Dúvida MVC - DataSource+Dataset

16/04/2013

0

Gostaria de saber se os componentes ADO: (DataSource e DataSet) respeitam o modelo MVC(desenvolvimento em camadas)?
Eu ouvi falar que esses componentes deixam a aplicação muito limitada, pois você tem a camada de apresentação diretamente ligada com a camada de dados, eliminando a camada de negócios. Isso é verdade?
Alguém sabe dizer qual a forma ideal de conexão com o banco de dados para respeitar o MVC?
Qual a melhor maneira de elaborar um formulário que respeite o modelo MVC? Qual será o impacto para desenvolvimentos futuros, caso os componentes ADO não sejam voltados a MVC?

Obrigada.
Yuffie

Yuffie

Responder

Posts

16/04/2013

Joel Rodrigues

Olá. Também enfrento essa dúvida, mas feliz ou infelizmente não estou aplicando esse modelo atualmente nos projetos em que trabalho com Delphi (sistemas legados antigos).
Porém, ao meu ver e com base em pesquisas, o que vai definir se é adequado ou não é a forma como você usa esses componentes. Por exemplo: se você deseja usar um DBGrid, ele precisa de um DataSource, que por sua vez, precisa de um DataSet. Então você não consegue fugir disso.
O ideal, penso eu, seria trabalhar com listas de objetos, mas não dá pra ligar um Grid a uma lista (pelo menos não que eu saiba, espero estar errado).
O que você não deve fazer: jogar esses componentes na tela e ligá-los aos controles de dados (DBEdit, DBLabel, etc). Mas para respeitar esse e outros modelos de desenvolvimento, você poderia usar um DataSet como retorno de um método de uma camada, por exemplo.
Bem, acho que é por aí.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar