Dúvida MVC - DataSource+Dataset

Delphi

16/04/2013

Gostaria de saber se os componentes ADO: (DataSource e DataSet) respeitam o modelo MVC(desenvolvimento em camadas)?
Eu ouvi falar que esses componentes deixam a aplicação muito limitada, pois você tem a camada de apresentação diretamente ligada com a camada de dados, eliminando a camada de negócios. Isso é verdade?
Alguém sabe dizer qual a forma ideal de conexão com o banco de dados para respeitar o MVC?
Qual a melhor maneira de elaborar um formulário que respeite o modelo MVC? Qual será o impacto para desenvolvimentos futuros, caso os componentes ADO não sejam voltados a MVC?

Obrigada.
Yuffie

Yuffie

Curtidas 0

Respostas

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

16/04/2013

Olá. Também enfrento essa dúvida, mas feliz ou infelizmente não estou aplicando esse modelo atualmente nos projetos em que trabalho com Delphi (sistemas legados antigos).
Porém, ao meu ver e com base em pesquisas, o que vai definir se é adequado ou não é a forma como você usa esses componentes. Por exemplo: se você deseja usar um DBGrid, ele precisa de um DataSource, que por sua vez, precisa de um DataSet. Então você não consegue fugir disso.
O ideal, penso eu, seria trabalhar com listas de objetos, mas não dá pra ligar um Grid a uma lista (pelo menos não que eu saiba, espero estar errado).
O que você não deve fazer: jogar esses componentes na tela e ligá-los aos controles de dados (DBEdit, DBLabel, etc). Mas para respeitar esse e outros modelos de desenvolvimento, você poderia usar um DataSet como retorno de um método de uma camada, por exemplo.
Bem, acho que é por aí.
GOSTEI 0
POSTAR