Duvidas com logica de estrutura de repetição
ola gente precisaria de uma ajuda, estou fazendo questionário do meu técnico mas não consegui por mim ter a logica.
1- Em delphi mostrar na tela os números ímpares entre 100 e 1000 em ordem inversa (999, 997, ..., 101).
2 - leia 100 números digitados pelo usuário e, no final, apresente o maior e o menor valor fornecido, sem utilizar vetores ou arrays
So poderia usar estrutura de repetição, tentei fazer mas no final dava errado, e precisaria de uma ajuda quem pudesse ajudar, estou tendo dificuldade, se pudessem me dar uma luz eu agradeço muito
1- Em delphi mostrar na tela os números ímpares entre 100 e 1000 em ordem inversa (999, 997, ..., 101).
2 - leia 100 números digitados pelo usuário e, no final, apresente o maior e o menor valor fornecido, sem utilizar vetores ou arrays
So poderia usar estrutura de repetição, tentei fazer mas no final dava errado, e precisaria de uma ajuda quem pudesse ajudar, estou tendo dificuldade, se pudessem me dar uma luz eu agradeço muito
Lucas Ascencio
Curtidas 0
Melhor post
Marcos P
26/06/2015
Uma variável para guardar o maior valor digitado ( inicializada com zero ) Uma variável para guardar o menor valor digitado ( inicializada com zero ) Um loop para suportar a entrada dos 100 números digitados ( 100 !!! ) Em cada iteração do loop faça Se o numero digitado é maior que a variavel com o maior numero digitado Então, atualiza a variavel do maior valor digitado com o valor corrente Se o numero digitado é menor que a variavel com o menor numero digitado Então, atualiza a variavel do menor valor digitado com o valor corrente
Na saída do loop você terá, nas duas variáveis de controle, o maior e o menor valor digitado.
GOSTEI 1
Mais Respostas
Lucas Ascencio
25/06/2015
A 1 eu consegui resolver, mas a segunda nao consigo ver uma forma que nao utilize vetor ou arrays.
PS: aprendi somente com vetor e array, utilizando loop nao consigui de forma alguma chegar perto.
PS: aprendi somente com vetor e array, utilizando loop nao consigui de forma alguma chegar perto.
GOSTEI 0
Lucas Ascencio
25/06/2015
blz, vlw, vo tentar aqui
GOSTEI 0
Rafael Mota
25/06/2015
Acho que ficaria +ou - assim:
var
lcvMenor,
lcvMaior,
lcvContador: Integer;
lcvNumero : string;
begin
lcvContador := 1;
if( InputQuery('NÚMERO','Informe um número',lcvNumero) ) then
begin
lcvMaior := StrToInt(lcvNumero);
lcvMenor := StrToInt(lcvNumero);
lcvNumero := '';
end;
while lcvContador < 100 do
begin
if( InputQuery('NÚMERO','Informe um número',lcvNumero) ) then
begin
if( StrToInt(lcvNumero) > lcvMaior ) then
lcvMaior := StrToInt(lcvNumero);
if( StrToInt(lcvNumero) < lcvMenor ) then
lcvMenor := StrToInt(lcvNumero);
lcvNumero := '';
inc(lcvContador);
end;
end;
ShowMessage('Maior = ' + IntToStr(lcvMaior));
ShowMessage('Menor = ' + IntToStr(lcvMenor));
end;GOSTEI 1
Lucas Ascencio
25/06/2015
Marcos obrigado pela ajuda, sua logica me ajudou a ter uma visao melhor, tentei fazer aqui mas deu tudo errado, ao analisar o seu codigo mota me ajudou a esclarecer que eu estava me esquecendo de utilizar o Inc.... :/
Agradeço os dois, apesar de ser uma logica básica, se agente nao exercita a logica agente esquece, como aconteceu comigo hahaha
Agradeço os dois, apesar de ser uma logica básica, se agente nao exercita a logica agente esquece, como aconteceu comigo hahaha
GOSTEI 0