Diferenças entre versões
Olá pessoal!
Tenho um banco de dados no PostgreSQL 8.4 e queria migrar para a versão 9.3.
Fiz um teste restaurando o backup e ocorreu tudo bem, sem erros.
Mas estou com uma dúvida: Terei algum impacto na aplicações em função da troca de versão?
Me questiono com relação aos novos recursos que a versão recente pode ter e que podem começar a gerar erros nas aplicações, talvez por serem diferentes dos recursos da versão antiga..
Se alguém já passou por isso e puder me ajudar, ficarei grata!
Tenho um banco de dados no PostgreSQL 8.4 e queria migrar para a versão 9.3.
Fiz um teste restaurando o backup e ocorreu tudo bem, sem erros.
Mas estou com uma dúvida: Terei algum impacto na aplicações em função da troca de versão?
Me questiono com relação aos novos recursos que a versão recente pode ter e que podem começar a gerar erros nas aplicações, talvez por serem diferentes dos recursos da versão antiga..
Se alguém já passou por isso e puder me ajudar, ficarei grata!
Marisiana Battistella
Curtidas 0
Respostas
William
24/09/2014
Marisiana tenho projetos com PostgreSQL mas até hoje não tive que fazer migração, mas com MySQL e Firebird já fiz algumas e geralmente dá uns problemas nas triggers e procedures (o pior lugar para dar problema srsrsr)!!
Geralmente eles acrescentam novos tipos de dados, mas nunca tive problema com tipos que se tornaram obsoletos!
Geralmente eles acrescentam novos tipos de dados, mas nunca tive problema com tipos que se tornaram obsoletos!
GOSTEI 0
Alan Mario
24/09/2014
Eu diria que possivelmente poderia ocorrer problemas com triggers e procedures, mas tambem nunca fiz.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
24/09/2014
Já fiz a atualização da versão 8 para a 9 e tive sim alguns problemas, como conversão de tipos: Na versão 8 se você tentar comparar um inteiro com um varchar (que pode ser convertido para inteiro) não ocorre nenhum problema, mas na versão 9 é acusado um erro de cast.
Outra questão é a conversão de caracteres para hexadecimal que na versão 9 foi adicionada. Enfim é importante ficar atento porque podem surgir mais detalhes.
Outra questão é a conversão de caracteres para hexadecimal que na versão 9 foi adicionada. Enfim é importante ficar atento porque podem surgir mais detalhes.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
24/09/2014
Esse erro de conversão seria porque os tipos de dados das versões são diferentes?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
24/09/2014
Marisiana tenho projetos com PostgreSQL mas até hoje não tive que fazer migração, mas com MySQL e Firebird já fiz algumas e geralmente dá uns problemas nas triggers e procedures (o pior lugar para dar problema srsrsr)!!
Obrigada por responder William! Vou fazer alguns testes antes de aplicar pra ver o impacto que vai ter...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
24/09/2014
Eu diria que possivelmente poderia ocorrer problemas com triggers e procedures, mas tambem nunca fiz.
É possível Alan... Dependendo da sintaxe e da estrutura pode eu acho q pode ocorrer problemas mesmo...
Obrigada por responder!
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
24/09/2014
Esse erro de conversão seria porque os tipos de dados das versões são diferentes?
Não procurei a fundo a causa do problema mas acredito que seja por conta do cast implícito que não ocorre. De qualquer forma, se os tipos de dados forem distintos é melhor sempre fazer um CAST que funciona em qualquer versão.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
24/09/2014
Entendi... Obrigada pelas dicas Ronaldo!
Vou prestar atenção nesses detalhes...
Vou prestar atenção nesses detalhes...
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
24/09/2014
Ta certo, boa sorte na sua atualização.
GOSTEI 0
Alan Mario
24/09/2014
É possível Alan... Dependendo da sintaxe e da estrutura pode eu acho q pode ocorrer problemas mesmo...
Obrigada por responder!
As vezes me pergunto sobre essas atualizações, não é questão de preguiça, kkkk, mas em que casos é necessario que haja uma atualização como essa?
tiro como exemplo o SQL Server que lançou bem uns 3 versões a cada ano.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
24/09/2014
Obrigada por responder!
As vezes me pergunto sobre essas atualizações, não é questão de preguiça, kkkk, mas em que casos é necessario que haja uma atualização como essa?
tiro como exemplo o SQL Server que lançou bem uns 3 versões a cada ano.
Em muitos casos, a atualização é necessária para você conseguir maior segurança e suporte ao produto, quanto mais antigo for mais difícil será de manter( isso não é regra mas geralmente é assim, porque as versões antigas tendem a serem descontinuadas).
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
24/09/2014
É bem por isso Ronaldo, as versões mais novas são melhores de trabalhar e por isso eu sempre procuro atualizar...
Mas peguei um cliente que tem o banco no ERP na versão 8.4 do PostgreSQL, dai eles criaram o banco que eu acesso nessa mesma versão no PostgreSQL. Então estou vendo possibilidade de mudar a versão...
Mas peguei um cliente que tem o banco no ERP na versão 8.4 do PostgreSQL, dai eles criaram o banco que eu acesso nessa mesma versão no PostgreSQL. Então estou vendo possibilidade de mudar a versão...
GOSTEI 0
Alan Mario
24/09/2014
Quando descontinuado complica mesmo, arcar com tudo realmente é um problema.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
24/09/2014
Quando descontinuado complica mesmo, arcar com tudo realmente é um problema.
Verdade, e quanto mais demorar para atualizar mais complicado vai ficar porque as versões vão sendo lançadas.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
24/09/2014
Pois é, e no caso do PostgreSQL ele tem melhorado nas últimas versões..
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
24/09/2014
Pois é, e no caso do PostgreSQL ele tem melhorado nas últimas versões..
Sim, verdade.
GOSTEI 0
Alan Mario
24/09/2014
Atuliza-lo é um trabalho que vale a pena evita problemas.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
24/09/2014
Vale sim, mas deve ser analisado com calma e não simplesmente atualizar, podem haver impactos grandes
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
24/09/2014
É, isso sempre deve ser levado em consideração...
GOSTEI 0
Alan Mario
24/09/2014
Vale sim, mas deve ser analisado com calma e não simplesmente atualizar, podem haver impactos grandes
tinha esquecido desse detalhe e algo que sempre escuto, utilize sempre um ambiente de teste.
GOSTEI 0