Fórum Duvida em versões do Delphi. #474266

27/03/2014

0

Olá, boa Tarde.
Estou com outra duvida sobre o Delphi, aqui na empresa tem uns programas em delphi 5 e delphi 7, só que eu estou usando o Embarcadero XE3. Então pergunto, posso usar o delphi XE3 para fazer alguma manutenção no sistema já existente ou implementar mais outras coisas.?
Frederico Lima

Frederico Lima

Responder

27/03/2014

Marcos Oliveira

Frederico,

Se você usar o XE3 para dar manutenção no fonte, não poderá usar o Delphi 5 ou 7. Muita coisa mudou de um pro outro.
Não vou falar que seja impossível voltar pro Delphi 7, mas dá muito, mas muito trabalho.

Escolha uma versão do Delphi, e utilize sempre ela. E lembre-se: não tente abrir um fonte de um Delphi mais recente em um mais antigo. Não dá certo.

Att,

Marcos
Responder

Gostei + 0

27/03/2014

Frederico Lima

Marcão, quem ta usando o Delphi X3 sou eu, a empresa que trabalho que tem o Delphi 5 e 7. Como estou iniciando no mundo Delphi, quero saber ser eu posso usar os fontes do Delphi 5 e 7 no Delphi XE3, para poder fazer umas implementações no sistema (colocar outros serviços) ou tenho que fazer a manutenção no Delphi 5 ou 7 mesmo?
Responder

Gostei + 0

27/03/2014

Marcos Oliveira

Você pode dar a manutenção no XE3 sim, sem problemas. Só que, a partir daí, você não vai conseguir mais dar manutenção pelo Delphi 5 ou 7, no mesmo fonte.
Uma vez no XE3, sempre dê manutenções no XE3 ou superior.

Att,

Marcos
Responder

Gostei + 0

27/03/2014

Ricardo

Marcão, quem ta usando o Delphi X3 sou eu, a empresa que trabalho que tem o Delphi 5 e 7. Como estou iniciando no mundo Delphi, quero saber ser eu posso usar os fontes do Delphi 5 e 7 no Delphi XE3, para poder fazer umas implementações no sistema (colocar outros serviços) ou tenho que fazer a manutenção no Delphi 5 ou 7 mesmo?

Não vou dizer que sim ou que não, você tem que prestar atenção em algumas considerações; Se por acaso os fontes compilados na versão 5 ou 7 utilizarem algum componentes que não são nativos, componentes de terceiros, certamente você vai ter problemas já que os mesmos não vão existir no XE3 e isso vai impedir que você abra os arquivos sem erros e muito menos compila-los a não ser que instale os mesmos componentes em suas versões compatíveis para o XE3.

Em caso de usar apenas componentes nativos, então não vai haver problemas e você vai conseguir abrir compilar os fontes normalmente no XE3. Se quiser compilar futuramente no 7 você vai poder sem problemas, desde que não tenha utilizado nenhum componente, código, classe etc.. novos e que não existam no 7. Compilar do 7 para o XE3 a única posa que vai mudar e que você terá um arquivo de projeto criado no 7 e outro no XE3, o executável será o mesmo.

Já em relação a versão 5 eu não saberia afirmar se procede da mesma forma do que a partir da versão 7.
Responder

Gostei + 0

27/03/2014

Frederico Lima

algum de vcs sabem onde posso encontrar delphi 5 para download.?
Responder

Gostei + 0

01/04/2014

Rodrigo Oliveira

aproveitando o post, a pergunta e as respostas, é complicado então um sistema migrar podemos dizer assim para uma nova versão do Delphi, nesse caso é preciso refazer o sistema?
Responder

Gostei + 0

01/04/2014

Marcos Oliveira

Rodrigo, não é necessário refazer o sistema não.
Porém, se você utilizar componentes de terceiros, você deve verificar se todos eles vão instalar na versão mais nova do Delphi.
Se não instalar, você tem que substituí-los por outros. No geral, pode dar um certo trabalho. Mas eu já fiz isso, e funcionou perfeitamente.

Att,

Marcos
Responder

Gostei + 0

01/04/2014

Rodrigo Oliveira

já é um alivio. obrigado.
Responder

Gostei + 0

02/04/2014

Rodrigo Oliveira

Marcão, voltando aqui, mas com uma pergunta de outro direcionamento. sabemos que hoje em dia não existe mais nenhum centro de apoio(cursos/faculdades), voltado ao ensino do Delphi. nesse caso, o que vc poderia informar para quem deseja começar?
Responder

Gostei + 0

02/04/2014

Marcos Oliveira

Rodrigo, sua pergunta é muito interessante.

Existem bons cursos on-lines de Delphi. Inclusive aqui no DevMedia existe está em andamento um curso de Delphi para iniciantes.
Mas isso depende muito de cada pessoa. Há pessoas que tem mais facilidade para vídeo-aulas. Outras conseguem programar apenas lendo.

Recomendo as vídeos aulas do DevMedia e tem um outro cara fera no assunto: o Neri Neitzke, que possui uma gama enorme de vídeo-aulas no Youtube. Ele é brasileiro e explica muito bem o conteúdo.
Creio que isso já sem um bom início para se aprender a programar em Delphi.

No mais, é perguntar nos fóruns para tirar as dúvidas que surgirem.

Mas eu concordo com você: quase não existe nenhuma instituição que dê aula de Delphi no mercado.

Abraço!

Marcos
Responder

Gostei + 0

02/04/2014

Frederico Lima

Falando em Delphi, Marcão ou outra pessoa que possa me ajudar.
Estou aprendendo delphi pela Devmedia, e estou usando o Delphi XE3.
Como estou aprendendo e ao mesmo tempo fazendo (tentando) uma implementação no sistema (Delphi 5, porém estou usando o Delphi XE3) que tem aqui na empresa.
No que não estou conseguindo é fazer o delphi se conectar com nosso bando (Oracle).
Os passo que estou indo é:

1 - Vou em DBEXPRESS, pego o componente TSQLconnection, só que não consigo configurar-lo.

Como faço?
Responder

Gostei + 0

02/04/2014

Valquiria Silva

Frederico, boa tarde.
Teoricamente seria setar a propriedade
ConnectionName para OracleConnection,
e configurar os parametros na propriedade Params.

DataBase= endereço da base+nome
User_Name=user
Password=password

Responder

Gostei + 0

02/04/2014

Frederico Lima

Valquiria, faço assim em params do TSQLconnection:

DataBase= 192.0.0.0\nome
User_Name=user
Password=*****

tem algum erro ?
Responder

Gostei + 0

02/04/2014

Valquiria Silva

Aparentemente não, você recebeu algum erro?
Responder

Gostei + 0

02/04/2014

Frederico Lima

SIM...O MESMO ERRO.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar