Dual Boot - possiveis problemas.
fazer um dual boot do zero, geralmente há 100% de chances de tudo dar certo.
porem, quando ja tem uma maquina rodando e que em hipótese algum pode ocorrer um problema, nesses casos, é garantido fazer o dual?
de Windows com Linux
de Linux com Windows
de Windows com Windows (versões diferentes)
de Linux com Windows (versões diferentes)
porem, quando ja tem uma maquina rodando e que em hipótese algum pode ocorrer um problema, nesses casos, é garantido fazer o dual?
de Windows com Linux
de Linux com Windows
de Windows com Windows (versões diferentes)
de Linux com Windows (versões diferentes)
Carlos Oliveira
Curtidas 0
Respostas
Alex Lekao
06/06/2014
Oi Carlos, boa tarde!!!
Nao entendi muito bem, acho que eh pq hj estou meio lento(acho que eh pq eh sexta. srsr).
O Recomendavel para dual boot com windows e linux.
Instalar primeiro o Windows e Depois o Linux, o linux detecta que tem outro SO instalado e te questiona a respeito de instalacao lado a lado.
Linux e Linux, se nao me engano fara igual com o Windows e Linux, acredito que ele questione tambem a respeito de ja ter SO instalado e se vc quer instalar lado a lado, faz um tempinho que nao instalado e entao estou na duvida. rsrsr
Windows e Windows, honestamente eu nao me recordo, possivel eh sim, mas vc tera que fazer as particoes e fazer a instalacao e depois que vc estiver no SO, tem umas configuracoes que vc tem que fazer para conseguir ter uma tela de escolha do boot, se nao me engao eh no msconf.msc, tbm nao tenho o habito de fazer entao nao estou bem certo. rsrsr
Espero ter ajudado.
Abraco.
Alex - Lekao
Nao entendi muito bem, acho que eh pq hj estou meio lento(acho que eh pq eh sexta. srsr).
O Recomendavel para dual boot com windows e linux.
Instalar primeiro o Windows e Depois o Linux, o linux detecta que tem outro SO instalado e te questiona a respeito de instalacao lado a lado.
Linux e Linux, se nao me engano fara igual com o Windows e Linux, acredito que ele questione tambem a respeito de ja ter SO instalado e se vc quer instalar lado a lado, faz um tempinho que nao instalado e entao estou na duvida. rsrsr
Windows e Windows, honestamente eu nao me recordo, possivel eh sim, mas vc tera que fazer as particoes e fazer a instalacao e depois que vc estiver no SO, tem umas configuracoes que vc tem que fazer para conseguir ter uma tela de escolha do boot, se nao me engao eh no msconf.msc, tbm nao tenho o habito de fazer entao nao estou bem certo. rsrsr
Espero ter ajudado.
Abraco.
Alex - Lekao
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
06/06/2014
mas existem "possiveis" problemas na instalação Windows com Linux? se sim, quais poderia acontecer? e como resolver?
ahhh, muito obrigado.
ahhh, muito obrigado.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
06/06/2014
eu já tive um probleminha, ja estava com o Windows, criei uma partição com um programa que não lembro o nome, instalei o Linux, porem depois de um tempo, o Windows não inicializava, fiquei sem saber o fazer, foi o jeito fazer tudo do zero somente com o Windows, mas não sei o que causou isso.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
06/06/2014
putz, estou pensando nos riscos...acho que será o jeito arriscar.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
06/06/2014
alguem sabe uma forma 100% segura, sem arrependimentos?kkkkk
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/06/2014
Ola Bom dia!!!
Problemas com relacao a Dual boot.
vc nao consegue normalmente desfazer o processo de dual sem formatar(pelo menos eu nao consegui rsrs).
Nao existira um metodo 100% seguro.
o mais seguro, meio louco talves, mas mais seguro. rsrsr, seria vc ter dois HDs e fazer as instalacoes em cada um dos HDs, separadamente, e durante o boot escolher qual sera o HD que vc quer inicializar, com isso vc isola uma possibilidade de erro, ficara trabalhoso, mas seria o mais seguro. rsrsr
Ja fiiz isso. rsrsr
Existem formas de vc mudar as opcoes de boot, para windows linux e tal, mas eu nao tenho tanta experiencia assim e prefiro nao arriscar. rsrsr
O que eu lembro a respeito de Dual Boot com dois Windows Instalados eh que vc tem que fazer alguns ajustes, em arquivos e ajustes em propriedades de sistema,etc, mas faz muuuuito tempo que fiz e vi a respeito. rsrsr
Espero ter ajudado.
Abraco.
Alex - Lekao
Problemas com relacao a Dual boot.
vc nao consegue normalmente desfazer o processo de dual sem formatar(pelo menos eu nao consegui rsrs).
