Duvida sobre a profissão Engenheiro de Software
O que é necessário para ser Engenheiro de Software e se tem credenciais com Arquiteto e Engenheiro Civil?
Qual a diferença entre o Engenheiro de Software e o Arquiteto de Software?
Desculpe se as perguntas são banais.
obrigado
Wilton Júnior
Curtidas 0
Respostas
Breno Rocha
19/02/2011
Boa tarde Wilton !
boa pergunta a sua !!
"Qual a diferença entre o Engenheiro de Software e o Arquiteto de Software?"
Vejo da seguinte forma:
O arquiteto de software toma decisões de design, regras, padrões... em palavras mais simples é o que desenha o software
Já o engenheiro de software valida tudo que o arquiteto desenhou e documentou. Ex.: Cria um diagrama de atividade ou caso de uso mais detalhado...Vai dizer se é necessário ou não alterar o que ele fez.
comparando com um arquiteto e engenheiro da construção civil seria assim:
o arquiteto desenha a casa toda "bunitinha" e entrega a planta, logo o engenheiro avalia e fala:
ok a planta pode ser esta só que este pilar que sustenta a varanda tem que ter um raio de 1,50 cm e não de 80 cm para sustentar a varanda sem risco de desabamento.
Eu entendo desta forma, se eu tiver errado por favor alguém me corrija !!!
abraços.
boa pergunta a sua !!
"Qual a diferença entre o Engenheiro de Software e o Arquiteto de Software?"
Vejo da seguinte forma:
O arquiteto de software toma decisões de design, regras, padrões... em palavras mais simples é o que desenha o software
Já o engenheiro de software valida tudo que o arquiteto desenhou e documentou. Ex.: Cria um diagrama de atividade ou caso de uso mais detalhado...Vai dizer se é necessário ou não alterar o que ele fez.
comparando com um arquiteto e engenheiro da construção civil seria assim:
o arquiteto desenha a casa toda "bunitinha" e entrega a planta, logo o engenheiro avalia e fala:
ok a planta pode ser esta só que este pilar que sustenta a varanda tem que ter um raio de 1,50 cm e não de 80 cm para sustentar a varanda sem risco de desabamento.
Eu entendo desta forma, se eu tiver errado por favor alguém me corrija !!!
abraços.
GOSTEI 0
Carlos Mazzi
19/02/2011
De certo modo é isso mesmo.
O Arquiteto de Software, pode juntamente aliar e acordar os niveis de requisitos junto aos clientes mais do que um engenheiro , que normalmente está mais alinhado a equipe de desenvolvimento e estrutura.
Assim temos a visao e percepcao do cliente e a visao e percepcao da equipe interna.
Um local de pesquisa sobre assunto http://www.booch.com/architecture/index.jsp
Att,
Carlos Mazzi
GOSTEI 0
Nigro
19/02/2011
hum entendí então eu sou o pedreiro de software?
GOSTEI 0
Igor Pereira
19/02/2011
eai nigro...vc pode ser sim! rss
inclusive existem os mestres de obra que podem ser coordenadores das equipes de desenvolvimento por exemplo.
inclusive existem os mestres de obra que podem ser coordenadores das equipes de desenvolvimento por exemplo.
GOSTEI 0