Dicas sobre executáveis.
Tenho vários programas, e muita gente me pede para gravar CD´s com esses programas (é claro que cobro pela gravação), mas o CD fica gravado meio que sem graça, tendo que acessar os programas pelo Explorer. O que eu quero é basicamente que o meu CD gravado fique como aqueles CD´s que vem em revistas, com o autorum abrindo um programa para instalar qualquer um dos programas do CD sem que para isso tenha que entrar no Explorer.
Quero saber dicas de rotinas para fazer um programa semelhante.
Valeu galera!
Quero saber dicas de rotinas para fazer um programa semelhante.
Valeu galera!
Denysk
Curtidas 0
Respostas
::d::a::m::m::i::t::
08/02/2004
cara... eh o seguinte...
primeiro tu faz um autorun:
cria um arquivo de texto e nomeia como autorun.ini e dentro dele (no texto) coloca ´open autorun.exe´, esse arquvo vai ter q ser gravado no cd..
dai tu vai ter q fazer um programinha (no caso o autorun.exe),
aí tu coloca botões, listbox, ou oq vc quiser p/ selecionar o programa a ser instalado.
daí, por exemplo tu coloca uns botões, e no onclick vc executa o comendo winexec (winexec(path do instalador, sw_show);) q irá executar o instalador de algum programa do cd.
apenas p/ ficar um poco melhor, no path tu coloca:
extractFilePath(Application.ExeName)+´\nomedoinstalador.exe´;
esse código acima ´ajeita´ o path p/ o drive de cd...
putz... minha explicação ta meio confusa.... mas qualquer coisa manda um email, ou aparece no meu icq...
falow...
primeiro tu faz um autorun:
cria um arquivo de texto e nomeia como autorun.ini e dentro dele (no texto) coloca ´open autorun.exe´, esse arquvo vai ter q ser gravado no cd..
dai tu vai ter q fazer um programinha (no caso o autorun.exe),
aí tu coloca botões, listbox, ou oq vc quiser p/ selecionar o programa a ser instalado.
daí, por exemplo tu coloca uns botões, e no onclick vc executa o comendo winexec (winexec(path do instalador, sw_show);) q irá executar o instalador de algum programa do cd.
apenas p/ ficar um poco melhor, no path tu coloca:
extractFilePath(Application.ExeName)+´\nomedoinstalador.exe´;
esse código acima ´ajeita´ o path p/ o drive de cd...
putz... minha explicação ta meio confusa.... mas qualquer coisa manda um email, ou aparece no meu icq...
falow...
GOSTEI 0
Cebikyn
08/02/2004
Dá uma olhada neste tópico tb, além do que o damit já citou, tem tb como colocar itens no pop-up menu que aparece qnd clica-se no ícone do CD e como alterar o ícone do Drive de CD que aparece no explorer, tudo usando o arquivo ini...
http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=19307
e só pra lembrar, WinExec não deve ser utilizado (é uma função mantida para que haja combatibilidade entre códigos antigos), deve-se usar ShellExecute ou CreateProccess (sendo que o último é recomendado pela Microsoft, mas é mais difícil de usar).
http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=19307
e só pra lembrar, WinExec não deve ser utilizado (é uma função mantida para que haja combatibilidade entre códigos antigos), deve-se usar ShellExecute ou CreateProccess (sendo que o último é recomendado pela Microsoft, mas é mais difícil de usar).
GOSTEI 0
08/02/2004
cara...
tipo..o q tem de errado com o winexec?.... eu uso ele direto...
como funcionam o ShellExecute e o CreateProccess?
valew....
tipo..o q tem de errado com o winexec?.... eu uso ele direto...
como funcionam o ShellExecute e o CreateProccess?
valew....
GOSTEI 0
Cebikyn
08/02/2004
Não tem nada de errado com o WinExec, só não é recomendado, o ShellExecute funciona assim (antes deve-se declarar ShellAPI no uses):
ShellExecute(Handle, ´open´, ´C:\ArquivoQualquer´,´parametros´,´diretorio de trabalho´, SW_SHOWMAXIMIZED);
Em que ´open´ é a ação, pode ser ´print´, ´explore´ (caso o terceiro parâmetro seja um diretório), entre outros, ´parametros´ e ´diretorio de trabalho´ são opcionais e pode-se passar nil caso sejam desnecessários. Além de executáveis, esta função abre qualquer tipo de arquivo com o programa associado, pastas e endereços da web (em um autorun, ela pode abrir um arquivo de texto com informações, levar ao site oficial do produto, etc...). O CreateProccess eu nunca usei...
ShellExecute(Handle, ´open´, ´C:\ArquivoQualquer´,´parametros´,´diretorio de trabalho´, SW_SHOWMAXIMIZED);
Em que ´open´ é a ação, pode ser ´print´, ´explore´ (caso o terceiro parâmetro seja um diretório), entre outros, ´parametros´ e ´diretorio de trabalho´ são opcionais e pode-se passar nil caso sejam desnecessários. Além de executáveis, esta função abre qualquer tipo de arquivo com o programa associado, pastas e endereços da web (em um autorun, ela pode abrir um arquivo de texto com informações, levar ao site oficial do produto, etc...). O CreateProccess eu nunca usei...
GOSTEI 0
08/02/2004
valew cara..... eu tava querendo mesmo saber como abrir arquivo com programa associado......
valew.....
valew.....
GOSTEI 0