Dúvida sobre o pgModeler

PostgreSQL

14/07/2014

Olá pessoal!
Estou tentando baixar o pgModeler para conhecer e verificar a viabilidade de uso dele para o meu trabalho, mas acabei me deparando com algumas particularidades.

Li nesta documentação pgModeler Wiki, onde diz que:
Este programa é um software livre: você pode redistribuí-lo e / ou modificá-lo sob os termos da GNU Public License conforme publicada pela Free Software Foundation versão 3.

Isso quer dizer que só posso utilizar ele com o Linux? É possível utilizar no Windows?

Please, se alguém puder me ajudar...

Obrigada pela atenção!
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

Curtidas 0

Melhor post

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

24/07/2014

Boa pergunta Alex!
Eu tava vendo se encontrava alguma coisa sobre isso... Porque não achei a opção de fazer engenharia reversa no ERwin.. =/
Acho q vou instalar o Workbench e testar....
GOSTEI 1

Mais Respostas

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Alguém??
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/07/2014

Olá pessoal!
Estou tentando baixar o pgModeler para conhecer e verificar a viabilidade de uso dele para o meu trabalho, mas acabei me deparando com algumas particularidades.

Li nesta documentação pgModeler Wiki, onde diz que:
Este programa é um software livre: você pode redistribuí-lo e / ou modificá-lo sob os termos da GNU Public License conforme publicada pela Free Software Foundation versão 3.

Isso quer dizer que só posso utilizar ele com o Linux? É possível utilizar no Windows?

Please, se alguém puder me ajudar...

Obrigada pela atenção!

O pgModeler é multiplataforma, de acordo com o link (http://www.pgmodeler.com.br/). Por ser um software livre sob os termos da GNU quer dizer apenas que você pode alterar o código fonte/modificá-lo caso ache necessário, seguinte todos os termos da GNU, isso não tem nada haver com a plataforma que ele roda.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Oi Ronaldo! Obrigada por responder!

Aonde eu consigo o instalador para Windows?
Eu tentei baixar no Source Forge, mas esse instalador é pra Linux....
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/07/2014

Marisiana, ele não é pago?

[url]http://www.pgmodeler.com.br/[/url]
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

A não ser que eu tenha entendido errado, mas, conforme o que o Ronaldo, comentou é free.
Preciso ver se consigo o instalador dessa ferramenta para o Windows.... Eu procurei e não encontrei..
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/07/2014

A não ser que eu tenha entendido errado, mas, conforme o que o Ronaldo, comentou é free.
Preciso ver se consigo o instalador dessa ferramenta para o Windows.... Eu procurei e não encontrei..

Opa, em nenhum momento disse que é "Free". Free é diferente de Open Source / Livre.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/07/2014

existe algum outro que seja free?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Opa, em nenhum momento disse que é "Free". Free é diferente de Open Source / Livre.

Desculpa, entendi errado...

Utilizando com o Linux não precisa pagar licença de uso, agora, se for utilizar com o Windows precisa ter a licença. Não seria isso?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/07/2014

Não não. Open Source / Software Livre é um software onde você tem a possibilidade de ler e alterar o código fonte do programa em questão (seguindo as devidas regras), mas isso não quer dizer que ele seja "Grátis/Free". No caso do pgModeler ele é pago (tanto para Linux como para Windows) e é também Open Source.

Entendeu ?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Uhum, entendi! Obrigada!
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/07/2014

Disponha !
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Ronaldo, agora que vc me explicou isso, surgiu uma dúvida sobre o MySQL...
Na Wiki diz o seguinte:
É um Software Livre com base na GPL (entretanto, se o programa que acessar o Mysql não for GPL, uma licença comercial deverá ser adquirida)7 ;

[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/MySQL[/url]
Como fica a questão de uso dele?
Em que condições ele pode ser utilizado sem ter a licença de uso?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/07/2014

Ronaldo, agora que vc me explicou isso, surgiu uma dúvida sobre o MySQL...
Na Wiki diz o seguinte:
É um Software Livre com base na GPL (entretanto, se o programa que acessar o Mysql não for GPL, uma licença comercial deverá ser adquirida)7 ;

[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/MySQL[/url]
Como fica a questão de uso dele?
Em que condições ele pode ser utilizado sem ter a licença de uso?

Entendo que seja mais ou menos o seguinte: "Se você desenvolve um programa pago que usa o MySQL, então você deve adquirir uma licença do MySQL, pois o seu programa não é GPL". É mais ou menos como dizer: "Bom, se você vai cobrar eu quero ganhar também". hehehe
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/07/2014

Acrescentando: "O MYSQL é FREE apenas para uso não comercial, igual como acontece com milhares de softwares".
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/07/2014

as vezes fico confuso com o que disse acima Ronaldo. mas é normal, hehehe
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Alguém saberia me sugerir uma ferramenta para modelagem de dados para o PostgreSQL?
Eu precisaria de uma ferramenta que faça engenharia reversa que seja free.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/07/2014

consegui achar esse dois, sendo que o primeiro não entendi bem:

[url]http://www.sqlpower.ca/software[/url]

[url]http://www.modelright.com/[/url]
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Não consegui abrir o primeiro link....
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/07/2014

eu abri normal:

[url]http://www.sqlpower.ca/software[/url]
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

hummm.. estou no trabalho, talvez bloqueou o acesso...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Encontrei informações sobre esta ferramenta: [url:descricao=CA ERwin® Data Modeler Community Edition]http://erwin.com/content/products/br/CA_ERwin_Data_Modeler_Community_Edition_DataSheet_PTB.pdf[/url]
Segundo o q consta ali, essa versão community é gratuita, mas ainda não achei uma opção pra fazer download dela...
Conhece essa ferramenta?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/07/2014

faz tempo que não via essa ferramenta, mas utilizei sim. no passado. é boa, gera codigos para os principais bancos. não tenho certeza se é free ou se tem alguma edição.

[url]http://erwin.com/worldwide/portuguese-brazil[/url]
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/07/2014

hehe, acontece. Mas é a realidade, o MySQL não é totalmente free como todos pensam.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/07/2014

Alguém saberia me sugerir uma ferramenta para modelagem de dados para o PostgreSQL?

Difícil, eu pelo menos não conheço nenhuma boa ferramenta free que faça essa tarefa. Uso muito o "SQL Studio for PostgreSQL" da EMS mas é paga.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/07/2014

hehe, acontece. Mas é a realidade, o MySQL não é totalmente free como todos pensam.

muitas pessoas falam a palavra "free" indiscriminadamente, por isso fiquei confuso quanto a um software, quando dizem é free ou gratuito, procuro pesquisar, mas nunca tinha achado nada sobre o mysql.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Difícil, eu pelo menos não conheço nenhuma boa ferramenta free que faça essa tarefa. Uso muito o "SQL Studio for PostgreSQL" da EMS mas é paga.

Pois é, é difícil mesmo... Eu tava utilizando o Power Designer, mas agora ele é pago também...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

faz tempo que não via essa ferramenta, mas utilizei sim. no passado. é boa, gera codigos para os principais bancos. não tenho certeza se é free ou se tem alguma edição.

Obrigada Roniere!
Eu vou ver se consigo fazer download dela...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Obrigada Roniere!
Eu vou ver se consigo fazer download dela...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/07/2014

certo, depois confirma se deu certo, mais infos.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/07/2014

muitas pessoas falam a palavra "free" indiscriminadamente, por isso fiquei confuso quanto a um software, quando dizem é free ou gratuito, procuro pesquisar, mas nunca tinha achado nada sobre o mysql.

Fato, mas principalmente para quem é da área deve haver um cuidado dobrado para uso destas palavras.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/07/2014

Fato, mas principalmente para quem é da área deve haver um cuidado dobrado para uso destas palavras.

tambem acho.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Consegui fazer download e instalar a ferramenta... Agora tenho que aprender a utilizar, ela é diferente da ferramente que eu estava adaptada...
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/07/2014

Ola, chegando atrasado!!!

Marisiana, o Workbenq nao faz o que vc quer?

eu nao tenho certeza se ele eh esclusivamente para MySQL ou se serve tambem para Postgre.

Abraco.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/07/2014

blz.

desculpe por nao ajudar mais...

sou desconhecedor das ferramentas e metodologias. kkkk
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Capaz, obrigada por responder Alex!
Engenharia reversa é gerar o MER através de um banco já existente. Eu preciso muito disso, pq tenho q analisar bancos de dados enormes pra extrair informações e os MER nunca estão atualizados....
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

14/07/2014

entendi...

Acho que o Powerarquiver faz isso. srsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/07/2014

Consegui fazer download e instalar a ferramenta... Agora tenho que aprender a utilizar, ela é diferente da ferramente que eu estava adaptada...

deu certo ou está dando certo ou está testando as outras?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Estou com uma demanda urgente aqui e tive q deixar isso de lado... Acho q consigo voltar a ver isso amanhã de tarde... =D
Mas eu dou retorno falando se a ferramenta é atende ou não...

Muito obrigada pela ajuda pessoal!!
GOSTEI 1
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/07/2014

ficarei aguardando e sem pressa.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/07/2014

Estou com uma demanda urgente aqui e tive q deixar isso de lado... Acho q consigo voltar a ver isso amanhã de tarde... =D
Mas eu dou retorno falando se a ferramenta é atende ou não...

Muito obrigada pela ajuda pessoal!!

Vou ficar no aguardo também, para avaliar a ferramenta. Afinal é difícil encontrar uma boa ferramenta com tudo isso e ainda mais FREE.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/07/2014

Olá pessoal!
Desculpem a demora, mas consegui vir deixar um feedback...

Testei 3 ferramentas: PgModeler, MicroOLAP Database Designer Modeler e CA ERwin® Data Modeler Community Edition.

Não gostei tanto da PgModeler, entre ele a MicroOLAP eu preferi a MicroOLAP.
Achei ela semelhante ao MySQL Worckbench, pois cria os modelos de dados padronizado com o PostgreSQL. Com ela é possivel fazer engenharia reversa dos bancos de dados e gerar scripts para serem executados no PostgreSQL para a criação de objetos. Porém ela não é uma ferramenta free.

A Erwin Data Modeler Community Edition é gratuita e pode ser utilizada para fazer a engenharia reversa. Ela oferece vários tipos de diagramas, inclusive os diagrama multidimensionais que são utilizados para construção dos Data Warehouse.
Recomendo o uso dela, pois achei ela bem prática.
GOSTEI 0
POSTAR