DLL em .Net em vários tipos de projetos
Olá, gente. Estou eu aqui de novo...
Estudando um novo assunto aqui, surgiu uma dúvida: eu posso criar uma DLL em C# que possa ser usada por vários tipos diferentes de projetos? Por exemplo, a mesma DLL ser usada em Windows Forms, WPF, Winndows Phone, etc.
Grata.
Estudando um novo assunto aqui, surgiu uma dúvida: eu posso criar uma DLL em C# que possa ser usada por vários tipos diferentes de projetos? Por exemplo, a mesma DLL ser usada em Windows Forms, WPF, Winndows Phone, etc.
Grata.
Rachel Andrade
Curtidas 0
Respostas
Rachel Andrade
30/03/2013
Assim, eu sei que posso usar a mesma DLL em vários projetos do mesmo tipo, até já testei. Mas foi em várias aplicações Windows Forms.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
30/03/2013
Oi, Rachel.
Você pode sim utilizar uma mesma biblioteca de classes em tipos de projetos diferentes. Só precisa ter cuidado com o que vai conter essa biblioteca, de forma que ela seja compatível com todas as plataformas alvo.
Você pode sim utilizar uma mesma biblioteca de classes em tipos de projetos diferentes. Só precisa ter cuidado com o que vai conter essa biblioteca, de forma que ela seja compatível com todas as plataformas alvo.
GOSTEI 0
Rachel Andrade
30/03/2013
Obrigada pela atenção, Joel. Você poderia me dar um exemplo do que eu poderia fazer para que minha DLL seja compatível com várias plataformas?
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
30/03/2013
Você deve ter em mente qual será o objetivo da sua DLL, para poder utiliza-lá em plataformas distintas.
Por exemplo, uma biblioteca contendo apenas classes simples, deve poder ser utilizada na maioria dos tipos de projetos, pois utilizam apenas recursos genéricos do Framework, não estando presa a nenhuma plataforma específica, como Windows Phone.
Porém, se você inserir componentes como paginas aspx, não poderá utiliza-mas em windows forma, por exemplo.
Deu pra pegar a ideia?
Até mais.
Por exemplo, uma biblioteca contendo apenas classes simples, deve poder ser utilizada na maioria dos tipos de projetos, pois utilizam apenas recursos genéricos do Framework, não estando presa a nenhuma plataforma específica, como Windows Phone.
Porém, se você inserir componentes como paginas aspx, não poderá utiliza-mas em windows forma, por exemplo.
Deu pra pegar a ideia?
Até mais.
GOSTEI 0
Rachel Andrade
30/03/2013
Acho que sim. Basta que eu insira na biblioteca apenas componentes que sejam comuns a vários tipos de projetos, como classes e interfaces e usar apenas recursos genéricos nelas, certo?
GOSTEI 0
Rachel Andrade
30/03/2013
Sem querer ser chata, você teria um exemplo prático desse tipo de situação?
Grata.
Grata.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
30/03/2013
Exato. Você pegou a ideia. É esse mesmo o raciocínio.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
30/03/2013
Ah, um exemplo prático disso é reunir, em uma biblioteca, as classes de negócio da sua aplicação, as classes BLL (camada de lógica de negócios), como Cliente, Produto, Pessoa, etc.
GOSTEI 0
Rachel Andrade
30/03/2013
Bacana, Joel.
Muito obrigada pela atenção.
Acho que esse tópico já pode ser encerrado, agora eu vou estudar mais e mais e por isso em prática.
Muito obrigada pela atenção.
Acho que esse tópico já pode ser encerrado, agora eu vou estudar mais e mais e por isso em prática.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
30/03/2013
Que bom , Rachel.
Obrigado pelo retorno.
Sendo assim, estou encerrando o tópico. Fique á vontade para abrir novos.
Obrigado pelo retorno.
Sendo assim, estou encerrando o tópico. Fique á vontade para abrir novos.
GOSTEI 0