Nao existira um metodo 100% seguro.
o mais seguro, meio louco talves, mas mais seguro. rsrsr, seria vc ter dois HDs e fazer as instalacoes em cada um dos HDs, separadamente, e durante o boot escolher qual sera o HD que vc quer inicializar, com isso vc isola uma possibilidade de erro, ficara trabalhoso, mas seria o mais seguro. rsrsr
Ja fiiz isso. rsrsr
Existem formas de vc mudar as opcoes de boot, para windows linux e tal, mas eu nao tenho tanta experiencia assim e prefiro nao arriscar. rsrsr
O que eu lembro a respeito de Dual Boot com dois Windows Instalados eh que vc tem que fazer alguns ajustes, em arquivos e ajustes em propriedades de sistema,etc, mas faz muuuuito tempo que fiz e vi a respeito. rsrsr
Espero ter ajudado.
Abraco.
Alex - Lekao
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
06/06/2014
eita, agora complicou mesmo, obrigado pela sinceridade, isso realmente irá me fazer pensar e muito.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
06/06/2014
Alex, só fazendo tudo do zero mesmo para ter a certeza...
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/06/2014
Pelo menos comigo sim.
Eu sugiro usar VM ou LIVECD.
Ou tentar com os dois HDs, que assim vc nao vai zuar nenhum dos SOs.
Ate o momento eu desconheco que Instalando o Linux Primeiro e depois o Windows o Linux funcione, entao nunca faca isso. kkkk
Desculpe por desmotivar, se isso aconteceu. kkk
Abraco.
Alex - Lekao
Eu sugiro usar VM ou LIVECD.
Ou tentar com os dois HDs, que assim vc nao vai zuar nenhum dos SOs.
Ate o momento eu desconheco que Instalando o Linux Primeiro e depois o Windows o Linux funcione, entao nunca faca isso. kkkk
Desculpe por desmotivar, se isso aconteceu. kkk
Abraco.
Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida
06/06/2014
dois hd´s seria uma solução viavel, mas no meu caso é notebook.
um dia tento fazer, o negocio é fazer um backup de muito conteudo e meu hd externo está no limite.
um dia tento fazer, o negocio é fazer um backup de muito conteudo e meu hd externo está no limite.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
06/06/2014
então, sempre o Windows em primeiro?
GOSTEI 0
Alex Oliveira
06/06/2014
Eu já possuía instalado o windows 7 na minha máquina a algum tempo, fiz um dual boot com ubuntu em partições diferentes sem problemas. Retirei o ubuntu e coloquei o Linux Mint por ser mais leve, sem problemas. Retirei o Mint e agora estou com o Debian e não mexo neste cara de jeito algum, agora fiz meus testes de dual sempre efetuando backup de meus arquivos e após criar disco de recuperação do Windows pela quantidade de arquivos importantes que tenho e por minha configuração que para mim é a ideal.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
06/06/2014
então vc ja com Windows(depois de quanto tempo?) e depois instalou o Windows?
GOSTEI 0
Alex Oliveira
06/06/2014
Eu usava o Windows 7 aos 2 anos e depois revolvi testar o linux, sem problemas.
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/06/2014
Blz...
Mas eu ainda acho melhor, para aprender e conhecer, etc., usar VM.
So acho melhor, mas ai cada um cada um. kkkkk
Abraco.
Alex - Lekao
Mas eu ainda acho melhor, para aprender e conhecer, etc., usar VM.
So acho melhor, mas ai cada um cada um. kkkkk
Abraco.
Alex - Lekao
dois hd´s seria uma solução viavel, mas no meu caso é notebook.
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/06/2014
Sim.
então, sempre o Windows em primeiro?
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/06/2014
Mas de qqr forma, o Windows 7 foi instalado antes de se instalar o Linux.
Se vc instala o Linux e depois o Windows, ele mexe, se nao me engano, na mBR e deixa para inicializacao apenas do windows, no caso o Linux tem um "aplicativo" especifico para inicializacoes que ja faz o trabalho necessario, o GRUB.
Mas o linux tem as vantagens de estabilidade e velocidade que eh muito bom.
O Mint eh extremamente amigavel, gosto dele, e ate recomendo, mas em relacao a estabilidade outras distribuicoes sao melhores.
Abraco.
Alex - Lekao
Se vc instala o Linux e depois o Windows, ele mexe, se nao me engano, na mBR e deixa para inicializacao apenas do windows, no caso o Linux tem um "aplicativo" especifico para inicializacoes que ja faz o trabalho necessario, o GRUB.
Mas o linux tem as vantagens de estabilidade e velocidade que eh muito bom.
O Mint eh extremamente amigavel, gosto dele, e ate recomendo, mas em relacao a estabilidade outras distribuicoes sao melhores.
Abraco.
