Dúvidas simples
Bom eu estou iniciando no Delphi ainda, e tou com alguns problemas:
Como que eu converto uma variavel TColor em Hexadecimal? Consegui passar TColor pra RGB, mas pra hexadecimal nao.
Outra coisa eh o seguinte, como que eu seleciono um item de um combo via código?
Como que eu coloco queba de linha num Memo via código?
E pra finalizar como q eu coloco um caracter qualquer antes de todas as linhas de um Memo?
Espero ter sido claro em minhas perguntas e agradeço a paciência em respondêl-las.
Obrigado
Como que eu converto uma variavel TColor em Hexadecimal? Consegui passar TColor pra RGB, mas pra hexadecimal nao.
Outra coisa eh o seguinte, como que eu seleciono um item de um combo via código?
E pra finalizar como q eu coloco um caracter qualquer antes de todas as linhas de um Memo?
Espero ter sido claro em minhas perguntas e agradeço a paciência em respondêl-las.
Obrigado
Kohl
Curtidas 0
Respostas
Nildo
16/03/2005
Uma variavel TColor nada mais é que um número Inteiro. Você pode fazer essa transformação direta para hexadecimal como você faz para inteiro:
IntToHex( clRed, 8 );
Via [b:f53b89d348]ItemIndex[/b:f53b89d348]
CombBox1.ItemIndex := 2
Ou então você pode fazer uma pesquisa pela String de um item:
CombBox1.ItemIndex := ComboBox1.Items.IndexOf( ´teste´ )
Usando os caracteres #1310:
Memo1.Lines.Add( ´Linha1´ + #1310 + ´Linha2´ );
assim:
var nAux: Integer; begin for nAux := 0 to Memo1.Lines.Count - 1 do Memo1.Lines.Strings[ nAux ] := ´->´ + Memo1.Lines.Strings[ nAux ]; end;
GOSTEI 0
Rômulo Barros
16/03/2005
[quote:ea0aea1f27=´kohl´]Como que eu converto uma variavel TColor em Hexadecimal? Consegui passar TColor pra RGB, mas pra hexadecimal nao.
Uma variavel TColor nada mais é que um número Inteiro. Você pode fazer essa transformação direta para hexadecimal como você faz para inteiro:
IntToHex( clRed, 8 );
Via [b:ea0aea1f27]ItemIndex[/b:ea0aea1f27]
CombBox1.ItemIndex := 2
Ou então você pode fazer uma pesquisa pela String de um item:
CombBox1.ItemIndex := ComboBox1.Items.IndexOf( ´teste´ )
Usando os caracteres #1310:
Memo1.Lines.Add( ´Linha1´ + 1310 + ´Linha2´ );
assim:
var nAux: Integer; begin for nAux := 0 to Memo1.Lines.Count - 1 do Memo1.Lines.Strings[ nAux ] := ´->´ + Memo1.Lines.Strings[ nAux ]; end;
[b:ea0aea1f27][u:ea0aea1f27]É Mole !!![/u:ea0aea1f27][/b:ea0aea1f27]
[u:ea0aea1f27]Matou a cobra e mostrou o pau !!![/u:ea0aea1f27] :wink:
16/03/2005
Muito obrigado pela ajuda, me foram muito úteis.
Gostaria de saber mais uma coisa, como faço pra quando criar uma nova tab numa Tabsheet, coloque nessa nova tab um memo e um botao?
Obrigado mais uma vez
Gostaria de saber mais uma coisa, como faço pra quando criar uma nova tab numa Tabsheet, coloque nessa nova tab um memo e um botao?
Obrigado mais uma vez
GOSTEI 0
Nildo
16/03/2005
Muito obrigado pela ajuda, me foram muito úteis.
Obrigado mais uma vez
Você diz em tempo de design ou em tempo de execução?
Se for em tempo de execução, você tem que criar assim:
var Botao: TButton; begin Botao := TButton.Create( Form1 ); Botao.Parent := TabSheet1; Botao.Name := ´Button1´; end;
GOSTEI 0
Kohl
16/03/2005
era isso mesmo muito obrigado
tem mais 2 coisas, uma bem simples outra nem tanto (acho):
Como q eu em vez de mandar o delphi criar tds os formularios na inicializaçao do programa, ir mandando criar qdo eu precisar desses formularios, e depois como q eu destruo esses formularios para poderem ser recriados na mesma execuçao do programa
Outra coisa eh como q eu faço para apagar fisicamente algum arquivo?
Muito obrigado mais uma vez
tem mais 2 coisas, uma bem simples outra nem tanto (acho):
Como q eu em vez de mandar o delphi criar tds os formularios na inicializaçao do programa, ir mandando criar qdo eu precisar desses formularios, e depois como q eu destruo esses formularios para poderem ser recriados na mesma execuçao do programa
Outra coisa eh como q eu faço para apagar fisicamente algum arquivo?
Muito obrigado mais uma vez
GOSTEI 0
Kohl
16/03/2005
Ja consegui fazer o sistema de excluir arquivos.
Gostaria de ter a outra pergunta, como q eu faço ele criar o formulario qdo eu for abrir ele, e ao ser fechado, destruido, para que possa ser aberto novamente na mesma execuçao do programa.
Mais uma coisa so, como q eu inverto a ordem de um texto, por exemplo inverter ´TESTE´ em ´ TETES´.
Obrigado
Gostaria de ter a outra pergunta, como q eu faço ele criar o formulario qdo eu for abrir ele, e ao ser fechado, destruido, para que possa ser aberto novamente na mesma execuçao do programa.
Mais uma coisa so, como q eu inverto a ordem de um texto, por exemplo inverter ´TESTE´ em ´ TETES´.
Obrigado
GOSTEI 0
Daniel_mc
16/03/2005
[list:2b21026122]Gostaria de ter a outra pergunta, como q eu faço ele criar o formulario qdo eu for abrir ele, e ao ser fechado, destruido, para que possa ser aberto novamente na mesma execuçao do programa.
[/list:u:2b21026122]
1- Vá no Menu Project / Option e na tela que aparecer deixe no quadro esquerdo (´Auto Create Forms´) só os forms que vc deseja q sejam criados e passe os demais para o lado direito (´Avaliable Forms´)
2- Vá no evento ´ onclick ´ do componente que for chamar o form e digite:
[/list:u:2b21026122]
1- Vá no Menu Project / Option e na tela que aparecer deixe no quadro esquerdo (´Auto Create Forms´) só os forms que vc deseja q sejam criados e passe os demais para o lado direito (´Avaliable Forms´)
2- Vá no evento ´ onclick ´ do componente que for chamar o form e digite:
Form2:=TForm2.Create(Application); Form2.Show; // ou Form2.ShowModal; (onde Form2 é o nome do novo form a ser criado
GOSTEI 0
Kohl
16/03/2005
Obrigado, mas ficou faltando a 2ª parte da pergunta:
como q eu destruo esse formulario pra poder recria-lo na mesma execuçao do programa
e como q inverto a ordem de um string, por exemplo ´TESTE´ para ´ESTET´
como q eu destruo esse formulario pra poder recria-lo na mesma execuçao do programa
e como q inverto a ordem de um string, por exemplo ´TESTE´ para ´ESTET´
GOSTEI 0
Nildo
16/03/2005
Para destruir:
Para inverter:
Form2.Free
Para inverter:
function Inverte( str: string ): string; var nAux: Integer; begin result := ´´; for nAUx := 0 to length( str) - 1 do Result := str[ nAux ] + Result; end;
GOSTEI 0