Fórum Desenvolvimento de aplicação em 3 camadas #220333
13/03/2004
0
Gostaria de saber se alguem tem algum exemplo de aplicação feita em 3 camadas. Hoje programo em 2 camadas (Client/Server), porém comecei a ler sobre o assunto e vejo que tem várias vantagens em relação ao tradicional. Para quem possui banco de dados pago principalmente, podendo economizar muito em licenças do banco.
Outra pergunta. É muito dificil programar em 3 camdas ?
Rod001
Curtir tópico
+ 0Posts
13/03/2004
Afarias
Eu acho q NÃO! Se tirar pelo contrato de licenciamento do Oracle por exemplo, não importa se os usuários estão conectando ao banco por q tecnologia, usando um só ponto de acesso ou mesmo conexão compartilhada ou seja o q for... o que importa é quantas PESSOAS se beneficiam (usam direta ou ´indiretamente´) do servidor de bancos de dados -- e acredito q seja assim para os demais SGBD comerciais!
Entretanto, existem várias outras vantágens na programação ´3-camadas´
T+
Gostei + 0
13/03/2004
Galf
Não sei ao certo como funciona, mas procure saber corretamente, pois os fabricantes não iriam perder grana sabendo que hoje em dia existe esse tipo de técnica de programação.
Até te peço, por favor, que quando vc souber me envie como funciona exatamente.
[]´s
George De Luca
galf@ibest.com.br
Gostei + 0
13/03/2004
Neosun
cc.borland.com/cc/ccweb.exe/author?authorid=222668
é preciso se cadastra para ter acesso ao exemplo apesar do site ser em ingles e facil neste area vc vai encontra diversos exemplos que podem ajudar OKz
Gostei + 0
16/03/2004
Danielclubedelphi
Vc esta querendo dizer que se eu fizer uma pagina de internet que acessa o Oracle terei q pagar a mesma quantidade de licensas de pessoas existentes no mundo? Pq a possibilidade de pessoas que podem se beneficiar desse sistema é essa.
Gostei + 0
16/03/2004
Afarias
NÃO, para este tipo de aplicação existem licenças específicas (site licences) -- esta é uma opção também para aplicações em camadas (desde q utilizada por um número grande de usuários)!
No caso do Oracle por exemplo, vc pode comprar licenças por usuários (NAMED USER LICENCES) ou por processador (PROCESSOR LICENCES) -- no caso por processador, não importa o número de usuários, apenas o número de processadores contanto todas as máquinas onde os produtos (SGBD Oracle) estão instalados -- sendo 1 licença para cada processador real ou ´virtual´ (HT) do(s) servidor(es).
T+
Gostei + 0
16/03/2004
Rômulo Barros
Aqui: [url]http://www.inf.ufrgs.br/~wildt/cmp167/t1/cmp167_t1_wildt.htm[/url]
Mais aqui: [url]http://www.juliobattisti.com.br/artigos/ti/ncamadas.asp[/url]
Gostei + 0
16/03/2004
Afarias
Leia direitinho o tópico q vc vai entender.
T+
Gostei + 0
16/03/2004
Nerdex
Uma dúvida primária: A nível de 2 camadas, para os clientes neste tipo de comunicação, é necessário o compartilhamento de acesso a internet, para possibilitar a comunicação, ou o funcionamento se dá, sem problemas, de forma independentemente de conexão com a rede externa?
Gostei + 0
16/03/2004
Rômulo Barros
Foi mal, não li deireito o tópico... :oops: :oops:
Gostei + 0
16/03/2004
Afarias
Não entendi a questão, mas... bom, vc deve ter um ´roteamento´ para esta rede ´externa´
[quote:5ca83589e4=´Undeclared Identifier´]
Foi mal, não li deireito o tópico... :oops: :oops:[/quote:5ca83589e4]
Mas os links foram muito bem vindos! ;) E abordam a questão inicial do tópico!
T+
Gostei + 0
17/03/2004
Rômulo Barros
[url]http://www.livrosdeprogramacao.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=946[/url]
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)