Fórum Duvida sobre a profissão Engenheiro de Software #395992

19/02/2011

0

O que é necessário para ser Engenheiro de Software e se tem credenciais com Arquiteto e Engenheiro Civil? Qual a diferença entre o Engenheiro de Software e o Arquiteto de Software?   Desculpe se as perguntas são banais.   obrigado
Wilton Júnior

Wilton Júnior

Responder

17/03/2011

Breno Rocha

Boa tarde Wilton !
boa pergunta a sua !!

"Qual a diferença entre o Engenheiro de Software e o Arquiteto de Software?"
Vejo da seguinte forma:
O arquiteto de software toma decisões de design, regras, padrões... em palavras mais simples é o que desenha o software
Já o engenheiro de software valida tudo que o arquiteto desenhou e documentou. Ex.: Cria um diagrama de atividade ou caso de uso mais detalhado...Vai dizer se é necessário ou não alterar o que ele fez.

comparando com um arquiteto e engenheiro da construção civil seria assim:

o arquiteto desenha a casa toda "bunitinha" e entrega a planta, logo o engenheiro avalia e fala:
ok a planta pode ser esta só que este pilar que sustenta a varanda tem que ter um raio de 1,50 cm e não de 80 cm para sustentar a varanda sem risco de desabamento.
Eu entendo desta forma, se eu tiver errado por favor alguém me corrija !!!
abraços.

Responder

Gostei + 0

26/04/2011

Carlos Mazzi

De certo modo é isso mesmo.   O Arquiteto de Software, pode juntamente aliar e acordar os niveis de requisitos junto aos clientes mais do que um engenheiro , que normalmente está mais alinhado a equipe de desenvolvimento e estrutura.   Assim temos a visao e percepcao do cliente e a visao e percepcao da equipe interna.   Um local de pesquisa sobre assunto http://www.booch.com/architecture/index.jsp   Att,   Carlos Mazzi
Responder

Gostei + 0

09/06/2011

Nigro

hum entendí então eu sou o pedreiro de software?
Responder

Gostei + 0

05/05/2012

Igor Pereira

eai nigro...vc pode ser sim! rss
inclusive existem os mestres de obra que podem ser coordenadores das equipes de desenvolvimento por exemplo.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar