Dúvidas Intraweb

Delphi

23/04/2007

Sempre desenvolvi aplicativos desktop baseados em Win32, mas na empresa onde trabalho estão querendo investir em programação voltada a web. A idéia inicial seria ASP.NET, mas andei me interessando por Intraweb, que me pareceu bem mais fácil de usar. Por isso, tenho umas perguntas:

1 - A versão que acompanha o BDS 2006 é totalmente livre? Posso criar as aplicações com ele e colocá-las em qualque lugar?
2 - Como ele trabalha em cima de um form especial, ao contrário do ASP .NET que temos que desenhar as telas diretamente numa página web, pode-se usar herança de formulários? Existe alguma restrição ao seu uso?
3 - Existe algum cuidado específico ao adaptar-se uma aplicação originalmente desktop para web?

Gandalf.nho

Gandalf.nho

Curtidas 0

Respostas

Brunolspp

Brunolspp

23/04/2007

Salve

A versao q vem com D2006 vc pode criar aplicaoes e distribuir da maneira q quiser.

vc pode trabalhar com heranca e ao mesmo tempo usar templates tb.

sim existe mtos cuidades em se desenvolver sistemas para web.

se vc quer performance, tem q entender q o bkrowser e l;imitado e q vc naum pode desenvolver como se estivesse desenvolvendo win32, tem q minimizar o trafego da rede e o ideal e q vc tenha uma aplicacao multicamadas, ou seja um servidor de aplicao contendo suas regras de negocio e acesso a dados e a interface web em intraweb, aplicacoes web foram desenhadas para ser somente interface e naum conter processamento pesado nelas.

tenho mto sucesso com intraweb e co certeza, da forma certa vc terá tb.

no meu link de downloads gratuitos(abaixo da minha assinatura) vc tem varioas exemplos.

nas ediçoes 56 e 58 da clubedelphi vc encontra uma materia minha passo passo abordando o tema tb.

mantenho um grupo de usuarios somente sobre o tema de aplicacoes de alta performance, multicamadas e web em nddv@yahoogrupos.com.br

no site www.clubedelphi.com.br tb encopntra alguns tutoriais.

sugiro q olhe atentamente os exemplos q vem com o intraweb principalmente o de feautures e mto importante e elucidativo.

alem de oferecer td o treinamento on-line para esse tipo de desenvolvimento.

e qq coisa q puder ser util, é só chamar.

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

23/04/2007

Uma dúvida: estava pensando em usar a versão .NET da paleta Intraweb. O problema é que aparentemente não existe Remote Data Module no Delphi .NET. Como faço então para criar o servidor de aplicação para a aplicação web (eu sei que posso trabalhar com Intraweb em win32, mas o pessoal aqui onde trabalho preferem .NET)?

GOSTEI 0
Brunolspp

Brunolspp

23/04/2007

para o seu cliente ser uma aplicacao .net,

vc tera q implementar isso atraves de web services

ficaria assim

servidor de banco -> servidor de aplicacao(Borland Socket Server) -> Servidor Web com aplicaçao SOAP de interface para o BSS -> Cliente em .net

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

23/04/2007

Entendi. E em win32, como ficaria a hierarquia? Igual? Se eu fizer uso intensivo de procedures e views no banco de dados (Firebird), será que consigo uma boa performance da aplicação sem usar múltiplas camadas?

GOSTEI 0
Brunolspp

Brunolspp

23/04/2007

servidor de banco -> servidor de aplicacao(Borland Socket Server) -> Cliente em web/win32/soap

vc pode usar procedures sim, mas pode ser q naum fique mais rapido e com certeza vc perdera mto em segurança, velocidade, escalabilidade e adaptabilidade

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

23/04/2007

Onde consigo um exemplo de como criar os servidores de aplicação (win32 e .NET) e servidor WEB com aplicação SOAP (.NET)? Assim ficaria mais fácil para me decidir que plataforma usar.

GOSTEI 0
Brunolspp

Brunolspp

23/04/2007

trabalho com ERPS de alta performance e aplicaçoes criticas..

comecei com COM+ e SOAP e ja tentei portar pra .net e pra java :0

e nada superou em performance, segurança, velocidade e escalabilidade o BSS.

meu link de downloads tem bastante material disponivel e gratuito.

http://cc.codegear.com/Author.aspx?ID=795118

GOSTEI 0
POSTAR