entendi a questão, mas... bom, vc deve ter um ´roteamento´ para esta rede ´externa´

[quote:5ca83589e4=´Undeclared Identifier´]
Foi mal, não li deireito o tópico... :oops: :oops:[/quote:5ca83589e4]

Mas os links foram muito bem vindos! ;) E abordam a questão inicial do tópico!

T+

GOSTEI 0
Rômulo Barros

Rômulo Barros

13/03/2004

para quem quiser se aprofundar no assunto, indico o livro ´Sistemas MultiCamadas com delphi - DataSnap e DBexpress´.. Utilizei e , realmente, é muito bom....... e barato he h e he :twisted: :twisted:

[url]http://www.livrosdeprogramacao.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=946[/url]

GOSTEI 0
POSTAR