DLL em .Net em vários tipos de projetos

30/03/2013

0

Olá, gente. Estou eu aqui de novo...
Estudando um novo assunto aqui, surgiu uma dúvida: eu posso criar uma DLL em C# que possa ser usada por vários tipos diferentes de projetos? Por exemplo, a mesma DLL ser usada em Windows Forms, WPF, Winndows Phone, etc.
Grata.
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Responder

Posts

30/03/2013

Rachel Andrade

Assim, eu sei que posso usar a mesma DLL em vários projetos do mesmo tipo, até já testei. Mas foi em várias aplicações Windows Forms.
Responder

30/03/2013

Joel Rodrigues

Oi, Rachel.
Você pode sim utilizar uma mesma biblioteca de classes em tipos de projetos diferentes. Só precisa ter cuidado com o que vai conter essa biblioteca, de forma que ela seja compatível com todas as plataformas alvo.

Responder

30/03/2013

Rachel Andrade

Obrigada pela atenção, Joel. Você poderia me dar um exemplo do que eu poderia fazer para que minha DLL seja compatível com várias plataformas?
Responder

30/03/2013

Joel Rodrigues

Você deve ter em mente qual será o objetivo da sua DLL, para poder utiliza-lá em plataformas distintas.
Por exemplo, uma biblioteca contendo apenas classes simples, deve poder ser utilizada na maioria dos tipos de projetos, pois utilizam apenas recursos genéricos do Framework, não estando presa a nenhuma plataforma específica, como Windows Phone.

Porém, se você inserir componentes como paginas aspx, não poderá utiliza-mas em windows forma, por exemplo.

Deu pra pegar a ideia?

Até mais.
Responder

30/03/2013

Rachel Andrade

Acho que sim. Basta que eu insira na biblioteca apenas componentes que sejam comuns a vários tipos de projetos, como classes e interfaces e usar apenas recursos genéricos nelas, certo?
Responder

30/03/2013

Rachel Andrade

Sem querer ser chata, você teria um exemplo prático desse tipo de situação?
Grata.
Responder

30/03/2013

Joel Rodrigues

Exato. Você pegou a ideia. É esse mesmo o raciocínio.
Responder

30/03/2013

Joel Rodrigues

Ah, um exemplo prático disso é reunir, em uma biblioteca, as classes de negócio da sua aplicação, as classes BLL (camada de lógica de negócios), como Cliente, Produto, Pessoa, etc.
Responder

30/03/2013

Rachel Andrade

Bacana, Joel.
Muito obrigada pela atenção.
Acho que esse tópico já pode ser encerrado, agora eu vou estudar mais e mais e por isso em prática.
Responder

30/03/2013

Joel Rodrigues

Que bom , Rachel.
Obrigado pelo retorno.
Sendo assim, estou encerrando o tópico. Fique á vontade para abrir novos.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar