Duvida em versões do Delphi.
Olá, boa Tarde.
Estou com outra duvida sobre o Delphi, aqui na empresa tem uns programas em delphi 5 e delphi 7, só que eu estou usando o Embarcadero XE3. Então pergunto, posso usar o delphi XE3 para fazer alguma manutenção no sistema já existente ou implementar mais outras coisas.?
Estou com outra duvida sobre o Delphi, aqui na empresa tem uns programas em delphi 5 e delphi 7, só que eu estou usando o Embarcadero XE3. Então pergunto, posso usar o delphi XE3 para fazer alguma manutenção no sistema já existente ou implementar mais outras coisas.?
Frederico Lima
Curtidas 0
Respostas
Marcos Oliveira
27/03/2014
Frederico,
Se você usar o XE3 para dar manutenção no fonte, não poderá usar o Delphi 5 ou 7. Muita coisa mudou de um pro outro.
Não vou falar que seja impossível voltar pro Delphi 7, mas dá muito, mas muito trabalho.
Escolha uma versão do Delphi, e utilize sempre ela. E lembre-se: não tente abrir um fonte de um Delphi mais recente em um mais antigo. Não dá certo.
Att,
Marcos
Se você usar o XE3 para dar manutenção no fonte, não poderá usar o Delphi 5 ou 7. Muita coisa mudou de um pro outro.
Não vou falar que seja impossível voltar pro Delphi 7, mas dá muito, mas muito trabalho.
Escolha uma versão do Delphi, e utilize sempre ela. E lembre-se: não tente abrir um fonte de um Delphi mais recente em um mais antigo. Não dá certo.
Att,
Marcos
GOSTEI 0
Frederico Lima
27/03/2014
Marcão, quem ta usando o Delphi X3 sou eu, a empresa que trabalho que tem o Delphi 5 e 7. Como estou iniciando no mundo Delphi, quero saber ser eu posso usar os fontes do Delphi 5 e 7 no Delphi XE3, para poder fazer umas implementações no sistema (colocar outros serviços) ou tenho que fazer a manutenção no Delphi 5 ou 7 mesmo?
GOSTEI 0
Marcos Oliveira
27/03/2014
Você pode dar a manutenção no XE3 sim, sem problemas. Só que, a partir daí, você não vai conseguir mais dar manutenção pelo Delphi 5 ou 7, no mesmo fonte.
Uma vez no XE3, sempre dê manutenções no XE3 ou superior.
Att,
Marcos
Uma vez no XE3, sempre dê manutenções no XE3 ou superior.
Att,
Marcos
GOSTEI 0
Ricardo
27/03/2014
Marcão, quem ta usando o Delphi X3 sou eu, a empresa que trabalho que tem o Delphi 5 e 7. Como estou iniciando no mundo Delphi, quero saber ser eu posso usar os fontes do Delphi 5 e 7 no Delphi XE3, para poder fazer umas implementações no sistema (colocar outros serviços) ou tenho que fazer a manutenção no Delphi 5 ou 7 mesmo?
Não vou dizer que sim ou que não, você tem que prestar atenção em algumas considerações; Se por acaso os fontes compilados na versão 5 ou 7 utilizarem algum componentes que não são nativos, componentes de terceiros, certamente você vai ter problemas já que os mesmos não vão existir no XE3 e isso vai impedir que você abra os arquivos sem erros e muito menos compila-los a não ser que instale os mesmos componentes em suas versões compatíveis para o XE3.
Em caso de usar apenas componentes nativos, então não vai haver problemas e você vai conseguir abrir compilar os fontes normalmente no XE3. Se quiser compilar futuramente no 7 você vai poder sem problemas, desde que não tenha utilizado nenhum componente, código, classe etc.. novos e que não existam no 7. Compilar do 7 para o XE3 a única posa que vai mudar e que você terá um arquivo de projeto criado no 7 e outro no XE3, o executável será o mesmo.
Já em relação a versão 5 eu não saberia afirmar se procede da mesma forma do que a partir da versão 7.
GOSTEI 0
Frederico Lima
27/03/2014
algum de vcs sabem onde posso encontrar delphi 5 para download.?
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
27/03/2014
aproveitando o post, a pergunta e as respostas, é complicado então um sistema migrar podemos dizer assim para uma nova versão do Delphi, nesse caso é preciso refazer o sistema?
GOSTEI 0
Marcos Oliveira
27/03/2014
Rodrigo, não é necessário refazer o sistema não.
Porém, se você utilizar componentes de terceiros, você deve verificar se todos eles vão instalar na versão mais nova do Delphi.
Se não instalar, você tem que substituí-los por outros. No geral, pode dar um certo trabalho. Mas eu já fiz isso, e funcionou perfeitamente.
Att,
Marcos
Porém, se você utilizar componentes de terceiros, você deve verificar se todos eles vão instalar na versão mais nova do Delphi.
Se não instalar, você tem que substituí-los por outros. No geral, pode dar um certo trabalho. Mas eu já fiz isso, e funcionou perfeitamente.
Att,
Marcos
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
27/03/2014
já é um alivio. obrigado.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
27/03/2014
Marcão, voltando aqui, mas com uma pergunta de outro direcionamento. sabemos que hoje em dia não existe mais nenhum centro de apoio(cursos/faculdades), voltado ao ensino do Delphi. nesse caso, o que vc poderia informar para quem deseja começar?
GOSTEI 0
Marcos Oliveira
27/03/2014
Rodrigo, sua pergunta é muito interessante.
Existem bons cursos on-lines de Delphi. Inclusive aqui no DevMedia existe está em andamento um curso de Delphi para iniciantes.
Mas isso depende muito de cada pessoa. Há pessoas que tem mais facilidade para vídeo-aulas. Outras conseguem programar apenas lendo.
Recomendo as vídeos aulas do DevMedia e tem um outro cara fera no assunto: o Neri Neitzke, que possui uma gama enorme de vídeo-aulas no Youtube. Ele é brasileiro e explica muito bem o conteúdo.
Creio que isso já sem um bom início para se aprender a programar em Delphi.
No mais, é perguntar nos fóruns para tirar as dúvidas que surgirem.
Mas eu concordo com você: quase não existe nenhuma instituição que dê aula de Delphi no mercado.
Abraço!
Marcos
Existem bons cursos on-lines de Delphi. Inclusive aqui no DevMedia existe está em andamento um curso de Delphi para iniciantes.
Mas isso depende muito de cada pessoa. Há pessoas que tem mais facilidade para vídeo-aulas. Outras conseguem programar apenas lendo.
Recomendo as vídeos aulas do DevMedia e tem um outro cara fera no assunto: o Neri Neitzke, que possui uma gama enorme de vídeo-aulas no Youtube. Ele é brasileiro e explica muito bem o conteúdo.
Creio que isso já sem um bom início para se aprender a programar em Delphi.
No mais, é perguntar nos fóruns para tirar as dúvidas que surgirem.
Mas eu concordo com você: quase não existe nenhuma instituição que dê aula de Delphi no mercado.
Abraço!
Marcos
GOSTEI 0
Frederico Lima
27/03/2014
Falando em Delphi, Marcão ou outra pessoa que possa me ajudar.
Estou aprendendo delphi pela Devmedia, e estou usando o Delphi XE3.
Como estou aprendendo e ao mesmo tempo fazendo (tentando) uma implementação no sistema (Delphi 5, porém estou usando o Delphi XE3) que tem aqui na empresa.
No que não estou conseguindo é fazer o delphi se conectar com nosso bando (Oracle).
Os passo que estou indo é:
1 - Vou em DBEXPRESS, pego o componente TSQLconnection, só que não consigo configurar-lo.
Como faço?
Estou aprendendo delphi pela Devmedia, e estou usando o Delphi XE3.
Como estou aprendendo e ao mesmo tempo fazendo (tentando) uma implementação no sistema (Delphi 5, porém estou usando o Delphi XE3) que tem aqui na empresa.
No que não estou conseguindo é fazer o delphi se conectar com nosso bando (Oracle).
Os passo que estou indo é:
1 - Vou em DBEXPRESS, pego o componente TSQLconnection, só que não consigo configurar-lo.
Como faço?
GOSTEI 0
Valquiria Silva
27/03/2014
Frederico, boa tarde.
Teoricamente seria setar a propriedade
ConnectionName para OracleConnection,
e configurar os parametros na propriedade Params.
DataBase= endereço da base+nome
User_Name=user
Password=password
Teoricamente seria setar a propriedade
ConnectionName para OracleConnection,
e configurar os parametros na propriedade Params.
DataBase= endereço da base+nome
User_Name=user
Password=password
GOSTEI 0
Frederico Lima
27/03/2014
Valquiria, faço assim em params do TSQLconnection:
DataBase= 192.0.0.0\nome
User_Name=user
Password=*****
tem algum erro ?
DataBase= 192.0.0.0\nome
User_Name=user
Password=*****
tem algum erro ?
GOSTEI 0
Valquiria Silva
27/03/2014
Aparentemente não, você recebeu algum erro?
GOSTEI 0
Frederico Lima
27/03/2014
SIM...O MESMO ERRO.
GOSTEI 0
Frederico Lima
27/03/2014
Lembrando que meu windows é 64 bits.
o erro que aparece é esse:
"DBX Error: Driver could not be properly initialized. Client library may be missing, not installed properly, of the wrong version, or the driver may be missing from the system path."
o erro que aparece é esse:
"DBX Error: Driver could not be properly initialized. Client library may be missing, not installed properly, of the wrong version, or the driver may be missing from the system path."
GOSTEI 0
Valquiria Silva
27/03/2014
Tem alguma coisa na property VendorLib?
property Vendorlib= OCI.DLL
property Vendorlib= OCI.DLL
GOSTEI 0
Frederico Lima
27/03/2014
Valquiria, bom dia, não encontrei essa opçãop, você pode me ajadar onde ficar a "property Vendorlib= OCI.DLL"?
GOSTEI 0
Valquiria Silva
27/03/2014
Olá Frederico, bom dia.
Me desculpe a confusão vendorlib é onde indica qual a dll de comunicação, mas isso era feito em versões anteriores do Delphi e do DBX.
Procure a dll "oci.dl" do oracle no seu computador.
Como você esta rodando em 64 bits então coloque esta dll na pasta C:\Windows\SysWOW64\
e tente fazer a conexão novamente.
Me desculpe a confusão vendorlib é onde indica qual a dll de comunicação, mas isso era feito em versões anteriores do Delphi e do DBX.
Procure a dll "oci.dl" do oracle no seu computador.
Como você esta rodando em 64 bits então coloque esta dll na pasta C:\Windows\SysWOW64\
e tente fazer a conexão novamente.
GOSTEI 0
Frederico Lima
27/03/2014
Pois é Valquiria, ja fiz isso. Mais nada acontece.
Deixa eu te falar bem especificado.
Usamos um sistema em Delphi, sendo que esse sistema usar ainda o oracle 8.1 e estou usando a versão11g, antes pensei que poderia ser isso, mais o que me deixa emcabulado é que no meu IDE que uso para conexão ao banco de dados funcionou normalmente com TNSname. Vejo todas as tabelas normalmente, só não estou conseguindo fazer conexão com o Delphi XE3.
Deixa eu te falar bem especificado.
Usamos um sistema em Delphi, sendo que esse sistema usar ainda o oracle 8.1 e estou usando a versão11g, antes pensei que poderia ser isso, mais o que me deixa emcabulado é que no meu IDE que uso para conexão ao banco de dados funcionou normalmente com TNSname. Vejo todas as tabelas normalmente, só não estou conseguindo fazer conexão com o Delphi XE3.
GOSTEI 0
Valquiria Silva
27/03/2014
Alguma coisa não está compatível então.
Veja se a dll é da mesma versão do Oracle.
A versão oracle é 64 bits? Se for a dll além de ser da versão 11g tem que ser 64 bits e deve estar na pasta da aplicação.
Caso seja 32 a dll também deve ser 32.
boa sorte.
Veja se a dll é da mesma versão do Oracle.
A versão oracle é 64 bits? Se for a dll além de ser da versão 11g tem que ser 64 bits e deve estar na pasta da aplicação.
Caso seja 32 a dll também deve ser 32.
boa sorte.
GOSTEI 0
Frederico Lima
27/03/2014
Sim a versão é 64btis tudo...desde o oracle como meu SO.
GOSTEI 0
Valquiria Silva
27/03/2014
A dll também é 64?
Se for dê uma olhada neste tópico talvez te ajude, apesar de no tópico estar utilizando BDE e não DBX.
Se for dê uma olhada neste tópico talvez te ajude, apesar de no tópico estar utilizando BDE e não DBX.
GOSTEI 0