Dúvida - Acessar banco de dados remoto (site)
É possivel acessar um banco de dados remoto (site) à partir de um aplicativo desktop em Delphi? No meu caso quero acessar uma base da dados MySQL do site para fazer umas inclusões/alterações de registros. Tem como?
Obrigado a todos e aguardo qualquer comentário.
M. C.
Curtidas 0
Respostas
Marcos Iwazaki
09/09/2010
Amigo... isso é totalmente normal e comum de se fazer.
Ja teve que fazer conexão em um banco no servidor? onde o servidor não é a propria maquina q vc esta?
Então se ja fez é igual.
Se não fez... resumidamente seria assim tem um parametro na configuração do banco de dados q é o local onde o banco esta, geralmente onde vc coloca o "localhost", então em vez disso vc adiciona o ip do servidor.
O detalhe seria verificar se la no servidor tem a porta liberada p fazer o acesso externo. pois tem sites q não liberam o banco p fazer acesso externo.
flw.
Ja teve que fazer conexão em um banco no servidor? onde o servidor não é a propria maquina q vc esta?
Então se ja fez é igual.
Se não fez... resumidamente seria assim tem um parametro na configuração do banco de dados q é o local onde o banco esta, geralmente onde vc coloca o "localhost", então em vez disso vc adiciona o ip do servidor.
O detalhe seria verificar se la no servidor tem a porta liberada p fazer o acesso externo. pois tem sites q não liberam o banco p fazer acesso externo.
flw.
GOSTEI 0
M. C.
09/09/2010
Olá Marcos,
Já fiz varias conexões sim, mas como nunca fiz isso direcionado para um host na web... fiquei com dúvidas.
Eu sempre achei que isso fosse possível, mas como você bem falou tem a questão da porta. Então só testando, é isso?! No meu caso é um host com banco de dados MySQL e se a porta estiver trocada ou bloqueada tem como contornar isso?
Grato pela sua atenção e aguardo retorno.
GOSTEI 0
Marcos Iwazaki
09/09/2010
Vc pode mandar email para o suporte de onde vc tem o registro. Pois eles mesmo irão te dizer se o banco é liberado ou não. Caso não seja liberado, dae por meios normais não teria como.
Mas geralmente toda hospedagem paga vc tem acesso ao banco.
Olá Marcos,
Já fiz varias conexões sim, mas como nunca fiz isso direcionado para um host na web... fiquei com dúvidas.
Eu sempre achei que isso fosse possível, mas como você bem falou tem a questão da porta. Então só testando, é isso?! No meu caso é um host com banco de dados MySQL e se a porta estiver trocada ou bloqueada tem como contornar isso?
GOSTEI 0
M. C.
09/09/2010
Marcos,
Tentei mas acho no meu caso não tem como não. O referido host usa o nome de "localhost" e se eu definir o mesmo nome na minha rotina o mesmo irá procura pela minha conexão com o host local.
E aí, você teria alguma idéia pra contornar isso?
Grato.
GOSTEI 0
M. C.
09/09/2010
Vc pode mandar email para o suporte de onde vc tem o registro. Pois eles mesmo irão te dizer se o banco é liberado ou não. Caso não seja liberado, dae por meios normais não teria como.
Beleza. Estarei vendo isso com mais calma. Só acho que se é truncado o host propriamente dito, creio que eles não me passaram outra maneira de fazer isso não.
Muito obrigado pela sua atenção.
Abraço.
Olá Marcos,
GOSTEI 0