Alex - Lekao
Eu já possuía instalado o windows 7 na minha máquina a algum tempo, fiz um dual boot com ubuntu em partições diferentes sem problemas. Retirei o ubuntu e coloquei o Linux Mint por ser mais leve, sem problemas. Retirei o Mint e agora estou com o Debian e não mexo neste cara de jeito algum, agora fiz meus testes de dual sempre efetuando backup de meus arquivos e após criar disco de recuperação do Windows pela quantidade de arquivos importantes que tenho e por minha configuração que para mim é a ideal.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
06/06/2014
vc usou o aplicativo do proprio Windows 7 para particionar o hd? ou usou algum programa?
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/06/2014
Nao foi direcionado a mim, mas tanto faz(tanto faz usar o windows 7 ou um aplicativo. rsrs). rsrsr
Vc pode usar o recurso do windows 7 para diminuir o hd e depois criar a particao nesta area nao alocada e formata-la e depois instalar o linux.
O que pode acontecer de problemas com esse recurdo eh se na hora de instalar o windows foi feito alguma coisa com a unidade e a sua unidade nao seja possivel fazer o dimencionamento, pq a particao que vc esta usando nao esta no final do disco, coisas deste tipo, ja aconteceu comigo. rsrsr
Ai o idela eh vc usar alguma ferramenta, no hirens boot tem uma ferramenta excelente para criar particoes, diminuir, formatar, mover, mesclar, ou seja, praticamente completa para o que vc precisa, e o melhor, eh grafica e intuitiva, ai fica facil. kkk
Abraco.
vc usou o aplicativo do proprio Windows 7 para particionar o hd? ou usou algum programa?
Vc pode usar o recurso do windows 7 para diminuir o hd e depois criar a particao nesta area nao alocada e formata-la e depois instalar o linux.
O que pode acontecer de problemas com esse recurdo eh se na hora de instalar o windows foi feito alguma coisa com a unidade e a sua unidade nao seja possivel fazer o dimencionamento, pq a particao que vc esta usando nao esta no final do disco, coisas deste tipo, ja aconteceu comigo. rsrsr
Ai o idela eh vc usar alguma ferramenta, no hirens boot tem uma ferramenta excelente para criar particoes, diminuir, formatar, mover, mesclar, ou seja, praticamente completa para o que vc precisa, e o melhor, eh grafica e intuitiva, ai fica facil. kkk
Abraco.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
06/06/2014
certos, depois desses passo, qual o ubuntu é o mais confiavel, falo no sentido de versões mesmo.
GOSTEI 0
Alex Lekao
06/06/2014
recomendaria vc procurar as versoes que dao suporte por mais tempo, se nao me engano as LTS(Long Time Suporte) acho que eh isso. rsrsr
Acabei de Instalar o OpenSuse, versao gratuita para desktop da suse, honestamente eh basicamente o Ubuntu, com menos firulas. kkkkk
Nao instalou os drives de rede da vm e pelo visto as coisas serao um pouco mais trabalhosas, mas tranquilo, o importante eh conhecer. kkk
Honestamente, eu sugeriria ficar com CentOS, gosto Muito, graficamente Fedora, tem um grafico mais bem elaborado que o Ubuntu, agora em questao de praticidade e de interabilidade com o usuario o Mint.
O Mint esta entre as distribuicoes voltadas para Iniciantes.
No mais eh so fucando mesmo. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Acabei de Instalar o OpenSuse, versao gratuita para desktop da suse, honestamente eh basicamente o Ubuntu, com menos firulas. kkkkk
Nao instalou os drives de rede da vm e pelo visto as coisas serao um pouco mais trabalhosas, mas tranquilo, o importante eh conhecer. kkk
Honestamente, eu sugeriria ficar com CentOS, gosto Muito, graficamente Fedora, tem um grafico mais bem elaborado que o Ubuntu, agora em questao de praticidade e de interabilidade com o usuario o Mint.
O Mint esta entre as distribuicoes voltadas para Iniciantes.
No mais eh so fucando mesmo. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
06/06/2014
citei o ubuntu por ser mais conhecido e utilizado e sempre está evoluindo. quando escrevi sobre a versão confiavel, seria a versão mais estavel.
mas valeu por acrescentar, conhecimento nunca será perdido.
mas valeu por acrescentar, conhecimento nunca será perdido.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
06/06/2014
ainda estou acompanhando, futuramente estarei tentando fazer um dual boot, espero não ter problemas em relação isso. espero que não seja uma questão de sorte.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
06/06/2014
ainda estou acompanhando, futuramente estarei tentando fazer um dual boot, espero não ter problemas em relação isso. espero que não seja uma questão de sorte.
tambem espero, é risco que vale a pena, pois ficar com VM com uma maquina que não é boa é massivamente chato.
GOSTEI 0